TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR DE 0 A 3 ANOS

Por:   •  3/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

                              O BRINCAR DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

  Brincar é um direito de toda criança, que deve ser incentivado por nós em qualquer lugar que ela se encontre. A criança quando brinca aprende regras, viver em sociedade e compreender o mundo dos adultos, respeitar o espaço dos colegas, a dividir tanto a atenção do adulto quanto os brinquedos, a ter autonomia ao escolher com quem e com o que brincar. A se expressar, a construir a sua identidade, respeitando as diferenças e semelhanças suas e do outro, valores construídos a partir das vivências, das experiências, através das brincadeiras passa a conhecer seu próprio corpo, seus limites e suas possibilidades, aprende a tomar iniciativa quando necessário.

  BRINCAR – Uma forma de linguagem que a criança aprende e usa para compreender e interagir com ela mesma, com o outro e com o mundo. A cultura está inserida nas  brincadeiras através de objetos próprios de cada lugar, nas cantigas de roda, etc. O princípio do brincar é o movimento. Nas crianças de 0 a 3 anos, o brincar se divide em: corpo, movimento e interação. A criança gosta de explorar seu corpo, suas possibilidades, todos os inúmeros movimentos, seu equilíbrio, sua força, seus pontos de vista.  Ela guarda no seu corpo as lembranças do toque, as palavras que foram ditas, os gestos do adulto.

  É uma grande pesquisadora, pensa sobre o mundo que a cerca desde bem pequena e estabelece relações. Precisa de adultos que atribuam significados às suas ações. Conhecê-la significa entender qual é o seu ponto de vista e respeitar as suas escolhas. Ela nasce com todo o potencial emocional, motor. Mas só os desenvolvem se receber estímulos do adulto e do mundo em que vive.

  Devemos ser mediadores do seu conhecimento, ver a criança como um ser simbólico, com vontades e opiniões próprias, que estimulada da maneira correta, se desenvolve plenamente, dona de suas capacidades. Devemos treinar o nosso olhar, observando seus movimentos, suas interações com o outro, fazendo intervenções em suas brincadeiras só quando necessário, deixando que a criança exerça sua autonomia. Temos, como educadores, que oferecer um ambiente propício ao seu desenvolvimento, seguro e favorável para novas descobertas.

 

    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com