TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ARTES E MOVIMENTO: CORPOREIDADE

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.097 Palavras (17 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]UNIVERSIDADE PAULISTA

NOME: Maria Paula                              R.A D07461-0

NOME: Mariana Magalhães                  R.A D0782j-9

NOME: Sabrina Bornal                          R.A C77Ajf-1

PORTFÓLIO DE ARTES

Disciplina: METODOLOGIA DE ARTES E MOVIEMNTO: CORPORIEDADE

Professora: RITA DE CASSIA GIOVANELI

SÃO JOSE DOS CAMPOS

2017

Tema: Folclore Brasileiro

[pic 2]


PRECISA FORMATAR O TRABALHO DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT, PARAGRAFO, ENTRE LINHAS E JUSTIFICADO.

Introdução.

Esse trabalho sobre folclore foi orientado e direcionado a séries iniciais do ensino fundamental. COM QUAL OBJETIVO?

ESTA PARTE DA DEFINIÇÃO DE FOLCLORE TRANSFORME EM TEXTO.

O folclore é:

  • A fonte de inspiração para todas as artes;
  • A cultura popular;
  • Conjunto de tradições;
  • Conhecimento das crenças de um povo, expressas em lendas, canções, costumes, festas, literatura popular e danças objetos e trajes.  

[pic 3]

DESTA PARTE INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA ESTA COMO PARTE FUNDAMENTADA E PODE SER BEM RESUMIDA E DEIXAR TUDO COMO INTRODUÇÃO

Folclore Brasileiro:

O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendascontosprovérbioscançõesdançasartesanatojogosreligiosidadebrincadeiras infantis, mitosidiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a INTERNET. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

 As vantagens de se trabalhar folclore brasileiro nas escolas de todo pais.

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequência dos acréscimos da coletividade. "Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou." (Marcelo Xavier). O folclore e a cultura popular sempre estiveram presentes nos programas e conteúdos escolares. De um jeito formal ou de forma transversal, sempre há um espaço na educação para se tratar desse assunto.

Devido à complexidade que a vida humana, em sociedade, vem assumindo, a escola substitui a família como agente de troca da mais notável mercadoria do mundo – a cultura. Cultura, como nós a entendemos, diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais: a língua, as regras de convívio, o gosto, o que se come, o que se bebe, o que se veste vão formando aquilo que é próprio de um povo.

Em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver e rezar, que vão se modificando de lugar para lugar, e a toda hora, não podemos falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam. Será que já paramos para pensar, por exemplo, quantas nações indígenas nós temos? E das culturas africanas que para cá vieram não foi uma nação, mas foram muitas a formar o que chamamos de cultura afro-brasileira.

E os portugueses, foram os únicos? Na verdade, foram muitos os povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, expressões, jeito de ser e crer, que vieram para cá e, misturados aos diferentes povos indígenas e africanos, ajudaram a formar um país plural e de muitas culturas.

A cultura popular é tudo isso bem misturado e refletido nos muitos jeitos de ser do brasileiro.

Diante de tudo que apontamos, será ainda possível falar de educação sem integrá-la à questão cultural? Certamente não. E é não porque a educação é resultado das práticas culturais dos grupos sociais. O próprio processo de ensinar e aprender revela essas práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com