TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Ensino de Arte e Movimento: Corporeidade

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”

ARARAQUARA - SP

 2015

TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICO SUPERVISIONADO

                                                                       Trabalho de Atividade Prático Supervisionado apresentado ao curso de Pedagogia, da Universidade UNIP, como parte dos requisitos da disciplina de Metodologia do Ensino de Arte e Movimento: Corporeidade

ARARAQUARA – SP

2015

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................... 4

Desenvolvimento...............................................................................................5

Conclusão..........................................................................................................9

Bibliografia.........................................................................................................9

Introdução

A arte faz parte da nossa vida, todos nós de alguma forma somos ligados a ela. De acordo com o PCN de Arte: “o nosso senso artístico flui de uma forma especial e significativa. ”

A Arte está presente em todos os lugares, nos nossos lares, nas escolas, nas salas de aulas e até nos lugares que menos imaginamos, no entanto, apesar de ser tão presente é pouco valorizada.

Atualmente o preconceito com os artistas plásticos, dançarinos, atores e escultores ainda são grandes, até mesmo o ensino da Arte nas escolas municipais e estaduais deixam muito a desejar, haja vista o tempo mínimo dedicado a essa matéria, o material escasso e pouco preparo dos professores.

Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, “a Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. ”

Portanto, neste trabalho mostraremos a importância da arte. Através da obra de Euzânia Andrade e do seu percorrer artístico.

Desenvolvimento

A artista Euzânia Andrade visitou a Universidade Paulista com algumas de suas obras, ás 19:30 horas do dia 19 de outubro de 2015, para que os alunos do 4° Semestre de Pedagogia, analisassem as esculturas, conhecessem o seu trabalho e um pouco de sua vida pessoal.

Euzânia Andrade é uma artista plástica que atualmente mora em Araraquara e faz esculturas e obras para o Sesc, formada pela Universidade Federal de Uberlândia em: Comunicação Visual, Desenho e Plástica e Educação Artística. Além do seu trabalho artístico é professora na Universidade Paulista de Araraquara, foi secretaria municipal da cultura de Araraquara do ano de 2009 até 2012, também foi presidente da FUNDART (fundação de arte e cultura de Araraquara) nos anos de 2011 e 2012, participou de várias exposições coletivas e individuais, tendo sido premiada em diversos salões.

Suas obras abrangem pinturas, esculturas e quadros, sua inspiração nasce de dentro para fora e muitas vezes sem explicação, gosta de analisar as religiões e às vezes um trabalho pode levar meses de construção.

Afirma gostar de trabalhar sozinha, no entanto, em algumas obras é necessária a ajuda de outros, por exemplo, as esculturas que necessitam ser levadas ao forno.

A artista plástica criou uma série que nos apresentou com várias esculturas chamada: “Fragmentos”

Euzânia diz que esta série caracteriza momentos de sua trajetória de vida e consciência de mundo. Cada parte tem sua história e representa um sentimento, mas também se completa simbolicamente a todo o conjunto. Partes que são memorias, recortes de história reencontradas no exercício de pensar colocados em ação na obra de arte.

Cada obra está transvestida de características da própria vida. São recortes impressos em linguagem, sinais perdidos no horizonte marcados e registrados pelo tempo no metal e no barro. É uma busca interna, no fundo das gavetas, as lembranças, as histórias escondidas, carregadas de sentimento.

A artista Euzânia Andrade nos contou um pouco da vida de uma grande artista fonte de suas inspirações, que é Frida Kahlo, uma mulher marcante que escolheu viver com intensidade um amor cheio de defeitos, em suas obras as flores estão ilustradas apaixonadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com