TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória do Percurso Formativo

Por:   •  15/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

MEMÓRIA DO PERCURSO FORMATIVO

PACTO BA 2017

"Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos."


Friedrich Schiller.

Eu, LARISSA SOUZA DE ANDRADE, declaro para os devidos fins da educação escolar que sou uma educadora sonhadora, pois sempre sonhei em viver uma educação feita com responsabilidade, compromisso e amor. Não sonhei por sonhar, mas sempre lutei para tornar o meu sonho realidade. Neste momento abro o meu coração para falar sobre uma oportunidade única que a Secretaria Municipal do meu município, Belmonte, me possibilitou quando aderiu ao Programa Pacto Estadual pela Educação – PACTO BA, Programa este que trouxe como proposta garantir a alfabetização com letramento a todas as crianças no ciclo inicial dos três primeiros anos do ensino fundamental. A Proposta Didática do PACTO BA é a de Alfabetizar Letrando, um desafio da Bahia, para Belmonte refletir, estudar, criticar e colocar em prática com o intuito de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade.

Assim, aceitei a missão atuar como Coordenadora Pedagógica e formadora do Programa PACTO BA neste ano 2017, uma experiência totalmente nova para mim, que nunca tinha atuado como tal.

Quando a Proposta chegou à Secretaria Municipal de Educação eu fiquei um tanto que receosa, por nunca ter trabalhado com o Programa e também porque já estávamos encerrando a II unidade. Mas como não sou de fugir de desafios fui em busca de uma nova aprendizagem e então resolvi estudar a Proposta Didática do programa. Confesso que fiquei feliz quando analisei a proposta e me deparei com o material didático ofertado ás turmas de Primeiro e Segundo ano do ciclo de alfabetização, enxerguei ali mais um recurso para ampliar as possibilidades de avanços na educação do município. Entretanto, muitos foram os entraves que nortearam a execução do Programa neste ano de 2017. As dificuldades vieram de muitos lados e impossibilitaram que as atividades ocorressem conforme o programado e desejado.

Iniciamos as formações do Pacto Estadual pela Educação que, excepcionalmente este ano, teriam como público-alvo apenas os Coordenadores Pedagógicos Escolares que teriam como responsabilidade: orientar os professores quanto à organização didática do material e a sua utilização; vivenciar rotina didática e orientar o planejamento das atividades alfabetizadoras de acordo a proposta pedagógica do Programa.

Então começou a minha preocupação com os professores alfabetizadores que não conheciam o programa e com a formação de professores que não aconteceria este ano.

Eu vejo que o grande entrave para o PACTO BA no município durante este ano de 2017 foi financeiro. O que inclusive inviabilizou a minha participação efetiva nas formações, uma vez que na maioria das vezes a minha participação nas mesmas dependia da disponibilidade de recursos próprios para as despesas com deslocamento e alimentação, o que também se refletiu nas formações locais com os coordenadores pedagógicos escolares e fator primordial para o município não ter ofertado as formações para os professores alfabetizadores, uma vez que neste formato de formação os custos seriam muito mais elevados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com