TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura dos anos iniciais

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.570 Palavras (19 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A partir do material do módulo e de outras fontes de pesquisa, faça um resumo sobre a Literatura Infantil no Brasil. Lembre-se de colocar as referências que você usou.

No começo do século XX, temos o inicio da Literatura Infantil no Brasil, começam a ser industrializados produtos como: revistas femininas, romances e livros para crianças.

Neste momento e necessário a modernização da sociedade brasileira. A partir daqui começam as campanhas de frequência escolar, para que assim as crianças possam aprender a ler e por si só lerem os contos infantis. Assim muitos começam a se dedicar á produção de livros infantis para professores e alunos.

Muitos traduzem e adaptam obras estrangeiras para crianças como e o caso de: Carlos Jansen e Figueiredo Pimentel que traduziram e adaptaram obras estrangeiras para crianças como Contos seletos das mil e uma noites (1882); Robinson Crusoé (1885); Viagens de Guiliver (1888); e D. Quixote de La Mancha (1901). Do final do século XIX e inicio do século XX, datam ainda Contos Infantis (1886), de Julia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira; Contos pátrios (1904), de Olavo Bilac e Coelho Neto; Historias de nossa terra (1907), de Julia Lopes de Almeida; Através do Brasil (1910), de Olavo Bilac e Manuel Bonfim; Era um vez (1914), novamente de Julia Lopes de Almeida; e, em 1919 Tales de Andrade vem com o romance Saudade.

Mas foi apenas em 1921 que Monteiro Lobato publicou seu primeiro livro Narizinho Arrebitado, suas historias eram feitas diretamente para as crianças, como uma linguagem que despertava o interesse delas. Monteiro Lobato criou um arsenal de obras de qualidade que encantavam e encantam crianças e adultos ate os dias de hoje seus personagens eram elaborados de forma criteriosa, contribuindo assim para a formação pessoal e psicológica d crianças ate os dias atuais. Monteiro Lobato cria suas historias sem o olhar do adulto, mas sim com o olhar de criança, suas historias contem aventuras vividas pelos personagens que são crianças, como Narizinho, Pedrinho, Emília, são aventuras vividas no sitio ondem moram e também e outros lugares, como a caverna da cuca.

Somente na década de 70 que a Literatura Infantil decolou no Brasil, a partir daqui grandes editoras entraram no mercado infantil, antes disso a Literatura Infantil no Brasil era basicamente traduções de clássicos estrangeiros.

A Literatura Infantil contemporânea, busca a representação da realidade brasileira, mostrando assim a realidade através de suas historias.

  1. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil também objetiva o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica (ou didático-pedagógica) da Literatura Infantil? Para fundamentar ainda mais sua análise, leia o texto complementar “Trajetória da Literatura Infantil: da Origem Histórica e do Conceito Mercadológico ao Caráter Pedagógico na Atualidade”, apresentado no final da primeira unidade.

Por iniciar o homem no mundo literário, a Literatura Infantil deve ser utilizada como instrumento para sensibilizar a consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar a realidade. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre de modo global e complexo em sua ambiguidade e pluralidade.

A literatura Infantil como o nome mesmo já diz e destinada à infância, ou seja, e destinada às crianças, esta literatura contem linguagem própria, uma linguagem mais infantil para que as crianças possam entender o contexto da obra, suas historias são baseadas em aventuras vividas na maioria das vezes por crianças mesmo, ou no caso de fabulas que tem geralmente como protagonistas das historias animais que tem ações e falas humanas.

A Literatura Infantil nos dias atuas visa o entretenimento das crianças, mas infelizmente não e o que o mercado de literatura quer, este mercado visa apenas a quantidade a ser vendida e não a qualidade dos livros infantis, hoje em dia muitos livros tem historias sem sentido e impressão de péssima qualidade, visando apenas a quantidade a ser vendida como já disse.

A função utilitário-pedagógico tem como função avaliar estes livros, pois em sala de aula não se pode apenas apresentar um livro as crianças, a historia contida nos livros tem que ter fundamento, tem que ter logica, e necessário apresentar as crianças livros que irão fazer elas pensar naquilo, no ; por que isso aconteceu? E necessário que formemos crianças leitoras e pensadoras. As historias infantis tem que ter um fundamente, precisamos de morais em nossas historias, e ai entra a função utilitário-pedagógica pois através dela e que vemos a importância das historias e o que elas despertam nas crianças.

  1. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Escreva um parágrafo sobre a importância deste escritor para a literatura infantil e qual a inovação que ele trouxe, citando como ele desenvolveu os principais personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo. Para isso, assista aos vídeos disponíveis em:

https://www.youtube.com/watch?v=Z3MQGJWgaJg e https://www.youtube.com/watch?v=ozrWJz-btl0, em comemoração ao centenário do escritor.

Monteiro Lobato além de escritor também fundou a primeira editora de livros brasileira, também traduziu inúmeras obras literárias estrangeiras. Uma de suas maiores e mais conhecidas obras literárias infantis e o Sitio do Pica-pau Amarelo, ao criar o Sitio Monteiro Lobato queria que as crianças usassem os livros como brinquedos, ele queria tornar a leitura infantil mais prazerosa as crianças, e ele conseguiu com seus ilustres personagens: Narizinho uma menina de nariz arrebitado, é descrita como uma menina inteligente e meiga; Pedrinho um menino que gostava de passar suas férias no sitio, menino corajoso que não tinha medo de nada, curioso com espirito aventureiro; Dona Benta uma vó ideal, sem deixar de ser educadora, inteligente e culta, energética e compreensiva, sensata e carinhosa, realista mas capaz de aceitar as brincadeiras; Tia Nastácia símbolo da raça negra, habilidosa cozinheira, vive fazendo sinal da cruz dizendo para tudo credo; Visconde de Sabugosa criado por tia Nastácia a partir de um sabugo de milho, muito inteligente por sinal, mas seu maior pavor é as galinhas que vivem bicando seus botões; Emília uma boneca de pano toda colorida criada pela tia Nastácia, não falava como qualquer outra boneca, mas acabou engolindo uma pílula falante e dai não ficou mais em silêncio; entre muitos outros personagens que viveram com passar de suas historias. A principio o contos do Sitio não tinham ilustrações eram apenas letras, mas ai Monteiro Lobato e sua genialidade inovaram, Monteiro Lobato criou caricaturas de seus personagens para dar mais vida a seus livros. Os contos de Monteiro Lobato estavam à frente de sua época, ele revolucionou a Literatura Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (413.1 Kb)   docx (143.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com