TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado da pedagogia e a pedagogia de mercado

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

O mercado da pedagogia e a pedagogia de mercado:

Reflexos do neoliberalismo sobre a educação.

        Com a expedição de Tomé de Souza, chegaram os primeiros professores aqui no Brasil, onde eram religiosos e liderados pelo Pe. Manoel da Nóbrega, afirmando que os professores tinham uma tríplice missão: domesticar os índios, ensinar as primeiras letras para os filhos dos colonos e impdedirr a chegada do protestantismo à Colônia portuguesa da América Latina.

        A educação bancária, nome dado pelo Paulo Freire, foi uma educação na qual os índios, os brasileiros autóctones deveriam ter recebido, assim teriam sido os índios a serem os primeiros a serem formados para o exercício de uma prática produtiva, para os colonizadores. Dom José I, teve seu primeiro ministro que foi conhecido mais tarde como Marquês de Pombal, irá dar princípio  a uma reforma abrangente em Portugual a fim de colocar assim o Reino Português sobre os trilhos do progresso. Essa reforma de Pombal chega no Brasil em 1763, com a criação das Aulas Régias.

        Assim que foi criada a primeira escola de formação para o magistério, começou a preocupação com a formação de professores, onde aos poucos o capitalismo periférico começou a dar os primeiros passos no Brasil. Com a iniciativa de Nicolau de Araújo Vergueiro, em meados do século XIX começou a vinda de imigrantes europeus para a indústria e no comércio.

        O liberalismo conservador, começa a estimular cursos de formação de professores após a Proclamação da República. Houve também grandes mudanças, como a escola normal que precisava ser reformada para atender aos tempos republicanos.

        Prudente de Moraes Barros e Rangel Pestana, foram os idealizadores para que São Paulo desse o ponta pé inicial para a reforma da escola normal. Cada um dia um cargo na reforma da escola normal, Caetano de Campos ficou encarregado de operacionalizar a reforma, onde convida Miss Marcia Browen para reconstruir a escola normal de São Paulo. Portanto, os dirigentes republicanos no início do novo regime pensavam em formar professores afinados com a prática tendo como base metodológica a indução operacionalizada pelas lições de coisas.

        Entretando as ideias positivistas presentes nas legislações educacionais, onde foi instalada no seio do poder republicano recém nascido. Porém o positivismo na forma do neoliberalismointervém na educação e a coloca em uma posição estratégica em seu projeto de hegemonia.

        À educação a distancia, à educação técnica/profissionalizante, à busca pela qualidade, entre outras, são sinais ao darem uma ênfase às avaliações das políticas educacionais neoliberais. Portanto, o dinheiro para a educação no Brasil é o primeiro a sofrer os cortes no orçamento, assim os fins da educação está cada vez mais distorcido.

        Contudo, a educação torna-se cada vez mais uma mercadoria, essa educação como mercadoria é então, mais um produto pelo qual as pessoas têm que lutar para obter uma boa formação, para assim conseguirem uma maior chance para conseguir um bom emprego. O neoliberalismo obriga o povo, a responsabilidade total pela própria formação, continuada e pela própria competência para atuar no mercado de trabalho. A falta de trabalho digno e educação tem como consequência no neoliberalismo a violência, e instala-se na cultura do país o medo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com