TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicalização infantil

Por:   •  24/11/2016  •  Artigo  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Andréia Longue dos Santos RA 60505

Patrícia Silva dos Santos RA 60527

Profª. Orientadora Ms.Eliane Buzon  

RESUMO

 Neste artigo vamos concentrar-nos sobre o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança, apresentar também reflexões sobre a música na educação infantil, mostrando assim a importância e sua influencia. Abordaremos um pouco sobre a música em diferentes ambiente, sua contribuição na educação e as inteligências múltiplas de acordo com Howard Gardner, na musicalização. A importância da musicalização e da musica na educação infantil, pois elas são um ótimo instrumento para que os professores utilizem em sala para ajudar na alfabetização; falaremos um pouco sobre a musica em diferentes ambiente neste sentido ela pode ser usada em diversas ocasiões trazendo diversos conhecimentos e sentimentos; no caso das inteligências múltiplas esta nos mostra que todo ser humano possui suas habilidades. Ao final de nosso trabalho, apresentamos sugestões para pais e adultos responsáveis pela educação da criança para que usem esses recursos através de jogos, brincadeira visando assim ter um contato agradável e saudável dessa forma ensiná-los com a linguagem musical que é uma maneira diferente e divertida de se ensinar.

PALAVRAS – CHAVE: Criança. Música. Desenvolvimento social.

INTRODUÇÃO

No estágio percebemos que a música era pouco utilizada como ferramenta de trabalho no processo de alfabetização. Temos como objetivo mostrar para a criança o prazer de ouvir e fazer música, utilizando a mesma como um poderoso instrumento que desenvolve na criança a sensibilidade e qualidades como: a concentração, coordenação motora, sociabilização, acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, disciplina pessoal, o equilíbrio emocionais e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.

A música e a musicalização influencia no desenvolvimento e aperfeiçoamento da criança na socialização, alfabetização, inteligência, capacidade de inventar, expressar, na coordenação motora, percepção sonora e espacial, raciocínio lógico, matemático e estético.

Na educação a música pode ser usada como facilitadora do processo de ensino aprendizagem e torna-se um instrumento para deixar a escola mais alegre e receptiva. Com o conhecimento musical o aluno entra em contato com varias culturas, dessa forma se tornando um ser critico e reflexivo.

Nosso artigo esta dividido em seis partes:

  • A música
  • A musicalização
  • Musica em diferentes ambiente
  • Inteligências múltiplas e suas influências na música
  • O papel da música na educação
  • Sugestões para os educadores

O que é a música?

Desde o começo da existência do ser humano, ele sente a necessidade de se comunicar e usa varias expressões de linguagem escrita, falada, corporal, a plástica e a musical.

A música está presente em vários momentos de nossas vidas como para dançar, adormecer, exaltar e ela sempre esteve presente no cotidiano das pessoas.

A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para adormecer, música para dançar, para chorar os mortos, para conclamar o povo a lutar, o que remonta à sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais. (RCNEI, Brasil, 1998,pg.47)

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, fala que o trabalho com a música tem como objetivo oferecer oportunidades e capacita as crianças de 3 a 6 anos, em:

• ouvir, perceber, diferenciar sons diversos;

• brincar com música, criar, reproduzir e imitar;

• expressar, explorar, identificar, interagir e ampliar o conhecimento do mundo;

• expressar sensações, sentimentos e pensamentos.

A música deve ser trabalhada com as crianças no sentido de sensibilizar, observar, ouvir e refletir sobre os diferentes sons que o cercam, seja ele na natureza ou produzidos pelo homem. É importante fazer com que as crianças percebam que os sons lhes provocam certas sensações como o medo, a alegria e apreensão, etc..., para que assim elas possam construir o conhecimento da música como uma linguagem necessária para interpretação do mundo onde vive.

A música é a combinação de sons e é considerada uma arte. É conhecida como prática cultural, caracterizando as cidades, estados e países.

Citaremos agora alguns exemplos de estilos músicas de casa região:

- O lundu, origem negra;

- O Cateretê, origem indígena;

- A Modinha, origem portuguesa;

- O repente, origem nordestina;

- O forró, o samba, e a música sertaneja vêm sofrendo mudança ao longo dos anos em cada região que é reproduzida.

A música é composta por:

Som – Vibrações, produzidas através de materiais que tenha massa e elasticidade.

Ritmo – é o desenvolvimento de uma frequência estereotipada e que origina diferentes sons, longos ou curtos.

Melodia – é a composição de sons e silêncios, formando o ritmo.

Harmonia – é a combinação simultânea de sons e melodia.

O que é Musicalização?

É uma ferramenta utilizada principalmente na pré-escola para o inicio da alfabetização voltada ao desenvolvimento da criança.

De acordo com Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a música é importante para que a criança tenha formação de hábitos, atitudes e comportamentos, para o trabalho com datas comemorativas, memorização de conteúdos como letras e números, por exemplo, na hora da escovação, merenda, e formação de fila, etc..., a música pode ser criada pela criança, não somente dar pronta, ela tem que ser estimulada a produzir, a música também ajuda no desenvolvimento da audição, psicomotor e domínio rítmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com