TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tendências Pedagógicas: Sala de Aula Invertida

Por:   •  12/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Novas tendências pedagógicas: Sala de Aula Invertida

JOSEDALVA FARIAS DOS SANTOS

JOELICE MAGALHÃES

Nos últimos anos, a educação brasileira vem desenvolvendo diversas e atuais tendências pedagógicas para inovar o processo de ensino-aprendizagem. São novos formatos e novas metodologias que buscam acompanhar o mundo contemporâneo para promover um ensino aprendizagem mais eficiente e eficaz com melhor qualidade e que possa atender as necessidades  educacionais de nossos educandos. Com o objetivo de promover uma aprendizagem ativa, colaborativa,; essas tendências utilizam estratégias , princípios, Tecnologias Digitais de Informação Comunicação(TDICs), que visam melhorar a aprendizagem dos sujeitos.

Entre as novas tendências educacionais atuais, o texto estudado pretende se ater na estratégia da Sala de Aula Invertida(SAI), um modelo que antecipa os conteúdos que serão trabalhados previamente, para que os educandos possam estudar e realizar atividades práticas, discussões, aprofundamento do conhecimento adquirido anteriormente e culminar as discussões na sala de aula com o auxílio do professor.

Com a chegada da Pandemia da COVID 19, o processo de ensino aprendizagem sofreu diversas modificações, vale ressaltar que esses reflexos já eram observados por pesquisadores educacionais com o desenvolvimento das tecnologias e suas inovações. Segundo SILVA et al(2022), uma das possibilidades inovadoras baseadas nas TDIC(grifos meus), é a metodologia da Sala de Aula Invertida(SAI), com ela é possível mediar ações que mobilizam a tomada de decisões e o aprendizado ativo dos educandos. Nessa perspectiva, o professor deixa de ser o centro do processo de ensino e passa  atuar como mediador do ensino e da aprendizagem ativa dos educandos. SILVA et al(2022), ao citar Martin(2017), acrescenta que a SAI favorece o desenvolvimento do raciocínio crítico, da criatividade, da comunicação e da colaboração.

Na SAI, os conteúdos são estudados previamente ,partindo do uso de imagens, textos, hipertextos, vídeos, tecnologias digitais. A execução das atividades propostas, pesquisas, debates, dúvidas, são realizados na sala de aula , num momento previamente planejado com a orientação do professor.

Segundo SILVA et al(2022), a SAI é uma metodologia de educação on line, onde o estudante assume o protagonismo de sua aprendizagem ativa.

Os atuais e inovadores recursos educacionais potencializados pelo uso das TDICS, durante o processo de ensino aprendizagem, nos mostra que a educação brasileira precisa urgentemente avançar e o ato de aprender deverá ser mais dinâmico e reflexivo, levando o sujeito, a ser o protagonista do processo. Afinal com o avanço das tecnologias tudo muda em questões de minutos.

Referência Bibliográfica:

SILVA, I.F., et al. Sala de aula invertida e tecnologias digitais: possibilidades didáticas para o ensino de ciências em uma proposta de metodologia ativa. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.17, n.2, p.1387-1401, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15807.  Acesso em: 12 out.2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com