TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas tecnologias

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.831 Palavras (20 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 20

 

TEMA: NOVAS TECNOLOGIAS - FORMAÇÃO DOCENTE

 

RESUMO

   

 A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia, com ela pode-se facilitar algumas atividades e através dela há um mundo de informações e inovações surgindo a cada minuto. E importante que os professores trabalhem com a tecnologia, pois os alunos de hoje já estão nesse mundo, por através de vários aparelhos eletrônicos. Mediante uma pesquisa feita por artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos, coletamos informações necessárias para uma compreensão elevada. Depois de analisar, e identificar os materiais, identificamos que os professores tem uma certa dificuldade de conseguir se adaptar a tantas mudanças. Concluindo os professores precisam entender que é importante que eles aprendam o que o mundo modernos lhes oferece, pois será mais fácil usando essa ferramenta, obter novamente a curiosidades dos seus alunos, e eles mesmos estarão ampliando seu olhar, e conseguiram um novo modo de dar aulas mais produtivas e mais eficazes, sem nenhum tipo de medo.  

PALAVRA CHAVE: NOVAS TECNOLOGIAS, PROFESSORES.

 

 

INTRODUÇÃO

A tecnologia é uma ferramenta bem importante para os dias de hoje, nos proporciona mais comodidade é um facilitador, está cada vez evoluindo, está cada vez se superando, sempre surge algo novo.

A educação existe para formar cidadãos, e essa tecnologia está cada vez se ligando mais a educação, está tentando ser um facilitador, a tecnologia traz, um amplo mundo de informações, e além dessas informações trás muitas ferramentas, e essa nova geração está o tempo todo voltada para a tecnologia, o professor tem que tentar arranjar um jeito com que o aluno volte sua atenção para a educação, e para que isso aconteça os professores precisam usar essa tecnologia.

Encontram-se atualmente atitudes diversas em relação às novas tecnologias. Alguns professores sentem medo de utiliza-la no dia a dia, pois eles não têm um conhecimento amplo sobre essa nova ferramenta que está a sua volta. Outros professores usam diariamente, mas não sabem como leva-la ate a sala de aula, e há alguns professores que se aventuram por esse espaço tão amplo que a tecnologia trás e usam como complemento para as atividades dadas ou formam ate projetos. Nessas atitudes que os professores demostram formou-se duas perguntas “Qual são as dificuldades apresentadas pelos professores?” e “Qual e  a formação docente correta para eles?”. Iremos responder essas perguntas no decorrer do trabalho.

Primeiro será visto os processos que a educação veio sofrendo com o modernismo, e as novas maneiras de dar aula, e as novas ferramentas que foram surgindo, e como os professores reagiram com essa nova face e com a nova ferramenta que surgiu “a tecnologia”. Depois iremos ver a dificuldade que os professores tiveram com a Tecnologia, pois os alunos deste modernismo e pós-modernismo estão sabendo manejar melhor essa ferramenta do que os professores, e assim os alunos perdem interesse para os estudos, e por fim será visto sobre a formação docente, e o modo que eles podem se capacitar para aproveitar de um modo positivo a tecnologia, sem medo de que algo possa dar errado.

 

1.O TRAJETO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 

  Segundo Moraes (2002) desde o ano de 1970, nessa época já existia uma preocupação de como usar de modo adequado as tecnologias na educação do Brasil e assim um pouco mais tarde no ano de 1972 foi criada a (capre) Coordenação de Assessoria ao Processamento Eletrônico, ela foi criada com a intenção de ajudar a se ter uma melhor compreensão do uso dos recursos que a informática vem a nos favorecer.

  Do ano de 1988 ate 1989, o MEC criou o projeto chamado: Projeto Formar, quem o ofereceu foi a Unicamp com o objetivo de fazer novos projetos e recursos para a informática na educação. Continuando no ano de 1989,existia na época o Proninfe que obtida a intenção de desenvolver melhor o uso da informática e de seus sistemas e assim surge uma nova infraestrutura na unidade escolar.

  Mais tarde no ano de 1997 o ProInfo foi criado com o intuito de transformar a informática em uma melhor ferramenta para o uso pedagogico.Com isso o objetivo principal era de integrar na rede publica de educação novas abordagens educacionais e digitais, implantando assim laboratórios para que os educadores pudessem se aperfeiçoarem mais no uso de todo os equipamentos eletrônicos inclusive a informática.

 

  1.1 EDUCADOR O MEDIADOR DO CONHECIMENTO

 

  Definir o papel do professor é: “mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender (...),concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem” (Perrenoud,2000,p.139), e assim a mediação de cada aprendizagem pode beneficiar os alunos. Portanto desse modo o professor pode incentivar seus alunos a investigar e problematizar cada assunto abordados por ele, podendo também a vir desenvolver vários projetos com a intenção de ajudar a resolver os problemas que venham a acontecer sobre as tecnologias da educação. Nesse contexto e importante a interação e a colaboração de ambas as partes, para que assim o conhecimento venha a ser renovado e/ou reconstruído de uma forma pacifica para que não haja por esse percurso algo que possa prejudicar o conhecimento já adquirido.

  E preciso que o educador tenha um devido domínio de todo o conhecimento que as tecnologias vem abordando durante todos esses últimos anos, sem perder seu devido objetivo de sempre ajudar seus os alunos a irem em busca de novos conhecimentos tecnológicos e que os alunos devem obter a tecnologia como um recurso que facilite todo o corpo escolar, ou seja, ajude não só o alunos como também todo o corpo docente.

  Masetto(2000)aborda:

 

“uma mudança de atitude em relação á participação e compromisso do aluno e do professor, uma vez que olhar o professor como parceiro idôneo de aprendizagem será mais fácil, porque está mais próximo do tradicional. Enxergar seus colegas como colaboradores para seu crescimento, isto já significa uma mudança importante e fundamental de mentalidade no processo de aprendizagem”(Masetto,2000,p.141).

           

  Por tanto o trabalho do docente é de buscar trazer novos métodos e objetivos que ajudem os alunos a se identificarem melhor com as tecnologias, buscando primeiro identificar os conhecimentos que os alunos já possuem, para que depois o professor junto com seus alunos possam aperfeiçoar ainda mais todos os conceitos que as tecnologias venham a trazer de modo que venha a ser colocados a favor de cada aprendizagem.  

  Para entender e superar os desafios que as tecnologias podem trazer e fundamental que os professores entendam qual é a verdadeira identidade das tecnologias, ou seja, que se busque qual é o verdadeiro sentido das tecnologias nas escolas e quais são suas verdadeiras finalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com