TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativas Sobre o lúdico nas escolas públicas do município de Pinheiro

Por:   •  11/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO

Gabriel Xavier Bras

Jorge Milton Ewerton Santos

NARRATIVAS SOBRE O LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA BAIXADA MARANHENSE NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO

São Luís

2015

_______________________________________

Gabriel Xavier Bras

_________________________________________

Jorge Milton Ewerton Santos

NARRATIVAS SOBRE O LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA BAIXADA MARANHENSE NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO

Relatório parcial apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, na Universidade Federal do Maranhão.

São Luís

2016

RESUMO

O Projeto de Pesquisas da Biblioteca Digital das Baixada Maranhense tem por objetivo coletar e reunir informações para um processo de análise da área sociocultural a partir de pesquisas tanto em arquivos quanto em campo dessa região.

Para tanto, foi proposta uma pesquisa no município de Pinheiro, a fim de investigar as práticas lúdicas em metodologias de professores tanto da disciplina de Arte, quanto nas demais disciplinas, destacando-se assim sua importância para o aprendizado do aluno.  

Durante o processo, foi feito um levantamento bibliográfico acerca de atividades teatrais em métodos de ensino e jogos nos mesmos; um mapeamento das escolas no local da pesquisa e desenvolvimento de entrevistas com os professores/pedagogos das regiões próximas ao município.

 

Palavras-chave: Baixada Maranhense. Métodos didáticos. Educação

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................5

2 OBJETIVOS...........................................................................................................................7

3 METODOLOGIA..................................................................................................................8

4.RESULTADOS E DISCUSSAO...........................................................................................9

5. CONCLUSÃO.....................................................................................................................11

6 CRONOGRAMA DO PLANO DE TRABALHO.............................................................12

7.REFERÊNCIAS...................................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

A atividade lúdica é uma ferramenta eficaz na de envolver os alunos dentro de sala de aula, sendo utilizada por muitos professores como alternativa para desenvolver o dialoga e a interação dos estudantes. O teatro é dentre algumas atividades lúdicas que podem ser utilizadas em sala de aula.

O teatro permite ao indivíduo desenvolver a sua criatividade, esta, é inata a todo ser humano e é o que o diferencia dos outros animais.  A criatividade deve ser trabalhada, tendo por base alguns princípios: o produtivo, o expressivo, o inventivo, o inovativo, e o emergente COELHO (1978). Nesse sentido, o teatro tem um papel importante na vida dos estudantes, pois auxilia no desenvolvimento do aluno, despertando o gosto pela leitura, por meio da leitura do texto teatral, promovendo a socialização e, melhorando a aprendizagem dos conteúdos propostos pela escola por meio de um caráter lúdico e constituindo uma forma de lazer.(Miranda et al,. 2009)

A Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (REBAX) é vinculada à Universidade Federal do Maranhão e engloba diferentes áreas de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimento científico. Nela está incluída a Biblioteca Digital da Baixada Maranhense, que é um projeto formado por professores do departamento de História e Geografia da UFMA, graduandos em História e Ciências Sociais (bolsistas de Iniciação Científica – PIBIC), professores do Colégio Universitário, e alunos do ensino médio deste (bolsistas de Iniciação Científica Junior), com auxílio do CNPq ou FAPEMA.

Considerando a Baixada Maranhense como uma região fundamental para o Estado do Maranhão sob vários aspectos, este projeto possui como principal objetivo a pesquisa relacionada à investigação de práticas teatrais desenvolvidas no ambiente escolar dessa região, no município de Pinheiro, sempre focalizando a importância dessas práticas, os saberes culturais construídos nessas relações sociais, assim como as intersubjetividades e o seu caráter pedagógico:

A educação através da Arte é, na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo, total, dentro dos moldes do pensamento idealista e democrático. Valorizando no ser humano os aspectos intelectuais, morais e estéticos, procura despertar sua consciência individual, harmonizada ao grupo social ao qual pertence. (FUSARI e FERRAZ, 1993).

Para isso, propõe-se a coleta de dados escritos e documentados para enriquecimento do acervo da Biblioteca Digital, preocupando-se com as questões relevantes suscitadas a partir do interesse voltado para a educação e os saberes lúdicos, sem esquecer a abordagem no tocante ao não-lugar e ao silenciamento de tais problemáticas no contexto da ciência moderna. É importante salientar a preocupação com o fortalecimento da identidade cultural das comunidades analisadas, na perspectiva de se contribuir para o entendimento das práticas educativas que ocorrem em zonas capazes de transcender os domínios do pensamento lógico e linear, incentivando ações que superem epistemologias clássicas e socialmente legitimadas.


 2 OBJETIVOS

  • Investigar e localizar experiências com o fazer teatral nas escolas públicas;
  • Identificar práticas socioeducacionais com os jogos de sensibilização teatral;
  • Compreender os processos lúdicos e o despertar da criatividade, enquanto prática educativa;
  •  Participar do projeto Biblioteca Digital da Baixada Maranhense através da execução de tarefas de apoio, como digitalização de obras e documentos, produção de imagens, pesquisa de referências, sistematização e apresentação de resultados em eventos científicos, alimentação da plataforma virtual e organização da comunicação da equipe de trabalho. 

3.  METODOLOGIA

Durante o período da pesquisa, foi feito um mapeamento online das escolas públicas do município de Pinheiro, bem como um levantamento de obras acerca de problemáticas vinculadas à região.

Buscou-se saber a quantidade de escolas públicas nas cidades da Baixada Maranhense para por meio de sites, posteriormente, o desenvolvimento da pesquisa juntamente aos profissionais que utilizam de atividades lúdicas em suas disciplinas. De acordo com os estudos realizados, embasou-se nas obras escolhidas que tratam de processos criativos em sala de aula, tanto na disciplina Arte, como nas demais disciplinas do currículo escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com