TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.321 Palavras (30 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 30

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

Fabiola Tamara Lopes

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Santa Cruz do Sul

2013

Fabiola Tamara Lopes

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada à Universidade de Santa Cruz do Sul como requisito para aprovação na disciplina Seminário de Pesquisa em Educação II.

Orientador: Prof.Ms. Rudimar Serpa de Abreu

Santa Cruz do Sul

2013


AGRADECIMENTOS

        Primeiramente a Deus, que nunca me abandonou mesmo nos momentos mais difíceis sendo meu amparo e refúgio.

        Ao professor Rudimar pela paciência na orientação que tornou possível a execução e conclusão desta monografia e ao professor Cláudio que ajudou na construção inicial do projeto.

        A minha família, que soube compreender os momentos em que me fiz ausente, pelo apoio nos momentos difíceis e ao incentivo contínuo para que eu não desistisse.

        Enfim, para todas às pessoas que contribuíram e participaram na reflexão e realização deste trabalho, de modo particular um agradecimento às colegas da EMEI que se dispuseram a cooperar com o meu estudo.


RESUMO

O presente trabalho monográfico trata-se da construção de um estudo sobre a temática, “O brincar na educação infantil”, buscando suporte teórico e metodológico uma proposta educacional pautada nos valores éticos, morais, afetivos através das brincadeiras e jogos infantis.

Durante a análise de dados percebe-se de que forma as brincadeiras e jogos infantis podem ajudar na construção da criança partindo de uma proposta de educação transformadora.

Os dados coletados são analisados com base na técnica de análise de conteúdo à luz de referenciais teóricos escolhidos dentro do tema abordado.

Palavras-chaves: criança,


ABSTRACT

This monograph deals with the construction of a study on the subject, the play in early childhood education, as theoretical and methodological support an educational proposal guided by ethical, moral, affective values ​​through games and children's games.
        During the data analysis we can see how the games kids can play and help build the child starting from a proposal for transforming education.

The collected data are analyzed based on the technique of content analysis of the light within the chosen topic discussed theoretical frameworks.

Keywords: child, joke, world, knowledge.


SUMÁRIO

1          INTRODUÇÃO        07

2          CONTEXTO DA TEMÁTICA         08

3          REFERENCIAL TEÓRICO        10

3.1       O lúdico na educação infantil         10

3.2       O lúdico na história         11

3.3       O brincar e o jogar         15

3.4       O que é movimento?        17

4          METODOLOGIA        20

4.1       Caracterização da pesquisa         20

4.2       População e amostragem da pesquisa         21

4.3       Análise dos dados         22

5          ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS MATERIAIS COLETADOS         24

5.1       A capacitação docente        24

5.2       A criança e o brincar        25

5.3       O brincar e a educação        26

6          CONSIDERAÇÕES FINAIS         28

            REFERÊNCIAS        29

            ANEXO A        31


1 INTRODUÇÃO

        Temos compreendido que a Educação Infantil vem passando por momentos de muitas reflexões, referente a um currículo, a importância do lúdico, acerca do profissional que irá trabalhar com essa criança, enfim, trazer uma abordagem sobre uma metodologia específica e de que como a mesma pode ser desenvolvida nos espaços infantis é a abordagem dessa monografia.

        A criança, por sua vez está aberta para aprender de tudo, já que é um ser em processo de construção e aprendizagem. Oferecer para ela uma compreensão lúdica é o que vai fazer toda essa transmissão de conhecimentos serem relevante e prazerosa para essa criança. Por isso esse tema em questão é “O brincar na educação infantil”.

        Essa temática foi escolhida em virtude da proposta do curso de Pedagogia abordar a Educação Infantil, sendo um assunto bastante refletido e muito pouco conhecido.

A minha monografia está organizada em cinco capítulos, distribuídos da seguinte maneira: no primeiro capítulo, encontra-se o contexto da temática. O segundo capítulo, consiste no referencial teórico a respeito do tema. No terceiro capítulo, encontra-se a metodologia, a descrição dos instrumentos utilizados para a pesquisa e a descrição da escola e dos entrevistados. O quarto capítulo, consiste na análise dos dados coletados. O quinto e último capítulo, consiste nas considerações finais a respeito do tema.


2 CONTEXTO DA TEMÁTICA

        O presente trabalho de pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como objetivo mostrar a importância que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança mostrando a importância do lúdico no processo de socialização dos mesmos.

A ludicidade, ajuda no desenvolvimento integral da criança, pois para ela viver é brincar. Para isso, se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Farei também algumas considerações importantes sobre os jogos e brinquedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com