TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

 INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO[pic 1]

CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PRÁTICAS EDUCACIONAIS 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL

PROF.ª DRª.  ALETEIA ELEUTERIO ALVES CHEVBOTAR

THAYNÁ OTEMAIER GUARIENTO

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PRESIDENTE EPITÁCIO

MAIO 2022

Qual a importância do brincar na educação infantil

As crianças no ato de brincar vai reproduzir suas vivências, explorando sua imaginação e sentimentos. Através do brincar a criança consegue se expressar, trazer novas aprendizagens, experiências e novos vínculos com as crianças e adultos. Segundo o documento RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) este descreve a importância do brincar na educação infantil:

“A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no em um espaço singular de constituição infantil.” (RCNEI, vol I, p. 27)

O brincar é uma prática significativa no processo de ensino-aprendizagem, a criança através da interação com o brincar ela constrói, reproduz e transforma, a brincadeira de faz de conta representa muito bem essas características, porque a criança vai interpreta o imaginário do mundo real, o que chamamos de mundo dos adultos, assim elas reproduzem no brincar de modo livre os papéis dos adultos e nessa representação a criança manifesta seus desejos, anseios e fantasias e com isso a criança no ato do brincar de faz de conta ela vai estruturar habilidades, como sua autonomia,  sua  cognição, o mundo que o cerca e também vai aprender a lidar com situações diversas do seu contexto social.

Podemos afirmar que o jogo representativo tem um papel importante nas suas atribuições de novos significados:

“(...) na criança a imaginação criadora, surge em forma de jogo, instrumento primeiro de pensamento no enfrentamento da realidade. Jogo sensório-motor que se transforma em jogo simbólico, ampliando as possibilidades de ação e compreensão do mundo. O conhecimento deixa de estar preso ao aqui e agora, aos limites da mão, boca e do olho e o mundo inteiro pode estar presente dentro do pensamento, uma vez que é possível “imaginá-lo”, representá-lo com o gesto no ar, no papel, nos materiais, com os sons, com palavras.” (KISHIMOTO, 2009, p.52)

As brincadeiras observadas no estágio, onde a professora Mery do Maternal I envolve essas brincadeiras de representação de papeis, esse mundo mágico, as crianças escolhem brinquedos

e através desses brinquedos representam seu contexto social as crianças se envolvem com vários brinquedos, como: bonecas, panelinhas, bolsas, fogãozinho, moto, carrinho, ursos, bola etc.  Atraídos com os brinquedos eles começam a brincar e associa essas brincadeiras com o meio em que eles vivem, conversando com eles e fazendo perguntas, tais como: “você conhece quem tem uma moto?”, a resposta é: “sim, meu pai tem uma moto e ela faz um barulho, eles imitam aquele barulho e continua a brincar, outra pergunta é: “a sua mãe vai ao supermercado, ela varre a casa, ela faz comida?”, a resposta é: “sim” e com isso as crianças explicam muitas coisas que se passam na sua casa e no ato de brincar elas traz a sua realidade para seu mundo fantasia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com