TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÚDICO: UMA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  20/11/2019  •  Monografia  •  4.117 Palavras (17 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 17

LÚDICO: UMA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

                                                                    NOME, aluna[1]

                                                                                 Orientadora [2]

RESUMO

Esse artigo apresenta um estudo bibliográfico como objetivo de demonstrar a importância da inserção do lúdico na educação inclusiva como modelo prático de vivencia e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento integral da criança, avaliando a contribuição do lúdico na aprendizagem, na socialização e relações interpessoais definindo regras nas brincadeiras que influenciarão no seu desenvolvimento. Assim, procurando conhecer todo o processo na educação inclusiva, no qual sejam bem sucedidos com valores, habilidades, conhecimento em que os professores deve utilizar os processos de investigação apreciativa com método de desenvolvimento organizacional em que sucessos do passado são usados para criar uma visão do futuro. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares de ensino, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem sócia econômica, raça ou religião.  

Palavras Chave: Aprendizagem; Educação Inclusiva; Lúdico.

1 INTRODUÇÃO

 Educação inclusiva é definida como um processo de tratar e responder às diversas necessidades de todos os educando através da participação crescente na aprendizagem, culturas e comunidades, e reduzir a exclusão dentro da educação.  

Sabe-se que o acesso à aprendizagem escolar para crianças de inclusão pode dar-se através da utilização de jogos lúdicos, estes poderá ser criado pelo professor ou pela criança com necessidades educativas especiais ou não. O trabalho pedagógico que é desenvolvido com atividades lúdicas torna as aulas mais produtivas. É na atividade lúdica que a criança convive com os diferentes sentimentos que fazem parte da realidade interior, pois, brincando, a criança mostra, pouco a pouco, seus sentimentos, vontades e fantasias, forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, aceitando a existência dos outros, organizando suas relações emocionais e, conseqüentemente, estabelecendo suas relações sociais. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico mental e social. Então, pensa-se que o jogo lúdico possa se apresentar como uma situação para facilitar a aprendizagem dessas crianças de inclusão, ou seja, é uma estratégia de aprendizagem na construção do conhecimento.

O conceito de educação inclusiva sugere que o lúdico tenha um papel importante tanto para desempenhar como também fornecer as competências que estão em alta demanda. A educação inclusiva é baseada no direito de todos os educando a uma educação de qualidade que atenda desenvolver todo o potencial de cada indivíduo. O objetivo final da educação inclusiva é acabar com todas as formas de discriminação e promover a coesão social. Para dizer que existe o ensino através do lúdico dentro da escola é preciso antes saber o que significa jogos lúdicos e o como ensinar. Ser professor alfabetizador implica em ter uma formação teórica, metodológica e didática. Não pode estar ligado apenas ao simples fazer manual.

Aos educadores cabe o compromisso de garantir a educação de todos os alunos sejam eles deficiente ou não. É essa consciência que deve dar força para romper o pré estabelecimento, traçar caminhos que sejam capazes de modificar, transformar e garantir a maior participação possível. Há muitas formas de transformação e libertação, e uma delas é a educação lúdica.

Os procedimentos metodológicos necessários à realização da pesquisa proposta partiram da abordagem qualitativa, permitindo descrever, analisar, objetivando compreender efetivamente o processo do desenvolvimento do lúdico como função pedagógica. A opção pela abordagem qualitativa refere-se à facilidade que ela apresenta na descrição do conhecimento a ser produzido na área educacional. Através de auxílio de fontes bibliográficas que tratam da temática é possível efetivar a construção do conhecimento proposto para a investigação, gerando conhecimentos científicos significativos que podem auxiliar outros educadores no estudo do tema abordado. A pesquisa proposta visa produzir conhecimentos com base em fontes bibliográficas de alguns autores que estudaram sobre a ludicidade como mediadora no processo ensino/aprendizagem.

2  LUDICIDADE

A palavra Lúdico é proveniente do latim ludus e tem por significado brincar, mas “Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga que brinca e que se diverte.” (SANTOS, 2010, p. 2). Assim, o conceito de ludicidade trata-se da forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos através de jogos, brinquedos, utilizados pelos alunos sejam eles com deficiência ou não, de educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.

 Sabemos que a brincadeira estimula e contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico e social, a partir dela podemos saber qual a situação que os alunos estão passando, pois acaba dramatizando situações que ocorrem no dia a dia.

Crianças que vivem em ambientes perigosos repetem suas experiências de perigo em suas brincadeiras. Por exemplo: no Brasil, crianças que vivem nas favelas onde predomina a luta entre policiais e bandidos têm como tema preferido de suas brincadeiras esses conflitos. (KISHIMOTO, 2009, p.67)

Nesse sentido, a ludicidade tem significativa simbólica, pois juntam-se o cognitivo, o físico, o psicológico e o social, desenvolvendo alunos sociáveis com autonomia, auto-estima, enfim desenvolvendo em todos os aspectos.

As teorias pedagógicas de aprendizagem preferencialmente adotadas por educadores são: o Construtivismo e o Sócio Interacionismo, posto que, a teoria Construtivista de Piaget (2007) é a mais utilizada. O biólogo suíço Jean Piaget propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo, a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio. A partir desta ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com