TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  26/4/2023  •  Artigo  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 7

Metodologia de ensino

Autor: Gabriela Koslowski[1]

Tutor externo: Camila Klug Oliveira[2]

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED4764) – Estágio

18/05/2021

RESUMO

Este paper tem como objetivo mostrar e compreender a grande importância do brincar e suas contribuições para aprendizagens e desenvolvimento de forma lúdica, o trabalho eferente ao estagio realizado no CEI – Semente do amanhã, localizado em Benedito Novo rua Walter Muller, 45 Avenida Brasil. Sabemos que as crianças aprendem muito fácil, quando aprendem brincando e na educação infantil, ajudam no conhecimento de toda criança fazendo com que vivam e vejam situações de colaboração e também de convivência com o outro, apreendendo já o trabalho em equipe e desde cedo a respeitar um ao outro e suas diferenças. O Educador tem um paper muito importante nesse processo do lúdico logo nos primeiros anos da educação, pois é visto como instrumento de ensino-aprendizagem, que atua no desenvolvimento de diferentes aspectos seja ele cognitivo, físico, motor, social e psicológico

Palavras-chave: aprendizagens. brincar. lúdica

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiencia vivenciado durante o período de estágio na educação infantil com turma de berçário I/II, a importância do uso do lúdico. Baseado na área de concentração metodologia de ensino e com o tema aprendizagens lúdicas na educação infantil, visando a ludicidade como recurso pedagógico, estão incluídas atividade e brincadeiras.

        O interesse das crianças pelas atividades lúdicas é bem maior, pois desperta curiosidades e divertimento enquanto brincam, essa metodologia também está sendo utilizados pelos professores para proporcionar uma aprendizagem mais fácil para ele, e para o processo da criança em que possa aprender de forma significativa. O lúdico é um método que gera interesse nas crianças faz com que elas possam aprender brincando. Na pratica usamos algumas atividades com as crianças Tapete sensorial: as crianças vão brincar e ao menos tempo desenvolver os sentidos, em especial do tato, ela pode sentir diversas texturas, materiais e formas. Com as bolinhas as crianças podem entrar na piscina, para senti-las como também podem brincar com as mãos, apertar e sentir.

Caixa musical com várias músicas dentro dela, o principal objetivo é oportunizar as crianças momentos lúdicos através do desenvolvimento da expressão corporal, gestual e facial proporcionado pela utilização das cantigas infantis.

Contação de histórias com livros de animais com sons (Os bichinhos da fazenda e a galinhas e seus amigos), as crianças vão ouvir o som dos animais e tentar produzi-los, o objetivo é as crianças aprender os sons, expressões dos animais e ajuda a estimular a imaginação.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O lúdico está presente no nosso cotidiano, na escola, nas creches, jardim e principalmente na educação infantil, nesta fase seu uso é indispensável, pois Almeida (2009) afirma que a atividade lúdica envolve principalmente o entreterimento, onde não importa somente o resultado, mas o divertimento, prazer e interação dos participantes.

É brincando que a criança se desenvolve socialmente e emocionalmente, aprende regras, dividir, se socializa fazendo novos amigos, aprender a respeitar. A brincadeira também é uma excelente maneira de se comunicar, expressar sentimentos, medos, é com as brincadeiras que os adultos conseguem identificar se existe algum problema ou algo de errado com a criança.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde, representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio de interação, da utilização e da experimentação de regras e papeis sociais. (LOPES,2005P.110)

O lúdico faz com que as crianças desenvolvam habilidades cognitivos, psicossociais, motoras e efetivas, a brincadeira acontece de maneira espontânea e natural, a brincadeira não é apenas uma passa tempo, pois é através da brincadeira que a criança se desenvolve, cria habilidades e desenvolve suas habilidades. Para Vygotsky (1991)

No brinquedo, espontaneamente, a criança usa sua capacidade de separar significado do objeto sem saber o que está fazendo. Por meio d brinquedo, a criança atinge uma definição funcional de conceitos ou de objetos e as palavras passam a tornar arte de algo concreto (1991, p.32)

O brincar para uma criança nunca é demais, pois toda vez que a criança brinca ela desenvolve novas habilidades, descobre o mundo. Sempre que a criança brinca, estas brincadeiras se tornam atividades lúdicas, as quais assumem grande papel em seu desenvolvimento.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança desde muito cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação (RONEI,1998, V.2p.22)

 É de grande importância o aprendizado de maneira lúdica, pois assim se faz na construção do conhecimento da criança, principalmente para as da educação infantil, pois as crianças se envolvem em um mundo magico e encantador, onde o faz de cinta se mistura com a realidade, favorecendo seu desenvolvimento e processo de construção do conhecimento.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

O CEI tem o horário de funcionamento das 4:15horas as 19:00horas, com todas as turmas. Temos o total de 68 alunos e 2 alunas com laudo de autismo, elas estão na turma do jardim.

        Berçário I Café as 7:30horas caso for necessário é colocado os alunos para dormir, almoço as 10:00 horas, aí é feito troca de roupa, e eles vão para a hora do soninho, a tarde o café é feito as 13:30horas e a partir das 14:00 é recreação/atividades. A janta é servida as 16:00horas e a partir desse horário é colocado os alunos para o soninho. Berçário II: Café as 7:30horas a partir das 8:30 é feito atividades e recreação, almoço as 10:00horas, soninho das 11:00 as 13:00 horas, café da tarde as 13:30 horas, atividades é feita a partir das 14:00 horas, a janta é servida as 16:00 horas. Somente três alunos ficam para a janta e vão embora as 17:00 horas. (Todas as turmas são feitas as trocas sempre que necessário). Maternal: estão em fase de desfralde, o café é as 8:30 horas, o almoço as 10:30 horas, café da tarde as 14:00 horas e o soninho é depois do almoço das 11:00 horas as 13:00 horas. Jardim: o café é as 8:30 horas, o almoço as 10:45 horas, café da tarde as 13:30 horas e o soninho é depois do almoço das 11:00 horas as 13:00 horas. A turma do jardim tem 2 aulas semanais de educação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (163.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com