TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA ENSINO TRADICIONAIS

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Licenciatura em Pedagogia – DEETE/CEAD/UFOP[pic 1]

Disciplinas: Avaliação da Aprendizagem – Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico EAD 247 e Escola e Currículo I EAD- 289

4ª atividade de aprendizagem- Trabalho final

Professoras: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende e Kátia Gardênia

Polo: PLAED “Daniel Vinícius”- Lagamar – MG

Grupo de trabalho: 

Elaine Rodrigues Mendes Custodio - 13.1.2817

Maria Teodoro da Silva – 13.1.6536

Rejane Machado Lourenço  - 13.1.2803

Vânia Rodrigues Cardoso e Silva – 13.1.2791

Tutora Presencial: Maria de Lourdes Silva

Coordenadora do POLO: Antônia Duarte Caixeta Neta

Data: 19/02/2016

Tarefa: Trabalho final interdisciplinar - Fotonovela – Escola, currículo e a organização do tempo e do espaço escolar e a relação pedagógica e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdic) na sala de aula.

ESCOLA, CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO ESCOLAR.

 ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA ENSINO TRADICIONAIS

Fevereiro/2016

ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA ENSINO TRADICIONAIS

Tema: Estratégias inovadoras para ensino tradicionais

Recursos : Câmara fotográfica, computador, música e fotos.

Periodo de Realizaçao: Seminário no pólo dia 20/02/2016

Público alvo: Alunas do curso de licenciatura em pedagogia

Personagens: Elaine Rodrigues, Maria Teodoro, Vânia, Rejane, Bruno, Arthur, Maria Gabriella e Anthonio Eduardo.

INTRODUÇÃO: 

A professora Márcia Ambrósio nesse período nos levou para um cenário que nos levasse a valorizar os temas a respeito da importância sobre o tempo e do espaço escolar, a relação pedagógica e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdic) em sala de aula, através da sala de aprendizagem 4. Podemos obter através desse conteúdo um esclarecimento mais profundo do uso do portfólio e sobre as tecnologias moveis como meio de apoio para todas as nossas atividades, entendemos que além de ser um excelente instrumento de apoio para a nossa profissão é também para a vida toda. Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.

A partir desse pressuposto a educadora nos oferece uma bela atividade que nos favorece as aprendizagens dessas ferramentas, como forma de avaliação através de uma atividade diferente e divertida. Apresentando a fotonovela como uma forma de nos despertar a fazer o uso de novas tecnologias e arte através da produção em vídeo.

OBJETIVO:

  • Desenvolver reflexões sobre os benefícios que a metodologia inovadora pode trazer para a prática pedagógica.

JUSTIFICATIVA: 

Escolhemos este tema com o propósito de oferecer aos futuros professores, subsídios necessários para compreendem, que é necessário a ruptura com a estrutura tradicional e a implantação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, para tornar a prática docente dinâmica e inovadora.

Durante muito tempo, os métodos utilizados pelas instituições escolares foram pautados no tradicionalismo onde, o professor era o dono do saber, e as avaliações classificavam e rotulavam os alunos, causando aos mesmos traumas e insatisfação, felizmente nos dias atuais esse método ficou ultrapassado, saindo do tradicional que era centrado na classificação e passando para o método inovador centrado apenas em diagnósticos, tornando uma ferramenta poderosa para que professores possa alcançar o principal objetivo da escola, que é o de encontrar caminhos para medir a qualidade da aprendizagem dos educandos, e oferecer alternativas para uma evolução no processo educativo, com o intuito principal em verificar o que o aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram alcançados ou se os métodos didáticos utilizados foram conduzidos de forma adequada para todas as disciplinas.

METODOLOGIA: 

A partir das orientações da professora e das tutoras deu-se então o inicio ao nosso trabalho em grupo, no qual o tema escolhido foi avaliação.  Depois de analisarmos bem o tema escolhido e a técnica que trabalhada para a realizaçao da nossa fotonovela e do vídeo, que postariamos no You Tube e que no final disponibilizaremos para turma, também na plataforma moodle, optamos pelo filme em stop motion por poder ser realizado em casa, com poucos materiais e de custo zero para sua construção.

Esse tipo de atividade é meio complicado e demorado mas bem divertido interessante além de ser uma animação que vai chamar mais atenção do público infantil no qual exerseremos a nossa profissao como futuros educadores. Poderiamos usar como  atores da fotonovela várias formas, como bonecos de massinha, brinquedos infantis em miniaturas a nossa propia imagem, mas escolhemos  utilizar como material a nossa propria imagem e convidamos nossos filhos para contracenar conosco. A  técnica de animaçao que usamos foi Stop motion a fotograma (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina fotográfica e  um computador.  Utilizamos modelos reais, os nossos corpos movimentados e fotografados de variadas pouses, quadro a quadro uma de cada ves criando assim a impressão de movimento, acrescentamos balões com falas e pensamentos, efeitos sonoros,  uma linda música de fundo.

CRONOGRAMA:

O QUÊ

QUEM

QUANDO

Estudo do texto e vídeos postados na plataforma.

Em grupo e individualmente

03/02/2016

Reunião e escolha do tema

Em grupo

05/02/2016

Reunião para tirar as fotos

Em grupo

10/02/2016

Reunião para montagem da fotonovela

Em grupo

11/02/2016

Reunião para esboço do trabalho escrito

Em grupo

13/02/2016

Postagem da fotonovela no You Tube

Elaine

24/02/2016

Finalização do trabalho escrito

Em grupo

25/02/2016

Postagem da fotonovela na plataforma

Individual

25/02/2016

Apresentação da fotonovela no pólo

Em grupo

27/02/2016

Depois de tudo pronto e bem analisado postamos a fotonovela no You Tube e depois disponibilizamos para toda a turma, na plataforma moodle até data definida no cronograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (448.5 Kb)   docx (725.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com