TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

            Débora Oliveira Bacci                        – RA:        8112716924

            Elaine Alves Soares                                   – RA: 8346776902

            Fernanda Antunes Fantinati                – RA:        7534596270

            Lucimara A. Ferreira Lima                – RA:        2867958493

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância . Carla Mariana de Almeida.

SOROCABA - SP

2015


Sumário

Etapa 1 – Atribuições do MEC e Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental

Etapa 2 –  Principais Vantagem e Desvantagem do Ensino Fundamental de Nove anos

Etapa 3 – As Organizações Auxiliares da Escola

Etapa 4 – Relatório final e Mapa Conceitual

                                                                                             


Introdução

 “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”

Falar desse tema é extremamente importante, a escola e o ensino fundamental são instâncias da sociedade que tem por finalidade transmitir às novas gerações o conhecimento acumulado  pela humanidade através dos tempos. Sua função precípua é portanto, fazer com que o aluno se aproprie desse conhecimento se torne cidadão ético, capaz, apto a uma inserção ativa no meio que vive. Isso implica respeitar a natureza em toda sua magnitude, conhecer os complexos problemas que envolvem o mundo globalizado e contribuir para a busca de caminhos que vislumbrem a possibilidade de construção de uma sociedade mais justa.

Primeiro Relatório

Proposta Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Ao propor uma reformulação de trabalho também pode- se estar complementando o original, sendo baseada em condições reais e concretas, a partir da prática pedagógica escolar e isto não pode ser um mero desejo tem que ser um avanço possível. Para que o trabalho de um professor tenha real valor este tem que resgatar sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimentos e tecnologia em relação ao processo de ensino-aprendizagem, quando o professor abrir mão disso e deixar outros profissionais e instituições definir seu processo ele perderá o seu valor, tanto quanto salarial como o prestígio de sua profissão com a sociedade, e para que esse prestígio fique o professor tem que romper a resistência que tem alguns aspectos como; produção científica e tecnológica, se apropriar de informações de caráter administrativo legal e burocrático, tem que ter participação real e decisória, e mais tem que haver ética profissional, respeito junto a sociedade sendo ele o mediador na construção de processos educativos a novos desafios que se põem a educação.

NA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL e do ENSINO FUNDAMENTAL, a proposta tinha uma dimensão politico educacional, com uma perspectiva de junto com os professores ter um olhar reflexivo para a educação, já a proposta atual é fundamental que o professor tenha a possibilidade de superar sua atual condição e seja agente decisivo na construção da escola e no processo de ensino-aprendizagem. Com essa disciplina vai haver maior participação do planejamento e desenvolvimento da educação, transformando a realidade em favor da população.

A divisão técnica do trabalho e muito importante tendo maior responsabilidade na separação trabalho intelectual (planejar e organizar) do trabalho manual (executar=ensinar=dar aula que os outros pensaram).

Assim o que os professores querem considerando a atual produção do ensino aprendizagem e o avanço da tecnologia na educação? Se for pensar em professor ‘’dando aula ‘’, coisa que essa função vai ser substituída pela tecnologia, então ele terá que ter uma nova forma de profissional da educação e assumir o cargo de agente de educação, e para que o professor se encaixe nas novas propostas tem que se envolver na produção do processo de ensino-aprendizagem sendo que a sua participação permitira mudanças na relação da produção, e a tecnologia vai permitir a redução do tempo destinado a ações mecânicas e repetitivas, podendo o professor se dedicar e refletir a construção do conhecimento.

A disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tem como objetivo não somente conhecer o sistema escolar mas em tranforma-lo, o limite da ação dos professores junto ao sistema de ensino será aperfeiçoar, tanto no ponto de vista político, pedagógico e administrativo.

A observar as LDBs você vê reformas e aperfeiçoamentos do sistema, onde a escola continua sendo controlada pelo Estado, mas seria possível a mudança de estrutura, fazendo uma união onde os educadores também tem possibilidade de controlar o processo e poder decidir sobre diretrizes politicas, administrativas e  financeiros.

Existe uma relação concepção do materialismo histórico e perspectiva histórico cultural, a primeira é uma forma de conceber a realidade de explicar como ela é determinada, a outra se apoia na compreensão do sujeito e em seu processo de apropriação ao conhecimento, porém o que é fundamental é a estrutura de produção, estrutura de relações sociais.

Falar em transformação do sistema de ensino significa a construção de condições reais e aperfeiçoar o sistema seria a ampliação da eficiência e da produtividade do sistema.

O que diferencia o processo ensino aprendizagem é a sua produção, pois o ensino é um trabalho coletivo com diversos profissionais, cada trabalhador tem uma atribuição é um trabalho em conjunto, com professores, diretores, especialistas, coordenadores, legisladores; já esse conjunto também é dividido, sendo esses dois grupos: trabalhadores que não educam diretamente ,mas planejam, organizam, decidem para quê, o quê e como se desenvolver um trabalho, esse segmento é mais intelectual, político e controlador de recursos, o outro são os trabalhadores da educação, que tem a responsabilidade de educar, ensinar, obedecendo as diretrizes e condições estabelecidas, a produção do ensino e sua qualidade é resultado de cada professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com