TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Aplicadas no Ensino de Físico-Química

Por:   •  22/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.279 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

[pic 1][pic 2]

CAMPUS SÃO LUIS – MONTE CASTELO

DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ISMAEL HONES BERNARDES FILHO

METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA

São Luís -MA

2019

RESUMO

A disciplina de físico-química é vista por muitos alunos do ensino médio como uma matéria difícil, que exige uma habilidade acima da média para decorar conceitos, interpretar e responder as questões, principalmente as que envolvem cálculos. O mundo microscópico da química não parece bater com o mundo macroscópico do cotidiano por muitos deles. Visto todas estas dificuldades, é importante adotar metodologias de ensino que despertem o interesse do aluno e mostre que os conceitos visto em físico-química estão presentes em seu cotidiano. Este trabalho, é uma pesquisa bibliográfica de metodologias aplicadas em salas de aula que deram muito certo, maximizando o processo de ensino-aprendizagem, a cognição, motivação e na tomada de decisões no cotidiano do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: físico-química, metodologias, ensino-aprendizagem.

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

2.1        O uso de analogias no ensino do equilíbrio químico        4

2.2        Modelagem e analogia no ensino do equilíbrio químico        4

2.3        Contextualização no ensino do equilíbrio químico        5

2.4        Utilização de jogos como facilitador do ensino de físico-química        6

2.5        O estudo da entropia com enfoque na história da ciência        8

2.6        Aprendendo termoquímica através da construção de um calorímetro        9

2.7        Mapa conceitual como ferramenta para o ensino da termodinâmica        10

2.8        O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de físico-química        11

3        CONCLUSÃO        13

4        REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Muitas são as dificuldades no aprendizado de química, principalmente quando é voltada para a físico-química, na qual exige dos alunos uma interpretação das questões junto com um desenvolvimento matemático. É arriscado afirmar que as escolas possuem um enfoque tradicional na educação, pois coexistem diferentes tipos de tradições (POZZO e CRESPO, 2009). Já alguns autores afirmam que existe a metodologia tradicionalista (SCHNETZLER, 2002), onde para ensinar basta saber um pouco do conteúdo e utilizar algumas técnicas pedagógicas, havendo apenas transmissão de conteúdo, sem a contextualização.

 O grande desafio diante disso é buscar diferentes estratégias para que o aluno do ensino médio compreenda os conceitos estudados em físico-química e saiba aplicá-los em sua vida (KLEIN et. al, 2017). Segundo Chassot (2004), é a partir do interesse do aluno, que o conteúdo deixa de ser algo distante e abstrato, para se tornar algo realmente útil em sua vida. No decorrer deste trabalho, serão vistas algumas metodologias de ensino voltadas para assuntos da físico-química, cujo objetivo é maximizar o processo de ensino e aprendizagem.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. O uso de analogias no ensino do equilíbrio químico

Os conceitos relacionados ao equilíbrio químico são considerados por muitos autores como alguns dos mais problemáticos para o ensino e a aprendizagem. (MACHADO, 1996). Para isso é necessário um esforço de interiorização e visualização para promover a aprendizagem efetiva dos conceitos, e uma das maneiras de se obter este objetivo é o uso das analogias (OLIVEIRA e NETZ, 2006).

O uso de analogias possibilita uma relação entre conceitos prévios e os conceitos desconhecidos, pelos quais o aluno é levado a diminuir as resistências aos novos conceitos e reestruturar suas informações (OLIVEIRA E NETZ, 2006).

Segundo Oliveira e Netz (2006) em seu trabalho “o uso de analogias no ensino do equilíbrio químico” aponta que uma turma que as analogias foram somadas com as aulas tiveram um desempenho melhor em relação a outra turma que não teve o uso de analogias. Algumas das analogias utilizadas, se encontram na tabela 1 abaixo:

Tabela 1 – lista de figuras da apostila com analogias

Autor

Conceito

Apresentação

Ricardo Feltre

Equilíbrio dinâmico

Analogia – Evaporação d’água em frasco fechado

Ricardo Feltre

Desequilíbrio e Equilíbrio

Analogia – Boneco João-Teimoso

Lembo

Estado de equilíbrio químico

Analogia – Atleta correndo em esteira ergométrica

Ricardo Feltre

Deslocamento do equilíbrio químico

Analogia – Vasos comunicantes

Fonte: Oliveira e Netz (2006)

Sabe-se que o uso de analogias como recurso didático auxilia professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, tornando acessível os conceitos complexos e contribuindo para a contextualização significativa.  

  1. Modelagem e analogia no ensino do equilíbrio químico

Algo importante é estimular que os alunos construam suas analogias. Para Clement (2008), acredita que o envolvimento dos alunos no processo de elaboração e revisão de suas próprias analogias pode contemplar um ensino de ciências mais autêntico, o qual vai além de um foco nos conceitos científicos para incluir e realçar as práticas investigativas do fazer ciência, o desenvolvimento do raciocínio analógico, da criatividade e da imaginação dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (481.4 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com