TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar

Por:   •  6/7/2016  •  Ensaio  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

Perfil das Professoras entrevistadas.

Na pesquisa realizada, foram entrevistadas 4 (quatro) professoras, sendo 2 (duas) de escola particular e 2 (duas) de escola pública. O motivo das escolhas serve para confrontarmos as realidades vividas nos dois convívios escolares.

Em relação as professoras, foram traçados os perfis da mesma, e com isso verificamos que todas as professoras possuem e Ensino superior completo e algumas particularidades como:

  • Professora A, atualmente leciona em uma escola particular na região de Belo Horizonte, possui 5 anos como professora e já trabalhou na UFMG, além de ser Graduada em Pedagogia, participa de programas para apoios de crianças com dificuldade no aprendizado dentro da própria escola.

  • Professora B, atualmente leciona em uma escola particular na região de Belo Horizonte, atua a mais ou menos 7 anos como professora, e além de ser Graduada em Pedagogia, é Pós Graduada na Educação Infantil e Alfabetização.

  • Professora C, atualmente leciona em uma escola pública na região de Nova Lima, exercer a profissão de professora a mais ou menos 16 anos e meio, é Graduada em Pedagogia com ênfase em Ensino Religioso e Pós graduação em Psicopedagogia. Iniciou a profissional na área da educação numa instituição filantrópica, rede conveniada da PBH, atuando na coordenação pedagógica da Educação Infantil. Desempenhou esta função até o ano de 2009, quando foi nomeada ao cargo de educador infantil, hoje denominado professor de educação infantil. Assim, assumiu o cargo atuando como professora de educação infantil até o início desse ano de 2016.
  • Professora D, atualmente leciona em uma escola pública na região de Belo Horizonte, trabalha como Docente há 8 anos, Graduada em Pedagogia, trabalhou em outras escolas públicas da região e também foi diretora de uma escola particular também na região de Belo Horizonte. Trabalhou também em Universidades como Estácio de Sá e UFMG até ser concursada para o trabalho atual.

Analise dos questionários

Diante dos perfis levantados acima, foi verificado que as professoras entrevistadas possuem a vivencia necessária para que possam responder as perguntas propostas. Diante disso as 4 (quatro) professoras foram apresentadas ao questionário na mesma semana (dia 28 a 31 de Março), com isso tiveram tempo hábil para responder o questionário.

O questionário foi criado a partir de pesquisas realizadas e objetivos traçados durante a análise do tema. Com isso chegamos a conclusão de 4 perguntas que abrangeu totalmente o intuito proposto.

Logo após as respostas apresentadas pelas professoras, conseguimos analisar e confrontarmos as perguntas para chegarmos as análises apresentadas a seguir.

A primeira pergunta realizada para as professoras, foi em relação aos papeis dos professores nas atividades escolares. A pergunta foi:

Segundo o RCNEI o brincar é uma ação que deve permear no contexto escolar. Sendo assim, qual o papel do professor para que essa atividade seja desenvolvida de maneira espontânea e quais recursos ele deve proporcionar?

Analisando a resposta apresentadas das professoras, percebemos que houve um equilíbrio na forma como pensam e trabalham.

Analises semelhantes:

  • De acordo com as Professoras A, B e D devemos proporcionar um ambiente adequado.
  • As professoras A e C, disseram que devemos proporcionar objetos variados para que a criança brinque de forma criativa e ajudar as crianças a explorarem os objetos.
  • As professoras B e D disseram que as crianças devem brincar livremente para desenvolver a fantasia e imaginação
  • As Professoras C e D informaram que devemos ajudar as crianças a desenvolver os aspectos motores e cognitivos.

Analises distintas

  • A professora A, mencionou que devemos ajudar a criança a desenvolver a imaginação com suas brincadeiras e fantasias, para assim orienta-las diante de suas atitudes se preciso.
  • A professora B acrescentou que devemos observar as reações das crianças.
  • A Professora D acrescentou que devemos mesclar brincadeiras coletivas e individuais, e ter clareza na intencionalidade da ação educativa

A segunda pergunta realizada para as professoras, foi qual tipo de brincadeira elas costumam trabalhar. A pergunta foi:

Na sua pratica você costuma trabalhar mais com brincadeiras livres ou direcionadas?

De acordo com a análise feita e os dados levantados nas respostas das professoras, ficou claro que:

  • A professora A utiliza tanto a brincadeira Livre, quanto a Direcionada.
  • A professora B informou que trabalha com a brincadeira Direcionada devido a faixa etária das crianças
  • A professora C, trabalha com brincadeiras Livres e Direcionadas pois informou que os dois tipos de brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da criança. A brincadeira livre permite que a criança reproduza vivencias do dia a dia e crie diferentes formas de brincar. Enquanto a direcionada permite que sejam desenvolvidas habilidades especificas cognitivas e motoras.
  • A professora D, informou que em sua prática, sempre procura proporcionar momentos para a brincadeira livre, mas também momentos de brincadeiras dirigidas; pois ambas são importantes e necessárias, porém temos que ter clareza quanto a nossa intencionalidade educativa.

Analisando a questão 3 (três) do questionário onde se tratou de indagar quais os tipos de habilidades as brincadeiras podem desenvolver e confrontando com as respostas apresentadas pelas professoras, verificou-se todas as professoras apresentaram opiniões diferentes em relação em relação a pergunta, que foi:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com