TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de textos academocos

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO POLÍTICO PEAGÓGICO

5ª ACQF

QUESTÃO 1

No capítulo 3, estudamos sobre as diversas instâncias colegiadas que podem existir na escola. Tais instâncias devem estar vinculadas ao Projeto Político-pedagógico da escola, pois a este compete: organizar a diversidade; construir espaços de autonomia; gerar descentralização e impulsionar uma atitude democrática e participativa. (CARVALHO; DIOGO apud VEIGA, 2001, p.113). Classifique os órgãos colegiados abaixo, segundo as suas características e finalidades. O mesmo item poderá ser utilizado mais de uma vez.

I Colegiado Escolar

II Conselho de Classe

III Associação de Pais e Mestres

IV Grêmio Estudantil

( ) Trata-se de uma organização onde se cultiva o interesse dos estudantes, para além da sala de aula. Possibilita-lhes democratizar suas decisões e formar o sentimento de responsabilidade, desenvolvendo o espírito de cidadania.

( ) Sua preocupação deve ser como se dá o processo de ensino e suas relações com a avaliação da aprendizagem.

( ) É uma instituição auxiliar que tem como finalidade colaborar no aprimoramento da educação e na integração família-escola-comunidade.

( ) Local de debate e de tomada de decisões. Permite a todos os segmentos da escola discutir, explicitar seus interesses e fazer suas reivindicações.

( ) Possibilita a troca de conhecimentos, experiências e sugestões, favorecendo a participação do aluno na construção do Projeto Político-pedagógico da escola.

A sequência correta está contemplada em: II, III, I, IV, II

 

I, III, IV, II, IV

 

III, II, I, IV, IV

 

  • IV, II, III, I, IV

 

II, IV, I, IV, III


5ª ACQA

5ª ACQA

QUESTÃO 1

Com o avanço tecnológico, os meios de comunicação facilitaram o acesso às informações. As pessoas ficaram expostas a todo tipo de recursos que são utilizados pela mídia para convencer, manipular e incentivar o consumo desenfreado. A baixa escolaridade reduz a capacidade crítica diante de tantas informações que são veiculadas, principalmente, pela televisão. Nesse sentido, responda:

Qual é o papel da Escola diante dessa realidade?

Um profissional consciente de seu papel na era da informação e da comunicação, que percebe as potencialidades das ferramentas que têm ao seu alcance e faz uso delas para mediar o conhecimento. Alguém que divide com seus alunos o palco da construção de saber partilhado. O professor de hoje deve estar sempre em uma incessante busca por novos modelos, diferentes formatos que possam satisfazer o seu " aluno" De acordo com Moran, "Educar numa sociedade em mudanças rápidas e profundas nos obriga a reaprender a ensinar e a aprender" e a escola não pode ficar isolada da realidade que a cerca.


CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO

5ª ACQF

QUESTÃO 1

Leia as afirmativas a seguir:

Comportamento é “maneira de se comportar, atitude, procedimento, conduta” (SACCONI, 2009, p. 308).

Em inglês, comportamento é “behavior” e, por isso, a teoria é também conhecida como Behaviorismo, termo que surgiu no ano de 1913, em um artigo publicado por John Watson.

De acordo com as afirmativas acima, é correto afirmar que,

I  - (   )  Comportamento, portanto, são as reações que os seres apresentam em relação às interações e realimentações possibiltadas pelo meio em que estão.

II – (    )  Essas reações fazem parte de um sistema dinâmico. Temos como exemplos o comportamento humano, social, animal, atmosférico, entre outros.

III – (   ) Para denominar essa tendência, usamos tanto o termo Behaviorismo como Comportamentalismo e também os termos: Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento etc.

É correto apenas o que se afirma em

  • I, II e III        

II e III        

I e III         

I e II        

I apenas


5ª ACQA

QUESTÃO 1

Para Skinner,  o cientista do comportamento e da aprendizado a educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na "modelagem" do aluno. Explique como acontece na sala de aula a proposta de Skinner.

Acontece da seguinte forma:

  • Planejando, conduzindo e avaliando o processo de ensino e aprendizagem com objetivos especificos, para produzir uma instrução mais eficiente.

  •  Possibilitando  uma adaptação de procedimentos para que se ajustem às necessidades, ritmo e objetivos de cada aluno de forma a maximizar sua aprendizagem.

  • Especificar objetivos, o envolvimento do aluno, apresentar o material em pequenos passos respeitando o ritmo individual de cada aluno.
  • As estratégias  deta abordagem visam permitir que  alunos atinjam bons  níveis de desempenho.
  • Especificação dos objetivos em termos comportamentais, especificações dos meios para determinar se o desempenho está de acordo com os níveis indicados de critérios, fornecimento de uma ou mais forma de ensino pertinentes  aos objetivos.
  • Fornecer uma tecnologia capaz de fazê-lo estudar e produzir mudanças comportamentais.

PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

4ª ACQF

QUESTÃO 1

Segundo Bárbara Freitag (1980), o período de 1964 à 1975 é denominado de:

        

  • Internacionalização do mercado interno;        

Movimento hippie;        

Milagre brasileiro;        

Parada estratégica social, econômica e política brasileira.

Momento de iluminação;

4ª ACQF

QUESTÃO 2

A Educação Infantil no Brasil passou a ser legalmente um dever do Estado e um direito de toda criança somente  com:

A aprovação dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/RCNEI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (793.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com