TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Avaliçao Descritiva Educação Especial

Por:   •  19/2/2022  •  Abstract  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

Atendendo a Portaria 1625/2021 que orienta a avaliação descritiva para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, seguem as considerações quanto ao processo de ensino aprendizagem da estudante NOME DO ALUNO no ano letivo de 2021. É aluna desta unidade escolar desde metade do ano de 2020, diagnosticada com laudo médico como portadora de Transtorno do Espectro Autista(TEA ) nível 2 a 3.

Considerando as atividades propostas no período de aulas presenciais (tempo escola) e as atividades não presenciais (tempo casa) no primeiro semestre letivo e as aulas 100% presenciais no segundo semestre, a estudante realizou as atividades propostas apresentando devolutivas que demonstram alguma evolução em sua aprendizagem. Quanto à assiduidade a estudante frequenta regularmente as aulas. Possui autonomia para atividades de autocuidado como higiene e alimentação. Nas relações interpessoais, a estudante demonstra compreender as regras e rotina da escola, quase sempre seguindo as orientações dos professores. Apresenta dificuldade de comunicação devido a disfemia, mas já é notável sua evolução na maneira de expressar vontades e sentimentos, com colegas às vezes demonstra agressividade em situação de conflito. Compreende a solicitação dos adultos, mas tem dificuldade de cumprir algumas solicitações e regras, principalmente em atividades fora da sala de aula (ginásio de esportes e demais dependências do colégio). Mariane tem dificuldade de memorização e necessita de auxilio constante em exercícios de repetição. É participativa e cooperativa nas atividades de sala de aula.

Considerando as atividades desenvolvidas ao longo do percurso formativo deste ano no processo de alfabetização/letramento, a estudante está desenvolvendo as habilidades e compreendendo os objetos de conhecimentos trabalhados neste ano. Ainda não escreve espontaneamente ou por ditado palavras e frases de forma alfabética. Sua escrita é pré -silábica sem valor sonoro. Precisa desenvolver a compreensão e leitura de palavras, frases, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, canções, rimas e aliterações. Utiliza grafia das letras maiúsculas e minúsculas em seus registros, porém necessita melhorar sua atenção, organização e capricho no caderno e atividades.

Quanto ao processo de ensino aprendizagem da matemática, a estudante necessita desenvolver as habilidades e compreensão dos objetos de conhecimento trabalhados no ano: Comparar e ordenar os números naturais até 999, resolver e elaborar problemas de adição e subtração sem reserva, envolvendo números de até três ordens com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando estratégias pessoais. Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. Indicar a duração de intervalos de tempo, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário. Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) e figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. A aluna conta sem auxilio até o número 20, realiza contas de adição e subtração após demonstração do segundo professor, possui uma maior facilidade de compreensão em contas de adição. Sua raciocino lógico está em desenvolvimento, porém já compreende após demonstração. Tem dificuldade em compreender a diferença de antecessor e sucessor.

Nas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com