TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar

Por:   •  6/7/2016  •  Monografia  •  8.035 Palavras (33 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 33

RESUMO

Este trabalho acadêmico com o tema Prática docente na Educação Infantil: A importância dada ao brincar, ressalta o trabalho de uma escola da Rede Municipal da cidade de Belo Horizonte e Nova Lima MG. Podemos dizer que o brincar e as brincadeiras são instrumentos metodológicos que o profissional da educação pode utilizar em sala de aula tendo como objetivo um bom desenvolvimento da criança, tendo em vista que utilizando dessas ferramentas as docentes pode desenvolver sua aprendizagem de forma prazerosa, resultando numa educação de qualidade. Utilizou-se uma pesquisa de campo qualitativa por meio de revisão bibliográfica, observação em sala de aula e entrevista a quatro docentes que atuam na Educação Infantil. O objetivo foi analisar a utilização dos jogos e das brincadeiras na prática pedagógica no processo de desenvolvimento da criança. Verificou-se o uso do brincar, dos jogos e das brincadeiras no decorrer da atuação docente, identificando a importância que elas têm para o desenvolvimento da criança. Diante de todos os dados contidos nessa pesquisa é

importante destacar que os jogos e as brincadeiras em sala de aula podem ser considerados ferramentas fundamentais para o desenvolvimento integral de uma criança, sendo atividades sociais que garantem a interação dos sujeitos e a construção da aprendizagem.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Desenvolvimento. Prática. Educação Infantil.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...........................................................................................03

2.REFERENCIAL TEORICO ...................................................................................05

2.1 O SER CRIANÇA ................................................................................................05

2.2 O BRINCAR ........................................................................................................07

2.3 O PROFESSOR E O DIRECIONAMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA BRINCADEIRA ..................................................................................................09

2.4 AS CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR ..............................................................12

3. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS...........................................................14

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS ......................................................15

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................20

REFERENCIAS......................................................................................................24

1. INTRODUÇÃO

O brincar se constitui numa atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. (VYGOTSKY, 2007)

Para Borba (2006), tal concepção se afasta da visão predominante da brincadeira como atividade restrita à assimilação de códigos e papéis sociais e culturais, cuja função principal seria facilitar o processo de socialização da criança e a sua integração à sociedade. Ultrapassando essa ideia, Vygotsky compreende que, se por um lado a criança de fato reproduz e representa o mundo por meio das situações criadas nas atividades de brincadeiras, por outro lado tal reprodução não se faz passivamente, mas mediante um processo ativo de reinterpretação do mundo, que abre lugar para a invenção e a produção de novos significados, saberes e práticas.

Sendo assim, esta pesquisa verificou como os educadores (as) utilizaram o brincar, como um auxilio à ajudar na promoção da aprendizagem das crianças na educação infantil e no cotidiano escolar.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre o brincar e a aprendizagem. (OLIVEIRA, 2000). O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem a conviver em grupo, aprendem a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos.

O conjunto de brincadeiras significa uma reorganização da prática pedagógica desempenhada pelo professor, prática essa que deve abandonar paradigmas da educação e utilizar o brincar por meio das brincadeiras livres, como mais um instrumento para o desenvolvimento da criança (ALVES, 1994).

No que se refere à cultura do brincar é necessário pensar, na ação do cotidiano, de modo que teoria e pratica se dialoguem, sendo necessário promover um brincar de qualidade.

Neste sentido, consideramos que a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento de competências e habilidades infantis, esse trabalho traz o brincar e a brincadeira na educação infantil, sendo uma das características bem como seus elementos na construção das atividades lúdicas.

A Pesquisa realizada teve um caráter qualitativo, onde o objetivo foi analisar se os Professores utilizam o brincar para contribuir no processo de ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento das crianças. Para que isto fosse possível, realizamos uma pesquisa de campo em duas escolas, sendo uma na escola da região do bairro Serra em Belo Horizonte e a outra na região do bairro Centro, em Nova Lima. O questionário foi utilizado como instrumento de coleta de dados.

O tema abordado visa compreender as contribuições do brincar para a aprendizagem das crianças na visão dos professores. Atualmente percebe-se que a infância está perdendo o seu lugar devido a uma adolescência cada vez mais precoce, baseada no consumismo, por isso é muito importante que resgatemos o seu valor, pois é por meio do brincar que podemos compreendê-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com