TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Deyciane Lins Mota

Prof.ª. Rebeca Rocha Rodrigues

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia – Estágio Curricular Obrigatório I- Educação Infantil

18/06/2018

RESUMO: Este pesquisa aborda a importância da brincadeira na aquisição da aprendizagem, este tema vem ressaltar os benefícios de inserir o lúdico como cunho pedagógico na educação infantil. Para a realização deste trabalho buscamos em nossa pesquisa bibliográfica, autores que falavam da importância do brincar para o aprendizado. Ressaltaremos a importância da brincadeira na educação infantil, o tema abordado serve de alicerce a todos os envolvidos com o processo educativo, que tem em mente que somente as teorias são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem de seus alunos, mostraremos que partir das brincadeiras as crianças são capazes de aprender brincando, o brincar melhora a coordenação motora grossa e fina, o raciocínio, a memorização, e compreender melhor a maneira de como o mundo funciona, porque é na brincadeira que as crianças passam a compreender o mundo abstrato no qual ela esta inserida.

Palavras-chave: Criança, brincadeira e aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa aborda o seguinte tema: a importância da brincadeira na educação infantil. O objetivo é mostrar que ela contribui de forma significativa no processo de ensino aprendizagem para as crianças da educação infantil, portanto os professores precisam fazer o uso delas no seu cotidiano. Pesquisadores como Kramer, Vygotsky, Kishimoto, Piaget, entre outros, destacam a importância da brincadeira para a vida das crianças. As brincadeiras e os jogos (lúdicos) são as melhores maneiras que as crianças encontram para comunicar- se, sendo um instrumento fundamental para relacionar- se com outras crianças e com o mundo abstrato a sua volta, essa pesquisa busca mostrar a importância do brincar na educação infantil, mas é importante ressaltarmos que essa brincadeira seja dirigida pelo professor. O brincar é abordado por vários pesquisadores, é através dele que a criança se reconhece como pessoa produtora de cultura dentro de várias culturas, a brincadeira precisam ser implantados como ferramenta pedagógica nas creches e pré-escolas, eles facilitam no processo de ensino aprendizagem das crianças.

2 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O presente estágio insere-se na área de concentração Metodológica de Ensino Infantil, com a abordagem principal o tema: O Brincar na Educação Infantil. O tema foi escolhido baseando e, vários autores que defende a importância do Brincar na Educação Infantil, como: ROLIM; GUERRA; TASSIN que afirma que A criança ao brincar expressa sua linguagem por meios de gestos e atitudes’, o brincar sempre será de fundamental importância para a construção do aprendizado, e os pais, professores e a escola devem entender que possuem um papel importante nesse processo, que é colaborar par a formação de um ser humano.

2.1 A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, e “tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança ate os 6 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e  da comunidade”, portando onde se deve explorar o brincar incorporando-o nas atividades educativas e nos cuidados que as crianças necessitam.

Para o Referencial Curricular Nacional a Educação Infantil e apresentada de seguinte forma:

Brincar e uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Desde cedo a criança aprender a se comunicar por meios de gestos, sons ate chegar a um ponto onde possa representar determinados papel  na brincadeira fazendo com que ela desenvolva sua imaginação, a criança desenvolver  algumas capacidades importantes , como a atenção, imitação, memoria, imaginação. Amadurecem alguma capacidade de socialização, por meios da interação.

O brincar estar relacionado diretamente na aprendizagem, brincar é aprender, dessa forma o lúdico torna-se, assim uma proposta educacional para o enfretamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem (p.177).

Neste contexto afirma-se que:

A criança ao brincar, expressa sua linguagem por meios de gestos e atitudes onde estão repletas de significados, onde ela investe suas afetividades nessas atividades. Por isso as brincadeiras devem ser encaradas como algo muito seria, pois e de fundamental importância para o desenvolvimento infantil. (ROLIM; GUERRA; TASSIN, 2008, P. 177).

É muito importante a contribuição do brincar para o desenvolvimento da criança tanto em aspectos cognitivos, como para aspectos sócios. O brincar para a criança, vai além da diversão, é também, desenvolvimento, educacional, e descoberta de suas potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com