TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Pedagogia da autonomia Paulo Freire

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 15

 

05 de julho de 2012

Resumo do livro Pedagogia da autonomia Paulo Freire

 

Thaisa de Oliveira Hönisch.

 

 

        

                Capitulo 1 – Não há docência sem decência

        O ser humano ao aprender, não vai absorver tudo um conteúdo, mas sim o essencial, colocando então um pouco do sue próprio eu no que faz. Como o ato de cozinhar, o alguém não vai aprender tudo, mas o suficiente para cozinha, e então com o tempo ira mudando a receita e aprendendo a fazê-la de seu próprio gosto.

        Todo o professor também é aluno, não existe um professor que algum dia não tenha sido aluno, não tenha estudado, e com a profissão escolhida certamente continuara aprendendo; todo o professor aprende ensinando e ensina aprendendo.

                1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódica

        O ensino rigorosamente metódico não é discurso de professores oprimidos, ele é importante para todo o professor; o docente que ensina só o que tem nos livros é o que “pensa errado”, pois no mundo precisamos de conhecimentos ainda não existentes, o que nós achamos do mundo por exemplo. “Ler algo teórico, nunca será a mesma coisa de que fazê-la na pratica”.

                1.2 – Ensinar exige pesquisa

        É da natureza de cada professor sempre querer saber mais e mais, pesquisam para saber o que ainda não sabem, para passar novos conteúdos aos alunos, para se atualizar, por isso “não há ensino se m pesquisa e pesquisa sem ensino”.

                1.3 – Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos

        Os professores não devem levar para dentro da sala de aula os acontecimentos do mundo, e suas posições diante dos fatos; a função de um docente é ensinar os conteúdos, mostrar o que há no mundo e assim deixar que ao longo do tempo eles tirem as próprias conclusões dos fatos.

                1.4 – Ensinar exige criticidade

        É muito importante a criticidade para a do educando e do educador pois todos devem ter a capacidade de refletir criticamente sobre a realidade na qual estão inseridos, possibilitando a constatação, o conhecimento e a intervenção para transformá-la.

                1.5 – Ensinar exige estética e ética

        Estética porque os professores devem ensinar os alunos a terem ética pelos exemplos próprios, um docente não vai ensinar um educando a ter respeito pelas diferenças, descriminando alguém, não vai ensinar a ter responsabilidade não tendo; e ética, porque nós temos capacidade de escolha, e com isso nós devemos escolher o que passar aos alunos como aceitando ou não um trabalho com o prazo atrasado, deixando ou não um aluno que chegou atrasado entrar na sala de aula e etc.

                1.6 – Ensinar exige a compreensão das palavras pelo exemplo

        O docente não deve falar ou fazer algo hoje e depois de algum tempo mostrar o oposto; como por exemplo, dizer hoje que os sem-teto estão somente lutando por ter um lugar para morar e amanha dizer que eles são um monte de desocupado querendo vida boa sem ter que trabalhar; isso faz com que o professor “ensine errado” e poderá se prejudicar perante os alunos.

                1.7 – Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a                                         qualquer forma de discriminação

        Como já diz no livro “é próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco...” exige a aceitação do novo, pois no mundo tudo muda, tudo se renova, não da para “parar no tempo”, viver no passado é preciso se atualizar; e a rejeição de qualquer forma de descriminação já faz parte do pensar certo dos docentes, pois “não tem nada a ver com o bom senso que regula nossos exageros e evita as nossas caminhadas até o ridículo e a insensatez”.

                1.8 – Ensinar exige reflexão critica sobre a pratica

        O docente deve sempre ter uma reflexão critica sobre suas aulas, para ele poder se avaliar e ver os pontos de suas aulas que devem melhorar que devem mudar as técnicas educativas que os alunos mais conseguiram entender, os que eles não gostaram, e assim podendo a cada dia que passa fazer uma aula melhor da que a anterior.

                1.9 – Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da                                               identidade cultural

        Neste trecho fala na importância de o docente reconhecer que ele é capaz de transformar, de criar, de realizar sonhos, de ensinar. Deixar de ser uma pessoa insegura e acreditar que nós podemos sim mudar, influenciar na vida de nossos alunos. Reconhecer que nós não somos mais adolescentes e sim professores.

                Capitulo 2 – Ensinar não é transferir conhecimento

        Na pratica docente não se deve transferir conhecimento, mas sim criar um ambiente onde aos alunos possam conseguir construí-lo, produzi-lo.

        Também diz aqui, que o professor de certa forma deve ser “falso”, no sentido de que mesmo se uma pessoa o desagradar, o docente não deve menosprezar esse alguém, o docente deve trata-lo da mesma forma que trata os demais alunos.

                2.1 – Ensinar exige consciência do inacabado

        Devo saber que no mundo tudo é inacabado, e que não posso menosprezar as pessoas porque a invejo, ou porque me sinto superior a ela, pois a vida continuara, sou docente e não posso me “apropriar” da vida dos educandos, o nosso trabalho é inacabável, sempre terá em sua vida algo para aprender.

                2.2 – Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado

        No mundo há varias pessoas, que formam uma sociedade, cheio de regras, de conhecimentos, a qual nós temos que nos adaptar saber que não há como num lugar desses não ser condicionado; estar no mundo sem fazer inúmeras vezes o que o mundo nos proporciona, fazer história, cuidar das águas, escutar musica, filosofar e etc. Não tem como, não é possível. E pelo fato de sabermos que nós somos inconclusos, nós nos deixamos ser condicionados, porem com consciência de que possamos sempre ir mais alem do que já fomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com