TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo sobre Dislexia e o Apoio Tecnológico

Por:   •  7/3/2023  •  Artigo  •  5.514 Palavras (23 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIMETROCAMP - WYDEN[pic 1]

Bruna Terração

Giani Souza

Juliana Antoniazzi

Vanessa França

Orientadora: Profa. Ms. Carmem Pereira

A DISLEXIA E O APOIO TECNOLÓGICO

CAMPINAS

2018

[pic 2]

Bruna Terração

Giani Souza

Juliana Antoniazzi

Vanessa França

A DISLEXIA E O APOIO TECNOLÓGICO

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao curso de Pedagogia da Centro Universitário UniMetrocamp-Wyden, sob orientação da Profa. Ms. Carmem Pereira

CAMPINAS

2018

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo demonstrar e orientar possíveis intervenções para dislexia, enfatizar o papel do professor e da tecnologia nesse processo, mostrando que na educação a tecnologia não é inimiga, mas uma forte aliada que se manuseada de forma correta é de grande ajuda. Dentro desse contexto, trabalharemos a faixa etária de 6 a 9 anos, período de alfabetização da criança, e quando geralmente são identificados os primeiros sinais de dislexia. A metodologia principal adotada é a pesquisa bibliográfica, que se baseia na ideia de outros autores.

Palavras Chave: Distúrbio de aprendizagem. Educação. Tecnologia.

ABSTRACT

This article aims to demonstrate and guide possible interventions for dyslexia, to emphasize the role of teacher and technology in this process, showing that in education technology is not an enemy, but a strong ally that is handled correctly is a big help. Within this context, we will work the age group of 6 to 9 years, the child's literacy period, and when the first signs of dyslexia are usually identified. The main methodology adopted is the bibliographic research, which is based on the idea of ​​other authors.

Key Words: Disturb. Education. Technology. Learning.

1 INTRODUÇÃO                      

   Segundo Alves, Mousinho e Capellini (2011), a aprendizagem da linguagem oral é um desenvolvimento natural de cada indivíduo, no entanto, a leitura é cultural do contexto social que se está inserido e necessita de instrução. A leitura favorece o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e sua inserção nas sociedades letradas. O ensino da leitura é umas das tarefas mais importantes da escola, e a aprendizagem vai depender da habilidade com que esse aluno consiga interpretar. “A clareza do ensino parte da escola, como a capacidade da criança para apender, são postos a postos”. (BALLESTEROS,1979, p.13).

Ainda conforme Alves, Mousinho e Capellini (2011), ao falhar no processo inicial de aprendizagem de leitura e escrita, o aluno terá dificuldade de se desenvolver em outras áreas do conhecimento, pois dependem do processo de letramento. Diversas são as razões para dificuldades de aprendizagem na fase da alfabetização, entre elas estão razões físicas, econômicas, sociais, culturais e emocionais. Entretanto, não se pode descartar que há também crianças com uma condição de ordem funcional, como no caso da dislexia

Recentemente novas áreas de estudo da dislexia têm sido focadas, como a educacional e a tecnológica. No entanto, como são recentes, ainda há recursos limitados para auxiliar estes alunos.

   De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia atinge 17% da população mundial, entre 3 e 4 crianças para uma sala de 25 alunos. A dislexia não é uma doença, mas um distúrbio de linguagem com diversas características, dependendo de cada indivíduo. Há ainda quem julgue a dislexia como doença ou desinteresse, e trate os alunos com preconceito. A dislexia é um distúrbio que se não for tratada cedo, e acompanhado, pode dificultar a vida da criança.

   Por meio deste artigo, busca-se, compreender e encontrar meios para entender a dislexia, suas causas, sintomas, diagnósticos e como a escola e o educador se posicionam perante isso. O objetivo principal dessa pesquisa é que o educador saiba como identificar os traços de dislexia e auxiliar em um tratamento o quanto antes. Para tanto, há necessidade de se debater sobre postura do educador diante dela. Pretendemos dar destaque ao papel do educador na identificação e no processo de aprendizagem do aluno com dislexia.

A alfabetização é a etapa mais importante de uma criança na escola, uma criança com dislexia pode ser percebida principalmente nesse período, em que, os desafios da comunicação, compreensão e soletração são suas maiores dificuldades. Assim, chegamos à principal questão: Em um país que é totalmente letrado e que vive por meio de comunicação, como uma criança com dislexia supera seus obstáculos, e como o educador pode amparar esse aluno por meios tecnológicos?

Para buscar responder a essas indagações foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa.

2    Dislexia

2.1 Dislexia: Conceitos

Nico e Lanhez (2002) definem que a dislexia é uma dificuldade específica que o indivíduo apresenta para perceber e decodificar palavras. É um transtorno de linguagem que compreende a capacidade de ler, escrever e compreender textos. Os disléxicos recebem a informação em uma área diferente do cérebro, portanto, o cérebro é normal. O resultado é uma falha nas conexões cerebrais, e devido a essas falhas no processo de leitura e compreensão, que torna difícil a assimilação.

Pode ser detectada inicialmente, de acordo com Nico e Lanhez (2002), pelo atraso na aprendizagem de leitura e escrita, desempenho inconstante, dificuldade em cálculos mentais, persistência no mesmo erro, dificuldade em organizar tarefas, dificuldade em relacionar a letra com o som, inverter ou omitir letras, lentidão nas tarefas de leitura e escrita, dificuldade para decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos, dificuldade em memorizar números de telefone, mensagens, fazer anotações, ou efetuar alguma tarefa que sobrecarregue a memória imediata, desconforto em tomar notas e/ou relutância para escrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com