TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/4/2017  •  Dissertação  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O brincar é uma importante forma de comunicação da criança e é assim que a mesma pode reproduzir o que é vivenciado no seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem porque facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, dessa forma é estabelecida uma relação entre o jogo e a aprendizagem.

É necessário que todos os envolvidos com a criança sejam conscientizados que a ludicidade deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, que o brincar faz parte não somente de um momento de lazer, mas também de um momento e de um ato de aprendizagem. O brincar proporciona que a criança estabeleça regras constituídas por si e em grupo, assim a criança resolve os conflitos e hipóteses de conhecimento, desenvolve a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, entender e demonstrar sua opinião em relação as demais pessoas.

Sem as brincadeiras o processo de ensino aprendizagem das crianças seriam um tédio, elas necessitam utilizar a própria imaginação, isso possibilita fazer com que as mesmas possam reproduzir o que é vivenciado no dia a dia através das brincadeiras, elas podem se expressar, interagir, aprender a formar a sua própria personalidade, a lidar com o mundo que as cercam.

Os jogos vão do mais simples até os mais complexos, onde terão que seguir regras e até mesmo criar e imaginar situações, por exemplo; utilizar uma vassoura para fingir ser um cavalo, usar uma boneca para ser um bebê, a criança cria e recria de acordo com a sua imaginação.

Mesmo os brinquedos industrializados organizados nas prateleiras de uma grande loja são apenas um potencial de brinquedos, não os são ainda. Esses objetos se transformarão em brinquedos apenas quando forem usados pelas crianças em uma situação de brincadeira, utilizados livremente para dar vida aos enredos por elas inventados. (Wajskop 2007, p. 40)

O brinquedo ajuda na representação da realidade, assume formas e significados, por meio deles a criança reconstrói e constrói sobre situações da realidade e da imaginação.

As dinâmicas de recreação ajudam a trabalhar a coordenação motora, espontaneidade, liberdade, integração com os demais, favorecem as relações interpessoais da criança. Cantigas, parlendas, brincadeiras de roda aumentam a criatividade, conhecimento e valorização da cultura, expressão oral e a audição.

É muito importante que nas escolas tenham espaços paras a realização das brincadeiras livres e dirigidas; livre: onde a criança possa criar situações e desenvolver a criatividade; dirigida: onde o professor estabeleça uma meta para que as crianças possam alcançá-la.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª edição. São Paulo: Loyola, 2003. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. V.1

http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Natali.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com