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Metodologia e Prática de Ensino da Arte Educação I

Por:   •  30/8/2015  •  Dissertação  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  930 Visualizações

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 Baseando nesse texto como posso responder as questões

Como estudamos na aula anterior a Proposta do Parâmetro Curricular Nacional para a Arte na educação básica foi profundamente influência pela Proposta Triangular. Nós vamos observar a tabela abaixo: DBAE Arte Educação como Disciplina PROPOSTA TRIANGULAR PCNs Parâmetros Curriculares Nacionais (Hamilton, Barkan, Eisner déc 60 -Inglaterra/EUA ) (Ana Mae Barbosa – déc. 80 -Brasil ) (MEC-1999/Brasil) História da Arte História da Arte Contextualização Crítica da Arte Leitura da Imagem Apreciação Estética Produção Artística Fazer Artístico Produção Artística Fonte: BERNARDO, Valeska. Releitura não é cópia: refletindo uma das possibilidades do Fazer Artístico1 . Ela nos apresenta a relação de influências que o DBAE manteve sobre a Proposta Triangular e que esta, por sua vez, teve sobre a criação da proposta dos PCNs. Segundo Bernardo: O DBAE baseia o seu conteúdo em quatro disciplinas interelacionadas: História da Arte, Crítica de Arte, Estética e Produção Artística. Na adaptação feita para o caso brasileiro da Proposta Triangular, Crítica de Arte e Estética transformaram-se em Leitura da Imagem. Os Parâmetros 1 BERNARDO, Valeska. Releitura não é cópia: refletindo uma das possibilidades do Fazer Artístico. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2534. Último acesso em julho 2014. UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS Núcleo de Educação a Distância METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ARTE EDUCAÇÃO I2 Curriculares Nacionais divulgados pelo MEC, em 1999 no Brasil, ampliou de Leitura da Imagem para Apreciação, de História da Arte para Contextualização e de Fazer Artístico para Produção Artística. (BERNARDO) 2 . Sobre a contextualização essa autora nos explica: Portanto, temos assim correspondente à História da Arte, à Contextualização, ou seja, analisar uma imagem no contexto em que foi produzida, e de que maneira esta se relaciona com nosso contexto atual. Analisamos desse modo através das imagens, os aspectos culturais, históricos e sociais que permeiam a produção de determinada imagem. Sendo assim, na Proposta Triangular, “a História da Arte, não é tratada numa abordagem puramente cronológica e sim contextualiza o artista e sua obra no meio sócio cultural”3 . (BERNARDO) 4 Em relação à leitura de imagem temos também: Na Leitura da Imagem – Apreciação, que derivou da Crítica de Arte e Estética (DBAE), destacamos “as habilidades de ver, julgar e interpretar as qualidades das obras, compreendendo os elementos e as relações estabelecidas no todo do trabalho”5 . O aluno deverá estabelecer uma leitura não apenas formal, restrita a imagem em si, mas também deverá ser capaz de julgar e interpretar esta imagem, onde entraria, portanto a Crítica e a Estética. Apreciar o todo, o contexto, estabelecer uma experiência estética que transcende o objeto, a obra, a imagem lida. E a cada nova leitura irão surgindo novas e diversificadas interpretações, pois não existe uma leitura única e correta sobre uma imagem, mas sempre existirão múltiplas leituras possíveis. (BERNARDO) 6 2 Idem. 3 PILLAR, Analice. O Vídeo e a Metodologia Triangular no Ensino da Arte. Porto Alegre: UFRGS: Fundação IOCHPE, 1992, p. 10. 4 BERNARDO, Valeska. Releitura não é cópia: refletindo uma das possibilidades do Fazer Artístico. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2534. Último acesso em julho 2014. 5 PILLAR, Analice. O Vídeo e a Metodologia Triangular no Ensino da Arte. Porto Alegre: UFRGS: Fundação IOCHPE, 1992, p. 10. 6 BERNARDO, Valeska. Releitura não é cópia: refletindo uma das possibilidades do Fazer Artístico. