TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da artes na educação

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME: Ângela Cristina Gregório da Silva      RA:6556291641

Letícia Vital de Andrade                                   RA:7122511669

Vanessa Duarte Barbosa                                  RA:6398263942

Atividade de Arte, Recreção e Criatividade

São José dos Campos,SP

2015  

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Atividade de Arte, Recreção e Criatividade

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de_Arte,Recreação e Criatividade do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Alexandra

São José dos Campos,SP

2015

Introdução

A Arte desenvolve várias áreas do conhecimento, faz com que a criança se liberte da timidez e se prepare para interação na sociedade, são importantes para o desenvolvimento da criança, com o trabalho do professor mediando e criando situações para um resultado proveitoso de aprendizagem, preocupado em oferecer um ambiente e matérias adequados, onde a criança encontre desafios e acolhimento para se desenvolverem usando as várias formas de linguagem, de expressão, como: a dança, música ou artes visuais, facilitando sua comunicabilidade e ajudando-a a criar outras formas de linguagens, ajudando a transformar conhecimentos em emoções.

Relatos das minhas memórias escolares

Comecei a estudar com sete anos de idade, em uma escola da rede estadual                perto de casa , lembro de que minha professora gostava de fazer alguns passeios com os alunos. Como era uma região pequena, que todos nós conhecíamos, era super divertido este tipo de recreação, pois nos desenvolvíamos socialmente, compartilhávamos experiências, nos comunicávamos, além de reforçar os laços de amizade.  

Em sala de aula, a professora trabalhava muito a relação com a família, nas datas comemorativas, como por exemplo, o dia das mães, ela reunia alunos e mães contava  histórias e outras experiências. Lembro-me que certa vez, ela contou a história dos 3 porquinhos, depois pediu para as mães e os filhos juntos,reproduzirem a história através do desenho, sendo que os mesmos foram expostos no mural da escola.

Quando eu estava na 5º série, eu me lembro que a minha professora, ensinava aos alunos, vários trabalhos de artesanato em madeira e objetos de argila, como vasos, estátuas, etc. Com palitos de sorvete, fazíamos alguns objetos como porta-lápis, alguns enfeites e quadrinhos de parede.

Na 6º série, utilizávamos muito a sucata, para fazer alguns brinquedos folclóricos e sempre quando concluíamos os trabalhos, era feita uma exposição para os pais e a comunidade.[pic 3]

Na 7º série, realizamos algumas peças de teatro, dramatizando alguns contos de fada, sendo que a professora sugeria que mudássemos algumas partes da história, tornando-a mais criativa e interessante.

Reflexão

Acreditamos que estes modelos vivenciados pelos integrantes do nosso grupo, favoreceram o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos, pois desenvolveram em nós, a parte intelectual, capacidade de pensar e transmitir o pensamento, comunicação entre mães e filhos, cooperação, além do divertimento.

A infância é uma fase muito interessante, tudo é novidade e descobertas, tudo é maravilhoso, o mundo das crianças se torna um contos de fadas, tudo é diferente conforme vão descobrindo as coisas. As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar, é assim que elas se expressam, utilizando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o inusitado, o novo, o diferente. As crianças revelam-se por meio de manifestações expressivas, cabendo aos professores oportunizar a elas, momentos de criação, compreensão, imaginação e ressignificação. É fundamental que o professor observe os limites da criança na arte de desenhar e compreenda também a importância de a criança criar seu desenho e titulá-lo livremente, sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim, que estes modelos prontos interfiram no imaginário da criança. Durante a educação infantil, elas darão os primeiros passos para a aprendizagem como a linguagem da arte, um mundo novo, o que importa a elas é o brincar aprendendo, elas sentirem prazer em desenhar, pintar, recorte e colagem.  

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

Arte é a expressão da vida, que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o individuo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites, tornando-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas. O uso da Arte na Educação aponta para um cenário em que as respostas moldadas e impermeáveis não podem mais ser seguidas por pontos finais. Devem sim, serem levadas para “seres humanos pensantes”, que possam reconstruí-las e adaptá-las às suas realidades e às suas necessidades. A Arte na Educação, busca a intensificação do interesse por novas criações, pela reflexão e pelo desenvolvimento de uma capacidade crítica, visando a formação de sujeitos ativos e autênticos Hoje, encontramos arte nas ruas, museus, embalagens, propaganda comercial, em todos os lugares. O contato com diversas formas de expressar arte é de possibilidades infinitas, pois vida é arte, através do cotidiano, da cultura de um povo, uma época, que sente, que pensa dentre outros fatos significativos ou não que provocarão os artistas a questionarem e manifestarem com total liberdade de seus anseios, pensamentos e vivências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (106.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com