TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR E A PERCEPÇÃO TÁTIL DA CRIANÇA

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  10.646 Visualizações

Página 1 de 6

O BRINCAR E A PERCEPÇÃO TÁTIL DA CRIANÇA

A percepção tátil é a capacidade de identificar diferentes texturas, materiais, temperaturas e formas (HAYWOOD; GETCHELL, 2004). As primeiras partes do corpo mais sensíveis e utilizadas para explorar o ambiente em que a criança está inserida são a boca, os lábios e a língua. Alguns conceitos são formados a partir desse tipo de percepção, como suave-áspero, duro-mole, arredondado-pontudo, tornando a percepção tátil indispensável para o desenvolvimento da criança na educação infantil, sendo utilizada em funções cognitivas e principalmente motoras (movimento) contribuindo para uma rica aprendizagem e potencialidade da mesma. (PAYNE; ISAACS, 2007).

Com o propósito da criança aprender pelo ato de brincar "O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000). A atividade proposta manusear e explorar texturas, cores, formas e materiais diversos desenvolve e aprimora a percepção das crianças acerca de suas habilidades sensoriais e sua relação com o mundo, além de ampliar o repertório de imagens, elementos e vocabulário.

FAIXA-ETÁRIA: 3 ANOS

1 OBJETIVO GERAL:  

Manusear e explorar suportes variados e disponibilizados em diferentes texturas.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer e explorar os elementos da linguagem visual e materiais que possibilitem construções tridimensionais
  • Desenvolver a acuidade tátil, sensibilidade manual, atenção e observação.
  • Reconhecer diferentes sensações, necessidades e sentimentos produzidos por meio da linguagem corporal.
  • Ampliar as possibilidades expressivas no uso de texturas.

 

3 PROBLEMATIZAÇÃO

          Respeitando a faixa etária das crianças, por meio de práticas que a envolvam em experiências táteis que se configuram em vivências lúdicas, prazerosas, como aplicar uma atividade que busca o desenvolvimento e a ampliação dos sentidos, da percepção e da imaginação criadora?

4 ÁREAS DE FORMAÇÃO HUMANA ENVOLVIDAS

  • Linguagem Visual.
  • Corpo e Movimento.

5 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

O professor iniciará a aula solicitando que todos se sentem em um círculo para que possa explicar a sequência dos acontecimentos e depois indagará se os alunos conhecem a texturas, falando alguns exemplos: "Esse tapete é macio?" "E a roupa que está vestindo como é o tecido", entre vários outros.  Em seguida mostrará às crianças a caixa surpresa tátil para trabalhar as sensações, ligadas ao tato e ao seu órgão do sentido. Dentro da caixa terá retalhos de papéis, plásticos, tecidos, borrachas, lixas, dentre vários outros, aonde o professor questionara para as crianças se o objeto é liso ou áspero, grosso ou fino, mole ou duro, etc.

No gramado do CMEI o professor estenderá um grande pedaço de TNT, pedindo que as crianças sentem ao redor. Oferecendo diversos materiais para elas, como: farinha, amido de milho, óleo, corante alimentício, etc. Um á um irá explorar, amassar, sentir, cheirar e dizer o que sentem ou o que acham (áspero, macio, grudento,..) explorando os sentidos das crianças, após a apresentação de cada ingrediente separadamente, o professor irá misturar para que todos observassem as diferenças. Nesse momento, ele explicará o processo questionando: "Vamos acrescentar mais farinha?", "O que vocês acham que vai acontecer?" e "Agora vou mexer para misturar".

Logo após essa atividade ser concluída, os alunos dirão se gostaram das diversas formas de exploração dos materiais e o que aprenderam. Os pequenos conhecem o mundo por meio da ação, e o corpo inteiro trabalha a favor dessa pesquisa. A criança testa e descobre possibilidades com as melecas

6 MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS

Caixa, EVA, retalhos de papéis, plásticos, tecidos, borrachas, lixas, TNT, farinha, amido de milho, óleo e corante alimentício.

7 PESQUISA DE CONTEÚDO

7.1 EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

        Trabalhar a expressão corporal na educação infantil é por si só pura expressividade, os educadores é que tentam muitas vezes sufocar essa expressão em detrimento dos seus objetivos educacionais. O que não perceberam é que podem utilizar-se desta para seus fins educacionais, respeitando a fase de desenvolvimento que o aluno se encontra. As ferramentas são o jogo, o lúdico, o que é mais interessante à criança na educação infantil, bem como o faz de conta. Segundo Vygotsky (1989), o lúdico influencia desenvolvimento da criança, é através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

         Nesta possibilidade de realizar um amplo número de movimentos soma-se a capacidade de expressão do corpo, ou seja, através da atividade proposta pode comunicar-se expressando suas emoções e sentimentos. O mais importante é não se deter em rótulos, ou técnicas estereotipadas, pois corre o risco de perder o objetivo, que é a expressividade livre e espontânea aonde será construído o conhecimento e o educador apenas de orientador desta prática adaptando as atividades a sua realidade e com seus recursos criativos.

        De acordo com Patricia Stokoe,1987, “A expressão corporal é a maneira (meio) de exteriorizar estados anímicos, que contribuam para uma melhor comunicação entre os seres humanos, com dupla finalidade: a expressão e a comunicação.

7.1.1 A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS SENSORIAS PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES

        Através dos nossos sistemas sensoriais percebemos o nosso corpo e todo o ambiente à nossa volta. Aprendemos a usar a visão, a audição, o paladar, o tato, o olfato, as sensações proprioceptivas (dão informações sobre o que os músculos estão fazendo, e como eles devem se movimentar) e vestibulares (dão informações sobre o equilíbrio, postura, controle do estado de alerta, atenção e regulação emocional) para realizarmos nossas tarefas e atividades de vida diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com