TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSONAL

Por:   •  17/6/2017  •  Artigo  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – IESAP

ÂNGELA OLIVEIRA LOPES

LARISSA PASTORA SILVA PESSOA

MARCOS DO ESPIRITO SANTO LEMOS

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSONAL

MACAPÁ

2014

ÂNGELA OLIVEIRA LOPES

LARISSA PASTORA SILVA PESSOA

MARCOS DO ESPIRITO SANTO LEMOS

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSONAL

Pré-Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Ensino Superior do Amapá, no curso de Especialização em Educação Profissional, como requisito avaliativo na disciplina Metodologia do Trabalho Científico orientado pelo Prof. Me. Edielso Almeida.


SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA........................................................................................................3

2 PROBLEMA DE PESQUISA.....................................................................................5

3 HIPOTESE................................................................................................................5

4 OBJETIVOS..............................................................................................................6

4.1 GERAL...................................................................................................................6

4.2 ESPECIFICOS.......................................................................................................6

5 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................7

6 METODOLOGIA......................................................................................................10

7 CRONOGRAMA......................................................................................................11

REFERENCIAIS.........................................................................................................12


1 JUSTIFICATIVA

As mudanças ocorridas nos últimos anos desencadearam a necessidades propicias de novas experiências com situações variadas de diferentes complexidades, desenvolvendo a capacidade de lidar com situações desafiadoras entre docente e aluno. É importante que, para desenvolver a conhecimento dos alunos, o professor busque novas competências para ensinar. É necessário que haja uma mudança por parte dele, adaptando suas praticas e reformulando propostas.

A educação profissional com novos cenários no mundo do trabalho, propicia que o docente desenvolva no aluno o domínio consistente dos fundamentos técnicos e científicos de sua área profissional, estimulando a capacidade relativa a cooperação, comunicação, autonomia e criatividade com condições de transitar por um leque mais amplo de atividades profissionais pautando-se na flexibilidade e na perspectiva da educação continuada, favorecendo a construção progressiva da competência.

A mediação representa uma interação na qual o docente fornecerá ao aprendiz qual o papel que ele assume como profissional autônomo, preparando este para as exigências futuras e buscando interagir suas experiências de vida profissional na sua área de atuação com as situações formais e informais da aprendizagem e equipando-o com os requisitos necessários para adaptar-se a novas condições de trabalho e as mudanças tecnológicas continuas típicas do mercado dinâmico em constante mudança.

O desenvolvimento de competências requer a utilização de várias estratégias de ensino e de aprendizagem. O docente deve escolher aquelas que deem oportunidade ao trabalho em equipe, proporcionando uma atitude dialógica, com troca de informações entre aluno e docente, estingando e estimulando o processo de ensino e recair-se sobre situações- problema, projetos, pesquisa, estudo de caso entre outros.  A interação na busca dos saberes em acolher o aluno a sua realidade, estabelecendo prioridade, limites, criatividade e flexibilidade.

É de extrema importância que o docente tenha um claro entendimento de competência profissional e da metodologia adotada pela instituição de ensino, tendo limite e estratégia pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação seus conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.

A interação entre mediador e mediado caracteriza-se por uma interposição intencional e planejada levando a ação do mediador em solucionar, dar forma, focalizar e intensificar os estímulos e retroalimentar o aprendiz em relação as suas experiências a fim de produzir uma aprendizagem apropriada, intensificando as mudanças no sujeito.

Ao longo de toda a sua atuação, o mediador faria bem em perceber o seu papel como transitório e limitado lembrando continuamente da necessidade de prover ao aluno com todos os pré-requisitos necessários para o pensamento e a aprendizagem autônoma e capacita-lo assim que seja possível para beneficiar-se de maneira independente de suas interações diretas com o ambiente.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Quais as dificuldades que o aluno apresenta ao lidar com o novo e a atuação do docente diante de uma melhor preparação no processo de ensino e aprendizagem?

3 HIPOTESE

A metodologia utilizada pelo docente em atender a dificuldade do aluno e definir quais são os problemas a serem resolvidos na interação. Analisando e transferindo aprendizagem buscando regras e princípios e estabelecer a relação entre a situação atual e as já vivenciadas.

4 OBJETIVOS

4.1 GERAL

  • Analisar as dificuldades que o aluno apresenta ao lidar com o novo e a atuação do docente diante de uma melhor preparação no processo de ensino e aprendizagem.

4.2 ESPECIFICOS

  • Verificar os elementos da mediação que levam o docente a desenvolver o pensamento reflexivo do aluno.
  • Analisar os princípios que norteiam a mediação da aprendizagem diante da necessidade de solucionar situações desafiadoras.
  • Possibilitar a aprendizagem buscando a qualidade da interação entre o mediador e o mediado.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

A mediação na educação é uma das estratégias metodológicas que tem como objetivo auxiliar na promoção de um processo de ensino e aprendizagem significativo. Por meio da mediação, os atores docente e aluno, passam a serem identificados também como mediador e mediado. Assim, o conhecimento é construído por meio da interação de três elementos: o mediador (docente), o mediado (aluno) e a situação criada pela interação destes três elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com