TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materias didaticos

Por:   •  22/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Eliane Aparecida Franco, 912289, 2013/04

Emiliane

Renata

Relatório de PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

POÇOS DE CALDAS

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Eliane Aparecida Franco, 912289, 2013/04

Relatório de PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

Relatório Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos apresentados a UTA – Educação Ciência e Tecnologia, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Ana Maria

Centro Associado Curitiba

POÇOS DE CALDAS

2013

Introdução

Foi feito um trabalho de Pesquisa a Prática Profissional, através de três alunas do Centro Universitário Internacional Uninter do curso de Licenciatura em pedagogia, do Polo de Poços de Caldas, onde as mesmas se reuniram para fazer a pesquisa e análise sobre o PPP ( Projeto Político Pedagógico )da Instituição de Ensino (CMDJVS), projeto este que estabelece, a partir de um diagnóstico os príncipios, os objetivos e as ações que direcionam todo trabalho realizado na escola.

Dessa forma, o objetivo principal dessa produção foi aprofundar os conhecimentos sobre PPP, e suas relações com o trabalho pedagógico, observando sua construção e reconstrução diante de uma escola democrática, que precisa deles como norteadores para o trabalho a desenvolver, tendo em vista seu papel social em função da comunidade que atende.

O trabalho também traz reflexões sobre o processo de construção do PPP escolar, assentada em bases democrático participativas, como parte construtiva da afirmação da autonomia das escolas, trazendo elementos relevante da organização da escola, em que enfatiza a sua organização e aprimoramento para a busca da melhoria da qualidade de ensino

Respostas Concedidas pelos Professores

Educação, ensino e pesquisa estão interligadas dentro do processo educacional.

A Pesquisa é importante para a formação e para a ação docente,para aprofundamento e aquisição de novos conhecimentos.

Educação e ensino estão intimamente interligados dentro do processo, ensino-aprendizagem, compreendendo a formação do docente até a relação docente descente no âmbito escolar. É dentro desse contexto que ocorre a troca de conhecimentos e experiências cotidianas.

É através da pesquisa que o docente se põe, não somente como "transmissor", mas também como produtor de conhecimento acadêmico. A pesquisa leva o docente a procurar novos métodos e objetivos de estudo e, assim traçar novos objetivos que levam a sua atualização e melhor preparado para realizar de melhor forma suas atividades enquanto professor.

O material didático é o material de apoio do professor, mas não deve ser o único material utilizado pelo docente, já que o material didático é feito para os alunos como um guia que deve ser complementado pelo professor. O professor deve construir conhecimento com os alunos não se atendo somente ao material didático. Ainda dentro dessa idéia, se deve considerar que o material escolhido seja de boa qualidade, como jogos para todas as disciplinas, quadro, giz, computador, internet,livros didáticos e de histórias infantis, vídeos, cd's e dvd's, tela interativa, bolas, cordas, argolas, colchões e outros.

Todo material citado acima é utilizado durante as aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com