TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Auxiliar de Creche

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

OZANA MARIA DA SILVA MOREIRA.

[pic 4][pic 5]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        EDUCADORES        4

2.2        A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.        5

2.3        A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.        6

2.3.1        BRINCADEIRAS        6

2.3.2        JOGOS        6

3        CONCLUSÃO        8

4 REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordarei sobre o tema: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil, que tem por finalidade discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança no ambiente escolar infantil.

Um ensino com atividades que vem à elucidar o caminho da aprendizagem e a construção do conhecimento através da recreação com brincadeiras, jogos e brinquedos que facilitam o ensino da criança bem como abrangem no desenvolvimento motor, a atenção, a memorização, a percepção especial a as noções básicas de (cores, formas geométricas, lateralidade, ritmo, etc.). Desta forma este método podem ser usados por todos os educadores do cotidiano escolar infantil.


  1. DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, sobretudo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, visando à ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Buscou-se comprovar que a utilização de procedimentos metodológicos que envolvem brincadeiras tende a contribuir com mais facilidade para o processo de ensino e aprendizagem da criança, na formação de atitudes sociais como cooperação; socialização; respeito mútuo; interação; lideranças e personalidade, que favorecem a construção do conhecimento do educando. Assim, o problema que norteou este estudo consistiu em discutir de que modo educadores pensam as atividades lúdicas e qual a contribuição destas para a aprendizagem.

“Sabe-se que, por meio do brinquedo, a criança constrói o seu universo, manipulando-o e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário. O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade.

Desse modo, o brinquedo contribui para a criança exteriorizar seu potencial criativo”. (BUENO, 2010)

  1. EDUCADORES

Muitos educadores já se atribuíram nesse novo método de educar. A aceitação e a utilização dos jogos e brincadeiras viraram uma estratégia no processo de ensinar e do aprender, pois esse método de trabalho estimulam o raciocínio e a aprendizagem de forma mais rápida da criança.

O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4) (Ferreira, s.d.)

  1. A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

2.2.1 BRINQUEDOS

Para Oliveira (1984, p. 44), o brinquedo educativo se auto - define como agente de transmissão metódica de conhecimentos e habilidades que, antes de seu surgimento, não eram veiculadas às crianças pelos brinquedos. Simboliza, portanto, uma intervenção deliberada no lazer infantil no sentido de oferecer conteúdo pedagógico ao entretenimento da criança. (BUENO, 2010)

Visando um melhor nível de aprendizagem das nossas crianças, as indústrias de brinquedos vem cada vez mais se qualificando e produzindo peças que visam a melhoria da educação infantil. Deste modo, muitos setores da educação infantil como: Escolas e creches veem incorporando os brinquedos nos seus métodos de ensino. Até porque o brinquedo estimula a criança a entender e interagir consigo mesmo e com os outros e o próprio mundo.

O RCNEI (BRASIL, 1998, p. 58) destaca a importância de se valorizar atividades lúdicas na Educação Infantil, visto que “as crianças podem incorporar em suas brincadeiras conhecimentos que foram construindo”. Ainda se observa no RCNEI a valorização do brinquedo, entendidos como: “Componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição. Constituem-se em poderosos auxiliares da aprendizagem. Sua presença desponta como um dos indicadores importantes para a definição de práticas educativas de qualidade em instituição de educação infantil. (BRASI, 1998, p.67. v. 1).” (BUENO, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com