TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de textos

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

ANNE DE NAZARÉ LUNA BESSA RA: 377428

ELIANA SOCORRO DOS SANTOS OLIVEIRA RA: 377437

GHISLANE MANUELA DA SILVA CRUZ RA: 377445

MÁRCIA CRISTINA LIMA SOUSA RA: 377458

MARIA DE NAZARÉ DA SILVA CALDEIRA RA: 377459

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

   Professor/ Dr: Luiz Roberto Wagner

   Tutor Presencial: Katyuscia Oliveira

Belém/PA

Junho/2012

1ª etapa

  1. – Concepções de Leitura

Ler é a capacidade de entender um texto, significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo.

As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. A primeira concepção se dá na ideia de que o texto é resultado da representação mental do autor, ou seja, o leitor deve identificar os sentidos que o autor pretende informar. A segunda concepçãotem foco no texto cabendo ao leitor reconhecer os sentidos no texto sem, portanto, considerar o que o leitor tem por conhecimento. Já a terceira concepção vem da interação entre autor-texto-leitor, a qual tem importância o grau de informação e conhecimento do leitor.

O leitor se vale de estratégias para leitura de um texto, usa da seleção, antecipação, interferência e verificação para dar sentido ao que lê, precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si.Um exemplo como estratégia de leitura é a leitura em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos contrários ao assunto tratado no texto.

Na leitura o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção do autor, ocorre no momento da interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.

2° Etapa

2.1 Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista VEJA.

O homem sempre percebeu a necessidade de se comunicar com seus semelhantes, toda essa inter-relação entre povos e culturas se dá porque o homem é um ser social. Portanto podemos afirmar que toda comunicação e contato com o outro é chamado Gêreno Textual.

Os Gêneros Textuais são textos materializados que encontramos em nossa vida diária,são inúmeros e apresentam características sócio-comunicativas conforme forma e linguagem específica e nos acompanham onde quer que estejamos, são responsáveis pelo fortalecimento dos relacionamentos interpessoais por meio da troca de informações. Podem ser de qualquer natureza, literários ou não literários.Alguns exemplos são: o dialogo face-a-face, bilhete, carta pessoal, comercial, receita culinária, horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piada, inquérito policial, ofício, bula de remédio, requerimento, ata, relatório...

Os elementos que caracterizam um gênero podem ser narrativos, descritivos e dissertativo-argumentativos. Conforme analisado na revista veja foram identificados cinco destes gêneros textuais: drama e romance (indentificado no filme “Água para elefante”), gênero adulto (playboy), gênero heavy metal (filme “Angra I – Tarja Turunem Rock in Rio 2001”, gênero ação (filme “Magia Negra”).

3ª Etapa

3.1 – Listade elementos coesivos

Indicadores de oposição, contraste, adesão, preposições, conjunções e locuções:Porém; entretanto.

Indicadores de causa e consequência preposições, conjunções e locuções:Porque; uma vez que.

Indicadores de finalidade preposições, conjunções e locuções:Afim de; com o intuito de.

Indicadores de esclarecimento preposições, conjunções e locuções, preposições, conjunções e locuções:Ou seja; quer dizer.

Indicadores de proporção preposições, conjunções e locuções:À medida que; ao passo que.

Indicadores de tempo preposições, conjunções e locuções:Em muito tempo; Assim que.

Indicadores de condição preposições, conjunções e locuções:Contanto que; A menos que.

Indicadores de conclusão preposições,conjunções e locuções:Por conseguinte; Em vista disso.

3.2 – Características dos tipos de textos

Texto Descritivo:Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar por meio de seus aspectos próprios em relação aos outros seres da sua espécie. É "fotografar" com palavras.

No texto descritivo, os tipos de verbos mais comuns, são os de ligação (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER...), pois esses tipos de verbos ligam as características - representadas linguisticamente pelos adjetivos - aos seres caracterizados - representados pelos substantivos.

Ex. O pássaro é azul . 1-Caractarizado: pássaro / 2-Caracterizador ou característica: azul / O verbo que liga 1 com 2: é

Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas , quanto subjetivas.

Ex.: Paulo está pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (carcterização subjetiva).

Texto Narrativo:Narrar não é meramente relatar um acontecimento, mas interpretar, viver o que se narra. Um texto narrativo na sua maioria é apresentado em 3ª pessoa. Seus elementos constitutivos devem conter: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo, todos em uma grande harmonia. O Narrador é quem relata a história em um tempo narrativo, por meio deletomamos conhecimento do enredo, das características das personagens, estas, porém, podem ser caracterizadas:altura, cor dos cabelos, dos olhos, mas não apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, é importante considerar os aspectos psicológicosquando for trabalhar as ações dos personagens dentro da trama que está sendo criada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com