TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias da Comunicação e Informação

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Aula: Novas Tecnologias da Comunicação e Informação

1 - Cite os pontos positivos e negativos em relação a utilização das novas tecnologias aplicadas no ensino.

        A utilização das novas tecnologias no campo do ensino é, acima de tudo, o maior sinal da modernização do ensino tradicional como conhecemos, que se resumia, basicamente, a lousa, giz, cadernos e livros. Através dos sites de buscas e pesquisas na internet, hoje temos acesso a livros do mundo inteiro e incontáveis volumes de obras que, há tempos atrás, teriam que ser acomodados fisicamente e limitados aos espaços disponíveis das bibliotecas. Novas tecnologias liberam os professores de ter que usar somente giz e lousa para disponibilizar os textos a serem estudados, e também os alunos de terem que copiar folhas e folhas de matéria. É, simplesmente, fazer o download do conteúdo a ser lido e enviar aos alunos, para que estes possam fazer a leitura. Além destas facilidades, também devemos citar a facilidade de assistir a vídeos, a possibilidade de ouvir podcasts de pesquisadores de várias áreas, e também de aproximar o aluno do ensino, já que estes não apresentam mais muito interesse por livros didáticos e anotações escritas – para os alunos de hoje em dia a maioria das tarefas do dia a dia é feita em seus smartphones, desde a leitura de e-books, a anotações em seus notepads.

        Não vejo pontos negativos no uso de tecnologias no ensino. Acredito que é uma evolução natural do sistema de educação, já que a tecnologia está presente em praticamente todos os campos da vida modera. A única coisa a ser ponderada a respeito do uso da tecnologia nas escolas é saber se o corpo docente está realmente preparado para utilizar os meios tecnológicos em sua totalidade, já que vemos muitos professores que demonstram muito pouca habilidade no simples manuseio de uma conta de e-mail. Se os professores não investirem em cursos nessa área (ou se o governo e os donos de escolas privadas não derem treinamento aos funcionários da educação), para que consigam acompanhar o avanço da tecnologia no ensino dificilmente será possível que esses recursos tecnológicos sejam utilizados de forma dinâmica e exitosa com os alunos.

2 – O universo virtual do conhecimento é aberto a todos. É uma inimaginável ferramenta disponível a Professores e Alunos. Mesmo assim, por que a pesquisa na internet não parece melhorar a aprendizagem da maioria dos alunos?

Nos dias atuais, com a facilidade de se obter informações através da internet, muitos alunos deixam de analisar os dados e reescrever as informações coletadas em forma de texto. Para os trabalhos escolares muitos alunos utilizam o recurso chamado copiar e colar, mais conhecido como CTRL C + CTRL V. Pesquisas escolares são entregues em textos sem coesão e coerência, apenas com informações compiladas, ou seja, recortes de pesquisa, inseridas em textos que acabam ficando sem sentido ao ser lido. Portanto, dificilmente a pesquisa feita através da internet acaba sendo proveitosa ao aluno, pois ele não lê e analisa os dados coletados em sua pesquisa; ele simplesmente faz uma compilação de várias pesquisas, formata esses recortes para que se assemelhe a um texto, e entrega ao professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com