TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

 

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

PEDRO DA CONCEIÇÃO FRANÇA JUNIOR

MATERIA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Esferas Comunicativas

JUNDIAI 2019

Falar, escrever, ler e ouvir é ações que se estabelecem como compromissos. Assim a língua e mais que uma representação da forma e do sentido, por esses motivos ela torna-se viva nas suas especificidades criando varias esfera de comunicação entre tantas esferas irá citar algumas.

Por "esferas comunicativas" podemos entender as várias áreas ou âmbitos da sociedade em que os discursos se formulam e ganham forma, materializando-se como "Gêneros Textuais/Gêneros do Discurso". Esses gêneros podem ser orais ou escritos e são fruto da necessidade humana de se comunicar com determinado objetivo.

Podemos categorizar essas esferas refletindo sobre essas áreas, como as seguintes:

Quando se fala de "esferas" no estudo de texto, são as "esferas de produção e circulação". É o meio onde esse texto circula. Na esfera de produção jornalística nós temos reportagens, foto galerias, perfis, entrevistas, infográficos, artigos de opinião, charges entre outros. Já na esfera jurídica podemos dizer que é o conjunto de direitos e vinculações pertencentes a um mesmo titular. Assim, o conjunto de todos os direitos e vinculações de uma mesma pessoa constitui a sua esfera jurídica. Na esfera escolar podemos citar mapas, cartazes, palestras, pesquisas entre outras.

Na esfera politica podemos falar sobre os debates políticos, poder de persuasão, os debates para convencer os eleitores a acreditarem nas palavras ditas entre outros meios.

A utilização da língua torna-se algo fundamental para melhoria da sociedade, é por meio dela que nos comunicamos, seja na forma falada ou escrita, dês dos primórdios ela foi o meio de comunicação pela qual veio se modificando ate chegar à contemporaneidade com suas complexidades de vários conjuntos ideológicos que são chamados de esferas de comunicação.

 

Referências Bibliográficas

Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/15767862#readmore acesso em 23 de Abril 2019 ás 14:20.

 Anchieta Universidade, Materia Leitura e Produção de texto, professor Elves Aleixo, ano 2017.

Generos Textuais e Ensino. São Paulo, Elizabete Universidade Unianchieta 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com