TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO ACADÊMICO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA

Por:   •  21/11/2022  •  Artigo  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO  JANEIRO[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DEPARTAMENTO DE LETRAS

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEÚDO E MÉTODO II

PROF: MILENA TORRES DE AGUIAR

ALUNOS: BRENDA TOBIAS COUTO CARLOS EDUARDO VERAS KELLER

                   O ARTIGO ACADÊMICO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA

    SOUZA, Juliana Alles de Camargo de Souza. “O ARTIGO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: COMO ELABORAR?”

                                      Resanhado por: Brenda Tobias Couto e Carlos Eduardo Veras Keller

"O artigo acadêmico-científico: como elaborar” trata-se de uma injunção textual elaborada pela professora Juliana Alles de Camargo de Souza. A mesma possui licenciatura em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A professora e escritora já publicou mais de 50 artigos dos mais variados temas. Para a elaboração do presente artigo a autora utilizou e adquiriu conhecimento através dos estudos dos autores: Motta-Roth (2009) e Feltrim et al. (2000) e de pesquisas elaboradas sobre a escrita acadêmica.

O artigo foi subdividido nos seguintes tópicos para melhor entendimento  acerca do tema: fundamentando o trabalho empreendido, singularizando os movimentos gerais e específicos de Resumo, Introdução, Revisão de Literatura ou Pressupostos Teóricos, Materiais, Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussão chegando até a Conclusão ou Considerações finais.

No artigo acadêmico evidenciamos os resultados obtidos através das pesquisas sobre a problemática/assunto em que está sendo estudado. Existem etapas fundamentais durante todo o

processo de estudo, sendo: a) seleção de referências bibliográficas relevantes sobre o tema em questão; b) reflexão sobre estudos já realizados sobre tal tema; c) delimitação de um problema a ser estudado, que ainda revele lacunas (ou novas direções) a serem investigadas na área de conhecimento; d) elaboração de uma abordagem para exame do problema; e) delimitação e análise de um corpus representativo desse universo sobre o qual o estudioso quer se debruçar; f) apresentação e discussão dos resultados obtidos com a análise e/ou as experimentações desse corpus ou recorte experimental;  g) conexão com estudos prévios na área de conhecimento em foco, e conclusão que pode levar a generalizações, a partir dos resultados, ou a novos rumos investigativos, em vista das correções e descobertas que os resultados apontarem (MOTTA-ROTH, 2009).

O resumo é uma prévia do que sera abordado ao longo do texto, ele possibilita que o leitor decida ser de importância ou não a leitura.  Por essa razão, o mesmo deve apresentar de forma clara e objetiva qual o assunto, já dando uma interligada com a introdução que vem logo a seguir. Na introdução também evidencia-se a tese, de uma forma enxuta, mostrando a relevância do tema, estudos sobre o conteúdo e a metodologia usada na pesquisa.

No tópico “Revisão da Literatura ou Pressupostos Teóricos” a autora exemplifica que é de suma importância utilizar algumas normas no momento da citação, a mesma dá exemplo do uso verbal “dicendi” e a formatação própria da letra ao realizar a citação, informando sua relevância no texto, e as diferenças entre citação direta e indireta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com