TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Reflexivo Estágio Clinico Uninter

Por:   •  5/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.515 Palavras (19 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 19

Uninter

MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO CLÍNICO

DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL.

DEZINGRINI, Natiele

RU 3633043

Carazinho 2023

Introdução

O presente trabalho é um memorial reflexivo por meio do qual serão relatadas experiências significativas das situações vivenciadas pela aluna do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, durante a realização do processo de avaliação diagnóstica, tem objetivo de retratar a minha trajetória durante o estágio enquanto acadêmica do curso de psicopedagogia, também estão presentes os registros dos aspectos mais singulares do que aconteceu no período do. No relatório, portanto, são encontradas informações gerais: caracterização do campo de estágio; objetivos (geral e específicos); justificativa; plano de estágio; atividades desenvolvidas no estágio e, apresento os relatos dos atendimentos que realizei ao longo desse período.

Por fim, vale esclarecer sobre o objeto deste trabalho, a avaliação diagnóstica psicopedagógica, como sendo um processo cujo a sequência de atos caminham para investigar possíveis dificuldades que são enfrentadas na aprendizagem do sujeito, culminando em um ato final de orientação aos responsáveis propondo instrumentos de intervenção com o intuito de superar os entraves vislumbrados pelo psicopedagogo.

1.Dados Iniciais

1.1. Identificação da Instituição

O estágio clínico foi realizado presencialmente na clínica de desenvolvimento infantil Espaço Singular, situada na rua Avenida Pátria 719 centro, na cidade de Carazinho-RS.

1.2. Dados do avaliando

Nome: A.C.H, data de nascimento: 04/04/2014, está Cursado o 3º Ano do Ensino Fundamental na escola La Salle. Seus pais são Lisiane Carlet Heinrich e Tobias Heinrich.

2. PRÁTICA- AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

2.1. Registro da queixa

Está apresentando falta de atenção, distração, agitação, principalmente na escola.

2.2 Registro descritivo dos encontros realizados.

Anamnese

Foi agendado um horário para a realização da anamnese, os pais relataram que A.C.H foi uma criança muito desejada e esperada, com uma gestação tranquila, sem nenhuma complicação.

A menina nasceu de parto cesárea, com 38 semanas e 2 dias de idade gestacional. Apgar 09/9,5, com peso de 2.625Kg e medindo 44cm. Chorou logo ao nascer e logo foi amamentada por apenas 23 dias. Começou a caminhar com 1 ano e 3 meses. Desde então, a pequena teve o sono agitado, ainda dormindo atualmente no quarto dos pais. Segundo a mãe, A.C.H costuma acordar de madrugada para ser levada ao banheiro, demonstrando medo. Quanto à alimentação, aceitou bem a introdução alimentar aos desde os 5 meses até os dias de hoje ainda usa mamadeira.

A menina começou a falar aos 10 meses e, com 1 ano e 3 meses, interrompeu a fala. Segundo a mãe, quando começou a caminhar, parou de se comunicar verbalmente. A genitora foi orientada a levar a filha em uma fonoaudióloga. Após os primeiros atendimentos, a criança voltou a falar.

Segundo os pais, em casa, A.C.H gosta de brincar com bonecas, celular, jogar futebol, desenhar e pintar, ir a festas, dançar, piscina e sair passear. Interage bastante com os amigos e tem facilidade em fazer amizades. Quando está com adultos é necessário que eles sempre chamem a atenção da menina, do mesmo modo, a pequena gosta de demonstrar que está presente chamando a atenção dos adultos que estão com ela de alguma forma. Começou a frequentar a escola aos 3 anos de idade, não apresentando problemas de adaptação. Nesse momento de sua vida vem apresentando muitos problemas de atenção, agitação e comportamento na escola.

1ª Sessão - EOCA

Sessão Lúdica, para a realização foi apresentado uma caixa com muitos materiais para a aluna, nesta caixa havia: papel A4, papel colorido, lápis, lápis de cor, borrachas, giz de cera, canetas, canetas aquarela, apontadores de lápis, réguas, cola, tesoura, massinha de modelar, papel crepom (cores primárias) e livros, disse á ela que poderia usar como quisesse os materiais disponibilizados. Levantou a caixa e tirou folhas de papel em branco, lápis, lápis de cor e canetinhas, começou a desenhar duas meninas brincando, perguntei a ela sobre o desenho, me relatou que era ela e sua melhor amiga no parque da escola.

Para Visca, a EOCA deve ser uma ferramenta simples que produz resultados. Trata-se de pedir ao sujeito que mostre ao investigador o que sabe fazer, o que lhe foi ensinado a fazer e o que aprendeu a fazer, através de documentos colocados sobre a mesa, após o investigador comentar o seguinte: “este material é para que você o use se precisar para mostrar -me o que te falei que queria saber de você”. (VISCA, 1987, p. 72).

Trabalhamos com alguns jogos lúdicos, o que fez a menina perder um pouco da timidez, jogamos dominó, e fizemos algumas atividades do jogo de 7 erros, a aluna demorou um pouco para encontrar alguns erros do jogo, então pedi para que ela olhasse com atenção as imagens, e logo após conseguiu concluir a atividade.

2ª Sessão - Provas Operatórias Piagetianas

Para o desenvolvimento das provas Piagetianas, foram utilizadas as atividades de conservação de pequenos conjuntos de elementos. Separei 6 fichas vermelhas e 6 fichas azuis, pedi que escolhesse as fichas dela, ela escolheu a cor vermelha então peguei as minhas fichas na mesma quantidade da aluna. Pedi para que ela fizesse uma sequência com as fichas, fiz a mesma sequência dela, então perguntei a ela se havia a mesma quantidade de fichas, ela me respondeu que sim.

Logo após fizemos uma fila maior com a cor vermelha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com