TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BULLYING NA ESCOLA

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.896 Palavras (24 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

              MARIANE APARECIDA MARCHISEPE DOS REIS

[pic 8]

O Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo.

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga.

Prof. Me. Natalia Gomes 

Tutor Eletrônico: Rosana Cardoso Moraes Oliveira

Tutor de Sala: Simone Terezinha Mesquini Gobbis

REIS. Mariane Aparecida Marchisepe dos. O Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo. 2018. 27 folhas. Projeto de Ensino Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Bandeirantes,2018.

RESUMO

Através deste projeto o tema bullying levar-se-á ao conhecimento dos alunos através de palestra ministrada sobre casos de bullying e suas consequências. Diante da busca de possíveis soluções do problema e diante da importância do assunto considerou como objetivo geral: Informar os alunos sobre o fenômeno bullying, por meio de debates em sala de aula que visem à sensibilização, a prevenção e diminuição da ocorrência de tal ocorrência. Na sequência do trabalho, o tema bullying será debatido em sala de aula, onde os alunos poderão expor suas ideias e refletirão se eram vítimas, agressores ou mesmo expectadores do bullying. No decorrer do desenvolvimento do projeto, os alunos assistirão vídeos educativos sobre o tema, que serão apresentados pela professora na TV. O projeto realizar-se-á com ênfase em uma proposta futura, ou seja, para posterior apresentação as escolas enquanto eu estiver formada e exercendo a função de pedagoga., onde relatarão suas experiências sobre o bullying, e deixarão mensagens de amizades, ajudando os educandos de todas as turmas da escola, a confeccionar cartazes para uma campanha contra o bullying. Como resultado, acredito que será possível notar a mudança de comportamento dos alunos envolvidos e a motivação em prosseguir com o trabalho, levando aos demais alunos das escolas municipais.

Palavras-chave: Bullying, Violência nas escolas, Educação, Aprendizagem.


SUMÁRIO

1 Introdução.......................................................................................................04

2 Revisão Bibliográfica .....................................................................................06

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.....................................21

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................21

3.2 Justificativa..................................................................................................21

3.3 Problematização..........................................................................................22

3.4 Objetivos......................................................................................................22

3.5 Conteúdos...................................................................................................23

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................23

3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................24

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................24

3.9 Avaliação....................................................................................................24

4 Considerações Finais....................................................................................25

5 Referências...................................................................................................27


  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se, que é no espaço escolar que as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo, onde a escola tem como função estimular o desenvolvimento das aptidões, do senso crítico, da aprendizagem e da formação de cidadãos que sejam capazes de conviver em sociedade, mas a rotina de agressões e violência no ambiente escolar tem se mostrado cada vez mais presente, e a escola tem se mostrado inapta a trabalhar com a afetividade dos educandos.

Nesse sentido, percebe-se, que os professores demonstram desgaste emocional com seu trabalho e com os conflitos em seu ambiente profissional que no cotidiano escolar tem sido frequente. Muitas vezes, devido ao estresse e ao cansaço e até mesmo a falta de informação alguns professores contribuem com o agravamento do quadro, rotulando com apelidos pejorativos ou reagindo de forma agressiva ao comportamento indisciplinado de alguns alunos.

O Bullying, palavra de origem inglesa, que representa inúmeras agressões psicológicas e físicas, como ameaças de causar mal injusto e grave, apelidos, xingamento, roubos, das quais todas apresentam adequação típica no Código Penal. Tais agressões estão presentes em todos os ambientes em que existem relações interpessoais, contudo o presente estudo aborda o Bullying no ambiente escolar desde o ensino fundamental.

Os estudos sobre o Bullying tiveram início na década de 1970 realizado por Dan Olweus na Universidade de Bergen na Noruega. Tais pesquisas se tornaram notórias em 1983, quando o Governo daquele país promoveu apoio a tais estudos por conta de ocorrências de suicídios envolvendo adolescentes dentro do ambiente escolar.

No Brasil, as pesquisas efetuadas por Cleodelice Aparecida Zonato Fante, autora do Livro “Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz”, foi quem desejou estudar e aprofundar os estudos sobre Bullying escolar no Brasil. Iniciou ainda no ano 2.000 na região de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo o “Programa Educar para Paz’’, o qual findou no ano de 2003, tendo a participação de dois mil alunos. Tal programa que foi pioneiro no Brasil, conseguiu reduzir os índices de Bullying por meio de estratégias que conscientizaram os pais, alunos e funcionários a combater tal mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (242.5 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com