TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente resumo tem-se como objetivo apresentar a importância das atividades lúdicas e de jogos em todo o processo de desenvolvimento da criança atendida na educação infantil para as demais áreas de aprendizagem.

Os aspectos relevantes para a prática de atividades lúdicas e jogos na educação infantil se dará através de análise da concepção de desenvolvimento infantil e a metodologia realizada pelo docente que atende esta faixa etária, tendo em vista que, a primeira infância é desenvolvida seguindo determinadas etapas evolutivas, assim se faz necessário à importância do educador conhecê-las para melhor realizar seu trabalho junto às crianças, pois para cada nível de desenvolvimento há uma atividade ou jogo adequado a ser realizado. Pois durante a evolução da criança ela precisa ser estimulada em todos os seus aspectos e as atividades lúdicas, desempenham uma função prazerosa para a criança, neste aspecto a criança realiza uma atividade que lhe dá prazer e desenvolve as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e morais.

Para a realização desse trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores que abordam concepções sobre a primeira infância e a objetividade da participação das crianças através da ludicidade, na qual o jogo e a brincadeira trazem para essa faixa etária.

Portanto, com o conhecimento teórico e prático sobre as fases de desenvolvimento infantil, e o trabalho com as atividades lúdicas, pode-se analisar a importância e os benefícios psicomotores para o desenvolvimento global da criança, obtendo-se assim êxito na prática para as demais aprendizagens as quais designadas para a Educação Infantil.

DESENVOLVIMENTO

Durante muito tempo a recreação e o brincar tiveram um enfoque centrado apenas no brincar por brincar, pensava-se na brincadeira e no jogo como uma simples atividade humana relacionada à infância.

Para Educação Infantil, a atividade recreativa tem aspectos importantíssimos, pois o brincar não constitui apenas uma atividade para passar o tempo, mas tem uma função primordial nos aspectos que envolvem a criança, possibilitando o desenvolvimento integral, já que ela está inserida em um ambiente no qual se torna na maioria das vezes uma parte do seu lar, assim a criança enreda-se afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente ações.

A criança brinca e ao mesmo tempo adquiri o autoconhecimento que parte da descoberta do próprio corpo e engloba naturalmente a cultura e se conhece num determinado contexto.

Nas escolas de Educação Infantil observa-se a importância cada vez maior pela prática de atividades lúdicas nas propostas pedagógicas desenvolvidas com as crianças, devido a uma nova visão, do que e a Educação Infantil, pois é fundamental se ter um conhecimento amplo do que é a primeira infância para que se possam desenvolver atividades coerentes, relacionadas a um ciclo de vida pleno de possibilidades.

As atividades lúdicas devem ser ordenadas de forma a desenvolver a criança plenamente, para isso é preciso que se tenha um conhecimento claro das etapas de desenvolvimento motor e cognitivo da criança, para que haja uma organização e um planejamento correto das atividades a serem desenvolvidas.

Desde o nascimento a criança exerce controle sobre a obtenção e organização de suas experiências. O brincar infantil é um processo de atividade intelectual que precede o conhecimento da realidade pela criança, portanto o brincar é fundamental no processo de aprendizagem da criança, por ser de natureza social, contribui para a formação e para a interação com o outro. Nas brincadeiras, as crianças refletem a sua realidade, adquire e desenvolve conhecimentos, e desenvolve o pensamento por meio de análise e sínteses das situações; mesmo quando brinca sozinha, age fisicamente e interage verbalmente; reflete sobre a realidade, transformando-a ativamente, criando, inventando, combinando realidade e fantasia, introduzindo na brincadeira a ficção, lida e resolve contradições internas ao próprio jogo de brincar, às suas necessidades e possibilidades em função das regras nele implícitas.

O desempenho do professor de educação infantil está centrado não apenas em um trabalho pedagógico, mas na compreensão de todos esses fatores aos qual a criança está relacionada por isso a afetividade e tão importante nesta relação, sendo por meio dessa relação entre professor, atividade pedagógica, e o carinho, que os pequenos se envolvem prazerosamente com as atividades que acompanham toda a dinâmica pedagógica oferecida à criança, inclusive as lúdicas. Assim sendo, é preciso olhar a criança integralmente, tendo em vista, as questões do desenvolvimento humano desde o nascimento.

Segundo Piaget (1971), há três tipos de atividades lúdicas, as quais demonstram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com