TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

A ESCOLA E OS TIPOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SILVA, Marcos Severino da. RU 1365829

UNINTER

Resumo

Viver em um mundo que sempre renova é um desafio e podemos considerar a inclusão de pessoas com deficiências um grande desafio que deve ser enfrentado pelos professores e todo corpo docente como até mesmo o corpo discente. Mas muito mais que está cumprindo as leis, essa é uma tarefa que humaniza e nos coloca no lugar do outro. A escola e os tipos de educação inclusiva é algo que deve ser trabalhado nas escolas e na comunidade sempre, para que não seja algo desconhecido principalmente para os professores, e assim possam encarar não com sentimento de medo, como forma de desafio a ser superado.

Palavras-chave: Inclusão de pessoas com deficiência, Síndrome de down, Infância

A legislação brasileira (LDBEN 9394/96) busca garantir que a inclusão escolar permita que as crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial, possam se socializar, desenvolver suas capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional. A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana. A relação família e escola é uma ótima aliança para vencer esse obstáculo.

Um dos desafios que muitos pais relatam é: não ter a aceitação seja dos colegas de sala das crianças portadoras de alguma necessidade, ou mesmo dos outros pais. A criança tem Síndrome de Down é superativa e ótima em fazer amizades. Possuem características físicas semelhantes entre eles e apesar de apresentarem certa dificuldade intelectual e de aprendizado, devem ter estímulos desde a infância. Devem conviver em sociedade normalmente, atender a escolas, e serem tratados como qualquer outra pessoa (com cautela). Isto se dá, pois, o “grau” é inversamente proporcional ao estímulo que a criança recebe na sua infância. A infância é o momento onde a criança recebe os primeiros estímulos, que irão influenciar na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuramente. O down, pela sua dificuldade de aprendizado, sempre estará em um estágio de desenvolvimento emocional e social anterior aos demais. A consequência disso é um entendimento de assuntos comuns menos avançado e um comportamento semelhante a crianças mais novas. O tempo de concentração deles é menor do que os demais, alem disso, tem dificuldade de realizar tarefas que utilizem mais de um sentido por vez, como por exemplo, ouvir a professora e copiar o que ela fala. As crianças tendem a aprender com mais facilidade, olhando para as demais, ou seja, usando o seu sentido da visão. Isto torna-se uma dificuldade, quando a criança tem alguma deficiência visual (entre 60 a 70% das crianças com down tem algum tipo de deficiência, e devem usar óculos desde muito novos). O que os pais devem fazer, é estar sempre de olho e levando a criança para fazer exames visuais para que, caso ele tenha algum problema visual, seja resolvido, com óculos, desde o inicio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com