TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Perspectivas para o Ensino Técnico no Brasil

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Novas perspectivas para o Ensino Técnico no Brasil

Maiane Rodrigues Corrêa Lobão

Primeiramente é necessário entender que o ensino do Brasil, vem passando por mudanças significativas, principalmente no que diz respeito ao ensino/aprendizagem. Sendo necessário mencionar também que a formação dos professores é a base para ao menos criarmos perspectivas viáveis de fato para aplicação desse ensino.

Atualmente vemos que em termos de economia, a educação profissional desempenha um papel central. Essa visão pressupõe que o mercado seja aceito como instrumento de ajuste social, ao invés de afirmar a centralidade do ser humano e sua relação com a natureza, e visa atender às necessidades do sujeito e da sociedade.

Além disso, é fundamental que essa perspectiva siga valores morais. Portanto, o ensino profissional deve ser fortalecido, levando em consideração como será sua aplicabilidade, e comprometido com o desenvolvimento da ciência e tecnologia voltada para a produção de conhecimento, bens e serviços, cujo objetivo é melhorar a vida coletiva e não apenas produzir bens e consumo para fortalecer mercados e privilégios.

Uma estratégia importante para consolidar a perspectiva do ensino técnico no Brasil, pode ser a geração de tecnologia social e a base da intervenção dessas tecnologias no campo social junto às comunidades e escolas. Entretanto, esse tipo de oferta não é amplamente proporcionado à população, pois a maior parte das escolas foca na aprovação dos alunos nos vestibulares das universidades, e esquece de adotar uma formação integral, visando o todo e não somente uma parte da educação.

Outro aspecto importante que poderia potencializar o ensino técnico seria uma maior interação entre os sistemas estaduais/municipais e a Rede Federal, onde a construção do conhecimento nessas esferas educacionais, seria de forma integrado. É fundamental que se estruturem e se fomentem grupos de investigação no campo das verdadeiras perspectivas, para que surjam métodos eficazes de praticar um ensino de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com