TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/9/2021  •  Artigo  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 15

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Francinete Matos de Castro

Prof. Orientador: Tutor Flex 5

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (FF06469) – Projeto de Ensino

21/09/2021

RESUMO

Este estudo aborda sobre o brincar na educação infantil, pois é algo inerente do ser humano e através de tal ação, a criança não apenas se diverte, mas também se desenvolve como sujeito. Abordamos sobre o desenvolvimento do educando no processo da educação infantil e como a utilização do lúdico influencia no aprendizado, bem como a relação que os educadores estabelecem com a criança e conduzem tal metodologia com seus alunos, inserindo essa ferramenta de ensino e aprimoramento da aprendizagem na sua prática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, conforme os autores Teixeira (2010), Oliveira (2014), Antunes (2010), Vygotsky (1994), Kishimoto (2011), Almeida (2005), Brenelli (1996) e Fortuna (2010). O processo de aprendizagem faz parte do ser humano, e a criatividade faz com que aquele processo se desenvolva a partir de novos experimentos. Assim, constatou-se que o lúdico é uma forma de estimular e transformar a assimilação do conhecimento em um processo prazeroso e divertido por meio de questionário aplicado com professores.

Palavras-chave: Brincar; Educação Infantil; Lúdico.

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem o objetivo interpelar a relevância do lúdico no processo do aprendizado da criança na Educação Infantil, apresentando a brincadeira como aquisição do aprendizado e a elaboração do saber através do lúdico.

Procurou-se provar que a utilização do lúdico e métodos que envolvem o brincar tende a auxiliar com mais competência o processo ensino-aprendizagem da criança também na cooperação, socialização, respeito mútuo, interação, lideranças e personalidade, que favorecem a edificação do conhecimento do educando.  Assim, o problema que norteou este estudo consistiu em discutir qual a importância do lúdico na aquisição do ensino-aprendizagem.

Verifica-se que por intermédio do lúdico é que a criança busca satisfazer-se, realizar seus desejos e explorar o mundo ao seu redor. O brincar auxilia no progresso, não sendo somente um dispositivo didático mediador do saber, já que a ludicidade proporciona perspectivas favoráveis em áreas do aprendizado infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Desse modo, o brinquedo contribui para a criança exteriorizar sua criatividade.

 Nesse sentido, é brincando que a criança abre um espaço pra descobrir os mistérios, além de garantir o saber espontâneo, como meio de fomentar a socialização, permitindo à mesma agir de forma mais autônoma.  Os jogos, como recurso pedagógico na Educação Infantil destaca que o jogo não é naturalmente educativo, mas se torna educativo pelo método aplicado, ou seja, por meio do brincar que o docente pode desenvolver metodologias que colaboram com o desenvolvimento.

No entanto, o jogo pode possibilitar o encontro de aprendizagens. É uma situação que comporta forte potencial simbólico, que pode ser fator de aprendizagem, mas de maneira inteiramente aleatória, dificilmente previsível.

Nesse sentido, o brincar não é apenas uma diversão, mas uma atividade que proporciona a aquisição de várias habilidades e, portanto, é com essa ação prazerosa da criança que o docente deverá trabalhar com o lúdico, materializando o brincar não apenas como recurso resultante dos diversos níveis de aprendizado.  

As atividades lúdicas são importantes na infância e tem o brincar como incentivo ao avanço cognitivo e social desta. O brincar social vai refletindo o grau em que a criança socializa umas com as outras, e o brincar cognitivo mostra o progresso mental da criança, mas, para que isso aconteça, a criança precisa de experiência concreta, motivações, desafios e situações-problema, como o desenvolvimento da linguagem oral (ALMEIDA, 2005).

Assim, este trabalho apresenta-se como relevante, pois, por meio da concretização do mesmo espera-se que possa provocar outras inquietações, novos estudos e reconstrução de conhecimento sobre a utilização do lúdico na Educação Infantil no processo educativo de forma coerente, dinâmica e flexível, visando à promoção de um ambiente favorável à qualidade da aprendizagem, bem como a formação plena dos alunos, enquanto sujeito críticos e ativos no meio social do qual fazem parte.  

2 O BRINCAR – UMA ATIVIDADE LÚDICA

As atividades lúdicas como brincar e o jogar são palavras diferentes e que tem um significado um pouco mais extenso do que aparenta. O brincar é uma forma livre de expressar e o jogar está relacionado às regras. No presente apontamos como o brincar e o lúdico é importante na vida de uma criança e que esse ato tem um papel fundamental no desenvolvimento, social, emocional e cognitivo da criança, também contribui também para o físico e na construção de sua identidade e autonomia, estreitando a relação entre o jogo e a aprendizado.

Para Teixeira (2010), toda criança quando brinca, está internalizando costumes que vivencia e aprende de acordo com os costumes dela. Portanto, pode-se falar que o brinquedo e os jogos são meios de transformação interna e externa do indivíduo.

A criança começa a brincar muito cedo ao emitir sons, brincando com seus próprios sentidos, para ela qualquer objeto vira um brinquedo. No primeiro momento ela brinca com o outro, depois começa a se perceber, brincando as partes do seu corpo se descobrindo. Depois passa a brincar com os objetos ao seu redor, descobrindo aos poucos a diferenças entre os mesmos.

Para Vera Barros de Oliveira (2014), o brincar para o bebê tem muita importância, pois favorece sua independência, o seu emocional e ajuda a se integrar socialmente. Só pode haver progresso significativo das estruturas mentais se tiver estímulos e interação com o meio. Portanto o meio influencia no seu amadurecimento.

A infância é a fase em que o indivíduo mais brinca, compreende o mundo à sua volta. Brincando a criança interioriza saberes, interage com os demais, tudo em busca de sua satisfação. De acordo com Vygotsky (1994), afirma sobre a importância do brinquedo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com