TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Dislexia

Por:   •  8/5/2017  •  Artigo  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO 

O presente artigo faz uma abordagem sobre os distúrbios de aprendizagem especialmente sobre a dislexia.

Para realização do presente trabalho pautou-se em referenciais bibliográficos de autores que através de estudos e pesquisas contribuíram significativamente para a compreensão deste distúrbio e para o aprimoramento de metodologias e estratégias para amenizar os transtornos causados pela dislexia.

Apresentam-se, neste enunciado algumas reflexões a cerca do tema em questão; a definição segundo estudiosos no assunto, suas características e diagnóstico, visando colaborar para a prática pedagógica e contribuir para o melhoramento do processo ensino/aprendizagem de alunos disléxico bem como apresentar os procedimentos adequados a serem adotados para crianças com dificuldades a fim de facilitar  o processo ensino aprendizagem de crianças disléxicas .

 

Palavras chaves: dislexia; educação; aprendizagem; inclusão.

ABSTRACT

This article is an approach to learning disorders especially about dyslexia.

To carry out this work was guided in bibliographic references of authors who through studies and research have contributed significantly to the understanding of this disorder and to the improvement of methodologies and strategies to mitigate the inconvenience caused by dyslexia.

We present in this statement some reflections about the issue in question; the definition according to scholars on the subject, its characteristics and diagnosis, aiming contribute to the pedagogical practice and contribute to the improvement of the teaching / learning of dyslexic students and present the appropriate procedures to be adopted for children with difficulties in order to facilitate the process teaching and learning of dyslexic children.

Key words: dyslexia; education; learning; inclusion.

INTRODUÇÃO

Milhares de crianças sofrem com dificuldades de aprendizagens relacionadas à linguagem e a escrita, fato este, que, dependendo do grau de dificuldades, pode ocasionar transtornos, tanto para as crianças, quanto para o professor, pois, gera na criança angustia, sentimentos de inferioridade, baixa alta estima, podendo causar repetência e até o abandono.

O professor por sua vez, fica estagnado, não sabe o que fazer para ajudar aquela criança, que sofre por não conseguir ler como seus colegas, enquanto isso, os colegas de classe a rotulam como incapaz. Esse desafio aflige diariamente professores de vários níveis de ensino, especialmente, das séries iniciais, em que muitos alunos com níveis de inteligência normais, sem aparentar distúrbios emocionaisapresentam profundas dificuldades na aprendizagem da leitura.

Com base nesse pressuposto, o presente Artigo tem como objetivo oferecer subsídios para os profissionais que atuam diariamente com alunos disléxicos, contribuir para prática pedagógica e facilitar o processo ensino aprendizagem bem como sensibilizar a comunidade escolar para implementação de práticas pedagógicas efetivas de inclusão.

A dislexia é considerada o distúrbio de maior incidência nas salas de aulas. Associação Brasileira de Dislexia (ABD) considera o distúrbio da dislexia como o principal responsável pela maioria dos casos de dificuldades de aprendizagem de leitura e consequentemente pelos altos índices de repetência e abandono escolar.  Segundo a ABD 10 a 15% da população brasileira sofre com o distúrbio de aprendizagem e de 5 a 17 % da população mundial sofrem com esse distúrbio.

As discussões, afirmações, definições e reflexões aqui apresentadas, foram minuciosamente pautadas em referencial teórico, por meio de pesquisa bibliográfica em artigos de sites científicos e em obras de estudiosos que se dedicaram para compreender o distúrbio da dislexia como: ABD – Associação Brasileira de Dislexia,CAPOVILLA- 2012, DAVIS-2004, DROUET 2006, FACHIN 2006, IANHEZ2002, VARELLA dentre outros.

O texto apresenta uma reflexão sobre o tema “Distúrbio de aprendizagem – Dislexia”, aborda uma série de esclarecimentos a cerca do distúrbio, bem como aponta diferentes fatores que podem ocasionar dificuldades de aprendizagem mas que não são definidos como dislexia. O texto faz ainda uma explanação  a respeito da compreensão e identificação da dislexia, suas características e sobre as descobertas cientificas recentes sobre as dificuldades de leitura.

Definição de Dislexia

A Dislexia é uma dificuldade do aprendizado da leitura, porém não significa que uma criança com dificuldades de aprendizagem seja necessariamente disléxica. Muitas vezes a dislexia pode ser confundida com outros problemas, pois, diferentes fatores podem ocasionar essa dificuldade, como: fatores culturais adversos, desequilíbrios emocionais, de adaptação escolar, problemas de ordem afetiva dentre outros.

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a palavra dislexia vem do grego e do latim: DIS, vem do latim, e LEXIA, do grego, significa linguagem. Ou seja, dislexia é uma disfunção da linguagem, que apresenta como conseqüência, dificuldades na leitura e escrita, apesar da inteligência, audição ou visão normal. A ABD destaca ainda que a dislexia é um distúrbio hereditário, com alterações genéticas e do padrão neurológico e não como resultado de baixa capacidade intelectual.

As pesquisas confirmam que o distúrbio é uma disfunção neurológica, uma alteração cromossômica hereditária, pois as crianças com dificuldades de aprendizagem têm sempre um parente próximo com o mesmo problema. Não é uma doença. Por ser uma alteração na área do cérebro responsável pelos sons da linguagem e do sistema que transforma o som em escrita, geralmente é percebida quando a criança está sendo alfabetizada, pois a informação faz um caminho mais longo e demora um pouco mais para ser processada. Os sinais de dislexia na sua grande maioria não são notados inicialmente, as vezes a criança tem uma demora na fala que pode ser um sinal do distúrbio, no entanto a família atribui esse atraso a uma característica pessoal.

O estudo da dislexia não é recente, durante muito tempo os psicólogos e estudiosos procuraram compreender os processos de dificuldade específica de leitura, sendo que o termo dislexia foi criado em 1887 por Rudolf Berlin, um oftalmologista também alemão de Stuttgart que definiu de dyslexia para se referir a um jovem que apresentava grande dificuldade no aprendizado da leitura e escrita ao mesmo tempo em que apresentava habilidades intelectuais normais em todos os outros aspectos. (SELIKOWITZ, 2001, p. 8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com