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2534. Último acesso em julho 2014. UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS Núcleo de Educação a Distância METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ARTE EDUCAÇÃO I3 O terceiro eixo que completa o tripé de ações esperadas para o ensino/aprendizagem da arte é o fazer artístico sobre o qual Bernardo acrescenta: No Fazer Artístico – Produção Artística, o aluno é colocado em contato com o processo de criação, de uma imagem, de uma obra, podendo assim aprender sobre os diferentes aspectos que envolvem este processo, como seleção de materiais a serem utilizados, escolha do tema, da técnica entre outros. Ele agora poderá traduzir plasticamente o que não comporta apenas em palavras ou gestos, ao colocar suas vivências, suas interpretações no trabalho produzido. (BERNARDO)7 Podemos então sintetizar que segundo a proposta do PCN há três eixos de experiências que devem orientar o ensino/aprendizagem da arte. São elas: o fazer (ou prática da arte), a apreciação da arte (também reconhecida como leitura) e a contextualização da arte, sendo que cada um desses eixos requer uma atitude e uma organização particular por parte do professor . O PCN apresenta que: Cada tipo de conteúdo da área pode ser ensinado nos três eixos da experiência de aprendizagem significativa do estudante de arte, quais sejam: a experiência do fazer, a experiência do apreciar e a experiência do contextualizar. (BRASIL. PCN - Arte, 3o. e 4o. ciclos, 1998) Para indicar essa necessidade de planejamento e organização por parte do professor o PCN esclarece: Entretanto, cada tipo de conteúdo demanda modos de ensino e aprendizagem distintos. Por exemplo, a aprendizagem de conceitos como Modernismo, Barroco ou Expressionismo requer que o aluno reconstrua esses conceitos em interações sucessivas, pesquise, escute narrativas, participe da fruição de obras, execute trechos escolhidos de obras musicais desses 7 Idem. UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS Núcleo de Educação a Distância METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ARTE EDUCAÇÃO I4 períodos, faça leitura de textos etc. (BRASIL. PCN - Arte, 3o. e 4o. ciclos, 1998) Dessa forma o PCN apresenta a necessidade de que as aulas tenham orientações múltiplas, que intercalem momentos de aprendizagem por meio da experiência, da pesquisa, da leitura, da interação com conteúdos teóricos e práticos de formas diferenciadas: A aprendizagem de um fato se dá de outra maneira e requer memorização; entretanto, não se trata de memorização mecânica, e sim compreensiva, pois o aluno correlacionará o fato a conceitos e outros conteúdos a ele relacionados. Por exemplo, a I Bienal de Arte de São Paulo ocorreu em 1951. Tal fato será assimilado compreensivamente quando o aluno relacioná-lo, por exemplo, à polêmica do realismo x abstracionismo, conceito de produção internacional de arte contemporânea e continuidade dessas mostras até hoje. (BRASIL. PCN - Arte, 3o. e 4o. ciclos, 1998) A partir dessas diretrizes o PCN indica que é necessário que a aprendizagem tornese significativa para o estudante e que ele ganhe progressivamente autonomia para orientar sua aprendizagem e relacionar os conteúdos entre si e também com a realidade que o circunda. Essa diferenciação entre tipos de conteúdos e formas diferenciadas de aprendizagem pede que o professor crie diferentes orientações, inove na organização do espaço e ofereça diretrizes claras para assegurar a aprendizagem de cada conceito, de cada expressão, de cada processo. Então fazer e pensar, analisar e fazer, pensar e pesquisar são os lados que compõem as moedas que organizam o ensino: A aprendizagem de um procedimento, por outro lado, se dá pelo fazer. É papel do professor garantir situações para a execução de procedimentos. Por exemplo, fazer e desfazer maquiagem envolve cuidados na escolha, aplicação e retirada UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS Núcleo de Educação a Distância METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ARTE EDUCAÇÃO I5 das tintas. Fazer uma xilogravura envolve manipulação cuidadosa das goivas para proteger o corpo. (BRASIL. PCN - Arte, 3o. e 4o. ciclos, 1998)

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