TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO: 

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL – 50h

[pic 3][pic 4]

O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).

Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: DIÁLOGO NECESSÁRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

  1. Argumente sobre a teoria crítica-reprodutivista, abordando os conceitos de capital cultural, social e econômico. (Pesquise em outras fontes)

        Segundo o autor Frances Pierre Bourdieu, o gosto e o estilo de vida como padrão de consumo representam simbolicamente uma estratégia não inteiramente consciente de diferenciação, de acordo com a posição social ocupada. Considerando os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar são distintos, pois as famílias possuem capital cultural,social e econômicos distintos, possuem padrão de vida diferentes e freqüentam locais de ensino e lazer diferentes. A Teoria Critica-reprodutivista explica que a origem social da criança influencia diretamente no seu processo formativo, porem o sistema os trata como iguais. As bagagens culturais também são fatores importantes no processo formativo, pois é o que a família transmite a criança em sua vida escolar. Tendo em vista que as famílias de classe alta possuem maior privilegio cultural, através de visitas a museus, exposições, arte e música, etc. o capital econômico também proporciona melhores condições para a formação social do individuo.

  1. Por que Bourdieu considera o sistema de ensino um legitimador das desigualdades e perpetuador da estrutura social e qual a contribuição de suas ideias para a valorização da diversidade no ambiente escolar?

        O Sistema de ensino perpetua e mantém as desigualdades sociais, pois protege os privilégios ao invés de transmití-los, e para isso, basta que ignore as diferenças culturais entre os alunos e trate-os como iguais. A teoria crítica - reprodutivista de Pierre Bourdieu para que possamos sair do discurso do maior ou menor esforço e considerar a situação social, econômica e cultural de nossos alunos em sala de aula.

  1. Diferencie e exemplifique cultura e etnicidade.

Cultura: é um conjunto de formas simbólicas que possui ações, objetos e expressões que podem possuir vários tipos de sgnificados. Cada grupo reconhece e é reconhecido por suas ações, pelos objetos e expressões que utilizam.

 Etnicidade: é o conjunto de características comuns a um grupo de pessoas, que as diferenciem de outro grupo. Normalmente essas características incluem a língua, a cultura e também a noção de uma origem comum. Segundo Riesman, etnicidade é a autoconsciência da especificidade cultural e social de um grupo particular, ou seja, o fato de se pertencer a um grupo culturalmente ligado. Essa definição, segundo ele, nos remota as principais considerações sobre etnicidade que seriam, portanto, a definição da natureza das relações étnicas, a percepção do papel social dos indivíduos no seu próprio grupo e fora dele.

  1. Compare e explique os conceitos: preconceito, etnocentrismo e eurocentrismo.

Preconceito: são construídos pelo pensamento humano com base em esquemas inconscientes de percepção, avaliação e apreciação. Todo ser humano tem preconceitos que são formas de avaliar, de julgar ou apriciar pessoas, costumes, culturas, etc. esse preconceitos são passado desde a infância pelos próprios pais, pelas pessoas e locais que a pessoa convive, e esses preconceitos dão significado e orientam as atitudes que adotamos em nossa vida cotidiana, porém cada um é responsável por aquilo que cultiva para prejudicar e discriminar os outros.

Etnocentrismo: podemos caracterizar o etnocentrismo como a dificuldade de pensarmos a diferença , e também com sentimentos de estranheza , medo, hostilidade, entre outros. Assim, o etnocentrismo é um fenômeno que mistura tantos elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos.

Eurocentrismo: é uma visão que o mundo tem de colocar a Europa (cultura, povo,língua) como elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.

  1. Explique os três pressupostos apresentados no fascículo como alternativa para as mudanças necessárias em prol do respeito e da valorização da diversidade:

Reconhecer → Compreender → Valorizar

        Para que ocorra valorização da diversidade cultural no contexto escolar é preciso primeiro reconhecer a íntima relação do convívio escolar com o mundo exterior, significa que precisamos reconhecer o papel e a responsabilidade do sistema escolar na manutenção das desigualdades sociais. Os conceitos antropológicos que falam sobre o “Outro”, que os reconhecem e por vezes tentam compreendê-los são eleitos como primordiais para a possibilidade de uma mudança cultural que não só seja no sentido de tolerar o “Outro”, mas que possa respeitá-lo e valorizá-lo sem hierarquizar a sua cultura no contexto da diversidade cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com