TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  16/11/2018  •  Artigo  •  4.056 Palavras (17 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

CURITIBA/PR

2015

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

DENISE APARECIDA RODRIGUES

ISABEL MARIA CAMACHO GARCIA

A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização em Literatura Brasileira, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador: Marcelo Alvino da Silva

CURITIBA/PR

2015

FOLHA DE APROVAÇÃO

DENISE APARECIDA RODRIGUES

ISABEL MARIA CAMACHO GARCIA

A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização em Literatura Brasileira conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador: Marcelo Alvino da Silva

Aprovada em: _____/_____/_______

Examinadores:

Prof.(Esp/Me/Dr.)_________________________________________________

Instituição: ___________________________ Assinatura:_____________________

Prof.(Esp/Me/Dr.)_________________________________________________

Instituição: ___________________________ Assinatura:_____________________

Prof.(Esp/Me/Dr.)_________________________________________________

Instituição:___________________________ Assinatura:_____________________



RESUMO 

A literatura infantil deve proporcionar as crianças experiências de leitura enriquecedora, que se mostre uma realidade ativadora da imaginação e de conhecimentos.  A criança deve ter liberdade de escolhas com base sólidas sobre o gênero literário, características emocionais e cognitivas infantis e a metodologia de trabalho adequada. As necessidades de alfabetização se impõem cada vez mais, pois da diversificação e da segmentação do trabalho resultam tarefas que exigem do sujeito domínio da leitura e da escrita no mundo letrado. A escola alarga suas portas, acolhendo números agigantado de alunos, o que implica providencias educacionais e didáticas atentas. Surgem assim, as ciências voltadas ao conhecimento da natureza infantil em seus vários aspectos, focadas na aprendizagem no modo como as crianças recebem o conteúdo, os comportamentos e os valores que lhes são repassados para o exercício da vida adulta. Os contos de fada, as fábulas, os livros de imagens, as histórias em quadrinhos, os mitos, as narrativas curtas entre outros são materiais de apoio ao professor que certamente ampliará a possibilidade de trabalho, ancorando sempre no conhecimento teórico e analítico do leque de textos escolhido para levar às crianças.

PALAVRA CHAVE: Literatura Infantil, Séries Iniciais, Leitura.


1 - INTRODUÇÃO

O objetivo desse artigo é abordar de que maneira a literatura infantil influencia e se torna importante para o indivíduo e como ela deve ser integrada na aprendizagem. 

A presença da literatura infantil teve sempre presente na vida dos indivíduos, antes mesmo da leitura e da escrita, os familiares já faziam cotações de histórias, cantigas de ninar, brincadeiras de roda. As crianças chegam à escola com uma bagagem literário sem ao menos saber sobre isso, a literatura passa a ter um compromisso maior entre o mundo e o imaginário. A literatura passa então a ter importância na vida das crianças, ao ler historias a criança descobrira sensações agradáveis, passa a ter interesse em novos conhecimentos e a explorar novos conteúdos. 

Professores devem estar sempre ativo ao interesse literário de seus alunos buscando sempre novos formadores de leitores, buscando alternativas aos alunos, inserindo desafios para participar de feiras de livros, bibliotecas, livrarias entre outros, levando-os a perceber que a literatura está em suas vidas nos mais variados espaços, devendo se aventurar e pegar gosto pela leitura.

As primeiras expressões nascem da vivencia espontânea da criança, que canta, recita, desenha, pinta e dança, em um espaço em que todos confraternizam em igualdade de condições. Quando essas manifestações passam a ser codificadas, há como um enrijecimento cultural, porque os novos códigos não dão conta das infinitas possibilidades da comunicação face a face.

As famílias devem ser integrantes desse processo, ser parceira com a escola no projeto de formação do leitor literário.

A convivência com as diversas obras, antigas e modernas, conto de fadas, fabulas, livros de imagem, história em quadrinhos, poemas, livros-brinquedos, entre outros, serve como material de apoio para o professor, que certamente ampliará as possibilidades de trabalho, sempre ancorando no conhecimento teórico e analítico do leque de textos escolhido para levar às crianças.

O livro vai abrir margens para assuntos e gêneros pouco contemplados, as histórias em quadrinhos, e os livros de imagens convivem com os contos de fadas, os livros-brinquedos e as narrativas curtas ficam ao lado dos poemas populares e dos mitos, isto é, as novas modalidades literárias e artísticas dialogam com as fontes mais arcaicas da literatura infantil, aquelas que sempre agradaram ao público.

O ensino da literatura passa a ser de extrema importância e torna-se praticamente consagrada junto ao currículo escolar

O ensino da literatura oscila entre dois objetivos: ajuda a conhecer a norma linguística nacional, de que é simultaneamente a expressão mais credenciada; arranjada segundo eixo cronológico, responde por uma história que coincide com a história do país de quem torna o nome e cuja existência acaba por comprovar. (Zilberman 2006, p. 20)

O Caráter educativo da literatura colabora para uma extensão além dos textos poéticos, busca também formação de língua e de cultura dos povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (759 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com