TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicalização na Educação Infantil

Por:   •  16/4/2023  •  Artigo  •  3.067 Palavras (13 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 13

      A importância da Musicalização na Educação

 Infantil  

 

 

Equipe:  

SANTOS, Jaciane  

PAULA, Ingrid  

NASCIMENTO, Vitória SANTOS, Marcela

 

Tutor:

RODRIGUES Isaque

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho intitulado A importância da Musicalidade na Educação Infantil tem como objetivo investigar a importância da musicalização  no processo de aprendizagem das crianças pequenas, diante modo para conceber melhor a função da musicalidade na infância, onde foram realizadas pesquisas de cunho bibliográfico a alguns livros, sites e documentos oficiais que norteiam a temática Infantil, afim de obter conhecimentos mais aprofundados sobre o papel da expressão musical no desenvolvimento das múltiplas linguagens.  

O Uso lúdico da música faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, passando a ser necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente. Podemos afirmar que a ludicidade está presente na vida do ser humano há milhares de anos, basta analisarmos um pouco a história da humanidade. O desenvolvimento das crianças da Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pela escola. É na brincadeira que ela expressa suas emoções, seus desejos, seus sentimentos e age de forma natural no espaço.  

Os jogos, brinquedos e as brincadeiras proporcionam uma variedade de experiências lúdicas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças. Nesse sentido esse trabalho visa o uso da Musicalização como favorecimento de aprendizagens múltiplas, significando dizer que o uso do mesmo cria na criança o senso musical da, sua sensibilidade e expressão, ou seja, inserir a criança no mundo da música.  

           A música é uma das mais antigas formas de artes; a voz e o corpo são utilizados como instrumentos naturais e auto expressão. Ela vem antes de nascermos. A exemplo disso, durante nove meses, convivemos com as batidas do coração de nossas mães.  

Os ritmos do nosso próprio batimento cardíaco e da respiração, afirmam que, somos musicais, podendo desenvolver essa capacidade em nós e nos outros. 

As experiências musicais iniciadas em casa, mais tarde podem ser integradas em todo o currículo escolar.  A vivência musical promovida pela musicalização permite à criança o desenvolvimento da capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta ou ouve uma música.  

É necessário contemplar e analisar que tipo de contribuição pode ocorrer com o trabalho de musicalização para as crianças, podendo a mesma proporcionar e influenciara formação do desenvolvimento futuro desses seres humanos (MARTINS, 2004). Precisa-se entender que a educação musical não visa a formação do músico profissional. O objetivo da música, entre outros, é auxiliar “no processo de apropriação, transmissão e criação de prática músico-culturais como parte da construção de sua cidadania” (DEL BEL; HENTSCHKE, 2003, p. 181).  

A música está presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo à música significados culturais. A contribuição para a escolha desse tema, tem como finalidade, despertar no âmbito educacional, destinado às séries iniciais, da importância de se trabalhar a musicalização de forma consciente, dentro dos parâmetros adequados, além de enfatizar que o profissional da área de música, ou seja, o professor, tenha conhecimento e domínio sobre o assunto. Nossa questão norteadora foi Como o trabalho com a musicalização na educação infantil favorece a aprendizagem?

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

A      Educação Infantil em sua gênese nasceu de movimentação social popular na luta por creches segundo Rosemberg (2002), as políticas públicas foram criadas no intuito de promover um melhor bem estar na população em geral, ao qual possui diversas áreas especificas sendo determinadas por força de lei fazendo com que o governo trabalhe em cima de cada uma delas e assim traga melhorias para sua população e consequentemente para seu país.  

Pode-se, então, resumir o que seja política pública como o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, "colocar o governo em ação" e/ou analisar essa ação (variável independente) e, quando necessário, propor mudanças no rumo ou curso dessas ações (variável dependente). Em outras palavras, o processo de formulação de política pública é aquele através do qual os governos traduzem seus propósitos em programas e ações, que produzirão resultados ou as mudanças desejadas no mundo real. (SOUZA, 2002, p. 5)  

 

 

Dessa forma, a educação não poderia ficar de fora dessas ações das políticas públicas. Na educação, existem várias áreas específicas onde as políticas públicas atuam, promovendo assim um guia para orientar aqueles envolvidos no ensino que se encontram ou não fora da escola, garantido assim direitos e deveres de ambos, sejam eles professores, pais de alunos, alunos, enfim, todos estão envolvidos num mesmo contexto que é o educacional.

 

Na educação infantil a abordagem usada sempre nas atividades envolve a ludicidade é considerada a expressão natural da criança, isto é, faz parte do seu eu. É através da brincadeira que a criança aprende e constrói o seu universo social, cognitivo, afetivo e físico. Portanto, para despertarmos a musicalização na criança, é necessário apresentar a música em sua própria linguagem, ou seja, através de momentos e atividades lúdicas. Unindo o mundo da música e a magia da ludicidade criaremos um universo cheio de novas descobertas, fantasias e aprendizagem para as crianças da Educação Infantil.

Bréscia (2003) diz que o trabalho com a musicalização desperta e aprimora o gosto     musical, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, o ritmo, o prazer de ouvir música, a

imaginação, memória, atenção, autodisciplina, socialização e afetividade. Também contribui para a consciência corporal e a movimentação, permitindo desta forma que a criança conheça a si mesma melhor.

 

Ao trabalhar com os sons, a criança aguça sua audição, ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção, ao cantar ou imitar sons ela está estabelecendo relações com o ambiente em que vive. O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo. (BRÉSCIA, 2003, p. 81).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com