TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

O BRINCAR

INTRODUÇÃO

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.

O presente trabalho tem o intuito de apresentar as contribuições brincadeira de faz-de-conta: Escolinha para o desenvolvimento infantil, a partir de textos e teorias abordados em aula.

CONTRIBUIÇÕES

Na cena imaginária da escola, as crianças utilizam a linguagem, objetos e ações com foco nas formas de criação dos personagens (professores, alunos, pais) e na relação entre eles.

Como afirma Arce (2013), é possível observar na brincadeira o aproveitamento de signos culturais já internalizados ou em processo de internalização da criança, que a partir de uma reelaboração dos dados e comportamentos previamente armazenados na memória efetiva, cognitiva e psicomotora, realizam a encenação com a utilização de objetos e diálogos respeitando principalmente as posições sociais.

CONCLUSÃO

Pode-se notar que o brincar de escolinha, é uma brincadeira que representa de forma lúdica, os papeis dos adultos na sociedade, ou seja, nesta brincadeira as crianças utilizam o faz-de-conta desenvolvendo de forma constante a imaginação, representação e a linguagem, aprendendo também a se relacionar com o próximo.

Com essa brincadeira, a criança simboliza o papel do professor, por isso ela vai cada vez mais compreender o trabalho que o professor faz e é com essa compreensão que a criança vai entender o mundo e seus significados, ou seja, ela interage com o mundo ao brincar e por conta disso, ela vai se desenvolver também cognitivamente e socialmente (a criança desenvolve: a criação (criatividade), recriação, sua memorização e a sua personalidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (6.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com