TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE METODOLOGIA

Por:   •  21/4/2018  •  Monografia  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

7. METODOLOGIA

        Em se tratando de um acontecimento histórico, onde não há muitos investimentos acadêmicos, nesta pesquisa a respeito de Educação durante a Ditadura Militar na Amazônia, proponho os procedimentos metodológicos de investigação de base qualitativa, denominada História Oral, conforme Thompson (1992):

[...] a história oral pode dar grande contribuição para o resgate da memória nacional, mostrando-se um método bastante promissor para a realização de pesquisa em diferentes áreas. É preciso preservar a memória física e espacial, como também descobrir e valorizar a memória do homem. A memória de um pode ser a memória de muitos, possibilitando a evidência dos fatos coletivos (THOMPSON, 1992: 17).

        Assumindo definitivamente o formato deste trabalho, a História Oral, pretende-se rememorar fatos ocorridos durante o período de ditadura militar na cidade de Breves/PA, de pessoas que vivenciaram o contexto educacional da época, traçando minha pesquisa a partir de lembranças e relatos dos mesmos, resgatando, através da memória dos nossos colaboradores, os detalhes da época, para compreendermos melhor esta parte da nossa história. Ainda sobre, Thompson (1992) afirma:

A história oral é uma história construída em torno de pessoas. Ela lança a vida para dentro da própria história e isso alarga seu campo de ação. Admite heróis vindos não só dentre os líderes, mas dentre a maioria desconhecida do povo. Estimula professores e alunos a se tornarem companheiros de trabalho. Traz a história para dentro da comunidade e extrai a história de dentro da comunidade.

        Nesta perspectiva, acolhendo esse caminho metodológico como principal fonte de extração de informações, é que esse trabalho almeja “trazer a história para dentro da comunidade e extrair a história de dentro da comunidade” (THOMPSON, 1992) na tentativa quede esclarecer e desvendar os mistérios do “regime de exceção na Amazônia” (VELARDE, SARRAF-PACHECO, 2015), a partir da valorização da memória dos nossos personagens.

        Por meio da História oral é possível resgatar a memória de um povo, com essa expectativa acadêmica, esta pesquisa será realizada no município de Breves/PA e trará como principais atores: professores e alunos (MESMO ESTANDO ABAIXO CITADO, É NECESSÁRIO, AQUI SER MENCIONADO O NÚMERO DE PROFESSORES, BEM COMO, O NÚMERO DE ALUNOS SUJEITOS DA PESQUISA) que vivenciaram os tempos de ditadura militar em Breves/PA, que relatarão um pouco da sua experiência de vida, para compreendermos como se deu este período neste município.

        Apesar de focalizar na História Oral como metodologia,através da entrevista(DEVE MENCION QUAL O TIPO DE ENTREVISTA QUE SERÁ UTILIZADA E QUAL SUA IMPORTANCIA, DE ACORDO COM AUTORES COMO CARLOS GIL E MARLY ANDRÉ),não deixaremos de investir na pesquisa bibliográfica e análise documental, faremos o esforço de adejar documentos que possam contribuir para o enriquecimento deste trabalho, como boletins, relatórios anuais das escolas, trabalhos escolares, planejamentos das instituições de ensino, conteúdo programático das escolas, discursos oficiais, leis e decretos, etc., para averiguar quais procedimentos eram adotados na época, quais os resultados pretendidos, quais leis regiam a educação e como eram implantadas. Além de considerar a possibilidade de encontrar fotos que auxiliam na análise e ampliação do mesmo, pois as consideramos registros importantes dos fatos ocorridos que foram captados em determinadas situações.

        Neste sentido, a pesquisa se organizará da seguinte maneira:

1ª etapa: neste primeiro momento, elaboraremos o pré-projeto de pesquisa.

2ª etapa: faremos um levantamento bibliográfico a respeito do tema, considerando as principais obras que poderão dar suporte, teoricamente, para este trabalho;

3ª etapa: nesta segunda fase do trabalho, selecionaremos pessoas da comunidade (o máximo de cinco) que tiveram algum contato com a Educação na época, podendo ser elas: alunos, professores, diretores, etc. Trabalharemos esta fase com agendamento, de acordo com a disponibilidade dos personagens;

4ª etapa: por meio de entrevista semiestruturada aberta, coletaremos os relatos das pessoas, conforme previsto na agenda;

5ª etapa: Análise dos dados coletados e sistematização das informações.

Mediante às coletas e informações, relatos e análise documental, iniciaremos a interpretação de acordo com a base teórica mencionada anteriormente e futuras adequações, procurando contextualizar o pensamento de cada autor com o que foi visto em prática. Vale destacar que estamos ciente da especificidade de cada entrevistado, respeitando sua visão e impressões do momento vivido por eles.

Os dados obtidos serão analisados, levando em consideração a interdisciplinaridade deste trabalho, conforme os estudiosos da área da História, da Educação, da Antropologia, Sociologia, sobretudo, aos que estudam a História da Educação em suas vertentes sociais.

AQUI VAI UM EXEMPLO DE METODOLOGIA, SENDO QUE ESTA FALTA APENAS ALGUNS ACERTOS                                       ASS: PROF. RENATO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com