TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lúdico na educação infantil

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem o objetivo de mostrar o professor frente à Educação no meio lúdico, seu trabalho e avanço nessa metodologia. É visto que o lúdico vai além do brincar seu objetivo é que a criança sinta-se livre para se expressar e através disso ter uma aprendizagem prazerosa.

        A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica dividida em creche e pré-escola, é uma fase onde é de muita importância na vida de cada um tanto aluno como professor, pois é onde vai ser descoberto os primeiros desejos, dificuldades, facilidades, enfim é um processo significativo que requer muita atenção, onde também é trabalhado o lúdico para que as crianças desenvolvam sua identidade e autonomia mesmo com pouca idade mais deve ser trabalhado para que os mesmos venham a se conhecer e saber o que podem ou não fazerem.

O brincar está presente constantemente em nossas vidas independente de idade, e sempre com objetivo de conhecimento e aprendizagem, por isso que o brincar é fundamental em sala de aula para que desde a fase inicial a criança venha a ter um bom desenvolvimento e conhecimento. O professor é responsável pela organização de um ambiente acolhedor, lúdico, alegre, que venha a manter as crianças bem confortadas, um ambiente favorável à aprendizagem escolar e que proporcione alegria, prazer, movimento e solidariedade no ato de brincar.

O professor como mediador da aprendizagem, deve fazer uso de novas metodologias, procurando sempre incluir na sua prática as brincadeiras, pois seu objetivo é formar educandos atuantes, reflexivos, participativos, autônomos, críticos, dinâmicos e capazes de enfrentar desafios.

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A POSTURA LÚDICA DO PROFESSOR

O brincar faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano começando na infância se estendendo até a fase adulta, independente da idade a brincadeira é inserida como elo entre o conhecimento e a aprendizagem tendo relevância no desenvolvimento físico, cognitivo emocional e social. O homem é um ser histórico e é por meio das interações que as crianças desenvolvem o seu imaginário possibilitando a compreensão das coisas que acontecem em sua volta, abrange seu conhecimento e se torna sujeito social e histórico marcado na construção da sociedade em que está inserido, detentos de direitos, produzindo cultura e sendo nelas produzidos. Portanto, a ação lúdica do brincar e movimentar-se são capazes de expressar sentimentos e viver emoções, constrói e reconstrói condições de compreensão e assimilação do mundo real, vivenciando e aprendendo a lidar com diferentes espaços sociais, além de comunicar-se com o mundo em que vive.

A criança aprende brincando e o professor pode aproveitar condições propostas e aceitas para desenvolver conteúdos, e atingir os objetivos propostos, planejar, organizar e executar com segurança e domínio. O papel do professor é entender a natureza criativa da criança e transformar a escola e os espaços possibilitando a aprendizagem com prazer e significado, onde as brincadeiras não sejam apenas uma diversão e tenha intencionalidade, criando estratégias capazes de desenvolver suas potencialidades tomando como base a observação do cotidiano das crianças e o meio que estão inseridos: família, sociedade e cultura, contribuindo no processo de formação de valores e conhecimentos necessários a uma boa formação pessoal, entendendo que, são nestes contextos que os conhecimentos nas diversas áreas são elaborados e vivenciados pelas crianças; quanto maior o numero de atividades lúdicas inseridas.

            Por meio das brincadeiras a criança fantasia, imita e adquiri conhecimento, entende o mundo ao seu redor, aprende esperar a vez, compartilhar, compreende diferenças étnicas, sócias e culturais. Interage e se relaciona, desenvolve sua alta imagem e a do outro no faz de conta,  ampliando sua ação e assimilando o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade.

        Assumir uma postura lúdica na escola é muito mais que brincar de ensinar ou aprender, não sendo apenas uma mudança cognitiva,  principalmente uma mudança afetiva, implica desenvolver sensibilidade e envolvimento para construção de uma mudança interna e social, tornando o lúdico uma proposta educacional para assimilar as dificuldades melhorando as interações das crianças entre si permitindo-lhes experimentar, descobrir e conhecer novas possibilidades em uma perspectiva transformadora vivenciando sua realidade, ao mesmo tempo em que se desenvolve sua capacidade de interpretar o mundo,  experimentar a alegria de ser ela mesma e desenvolver sua autoestima e autonomia.

O brincar e a ludicidade atualmente andam juntos na Educação, são contextos trabalhados para o desenvolvimento do aluno, cada um com seu objetivo a ser alcançado. O lúdico sempre é pensado apenas como prazeroso e esquecido do termo livre que o acompanha, o prazer está associado ao livre, o brincar é uma forma mais livre e individual, a partir de atividades ligadas a esses métodos a criança tem maior possibilidade de aprendizagem garantida, pois é uma maneira divertida de aprender e mostrar suas habilidades. A linguagem artística é outro método que contribui de maneira positiva na aprendizagem, pois a arte mexe com sentimentos e emoções, mas é também conhecimento, sendo assim, de extrema importância no contexto escolar, a partir dessas linguagens trabalhadas através de danças, sons, músicas, desenhos, teatros, as crianças vão mostrando tantos suas dificuldades como também talentos, vão demonstrar alegria, tristeza, medo, vão se revelando através desses trabalhados e assim o professor vai conhecer cada um de maneira mais completa e ver as atividades que a turma mais se identificou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (391.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com