TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar na Educação Infantil

Por:   •  9/5/2016  •  Monografia  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Pré-Projeto

Pedagogia

6º Semestre

Nome: Renata de Souza Cruz

                                                                           RA: 6438266182

O Brincar na Educação Infantil

Justificativa

O brincar para as crianças não é simplesmente um brincar para passar o tempo, mas sim aprendizagem em forma de diversão. É através das brincadeiras que a criança aprende a interagir, a lidar com seus sentimentos e resolver possíveis conflitos. Brincando a criança também desenvolve a sua imaginação e criatividade, a respeitar seus colegas, a se socializar com as crianças. Porém alguns educadores encontram certa dificuldade para desenvover o brincar para as crianças pois muitos pais não aceitam que seus filhos na Educação Infantil somente brincam. Portanto deve haver uma concientização náo somente dos pais mas também de professores e de toda a população que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprender.

 A brincadeira desenvolve o lado intelectual das crianças e principalmente cria oportunidades para elas elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos do dia a dia.Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve sob os mais variados aspectos, desde os afetivo-emocionais, motor, cognitivo  e corporal.

Problema

Hoje em dia  é raro ver crianças nas ruas ou praças brincando pois estão mais interessadas  com TVs , video games, computadores, celurares e etc…

Muitos pais acreditam que a criança dentro de casa em frente ao um computador ou outras tecnologias já citadas, estão mais protegidas, porém não bercebem que assim a criança se torna tímida com grandes dificuldades de se relacionar com outras pessoas, fica em um mundo somente dela, sem saber a importância  o prazer e as vantagens de brincar para a criança.

Será que os educadores sabem a importancia do brincar na Educação infantil ? O que a brincadeira proporciona na vida de uam criança ?

Objetivo Geral

Demonstrar qual a importância do brincar na construção do processo de aprendizagem na educação infantil, para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.

Proporcionar a eles  um local agradável de aprendizagem, para elas se relacionar melhor obtendo também um bom desenvolvimento corporal.

Objetivos Específicos

Analisar a formação acadêmica e continuada dos professores, visando um melhor desempenho nas brincadeiras desenvolvidas no processo de aprendizagem.
Promover a interação entre as crianças, para um melhor desenvolvimento social
Observar os espaços onde são desenvolvidas as brincadeiras para que as crianças possam ter liberdade de movimento , utilizando regras e a repeitar os amiguinhos.

Resgatar as brincadeiras tradicionais, para que essas atividades sejam valorizadas não somente pela escola mas também pelos pais e toda a populacçao.



Metodologia

No projeto tomei como referencia a  leitura em livros artigos de revistas e sites da internet sobre o tema a ser trabalhado. Pesquisei  em meu bairro  o comportamento de algumas crianças, quais eram suas bricadeiras preferidas na escola ( Educação Infantil da rede Pública ) muitas delas informaram que gostam de ir para a escola pois as brincadiras são mais divertidas e não brincam tanto quando estão em casa .

Em pesquisa de algumas brincadeiras na internet para realizei algumas com crianças de 2 á 4 anos de idade, o resultado foi bastante prazeroso, não só para mim mas para elas também, a rapidez em que elas pegam a brincadeira e  a interatividade entre eles .

Também foi feita uma pesquisa na Escola de Rede Pública com  se  é compreendido o brincar, se é realmente levado a serio pelos responsáveis da instituição e também avaliar o conceito de brincar. Analizar com os pais o que o que é o brincar para eles, e se eles acham a brincadeira importante para o desenvolvimento do seu filho.

A educação infantil foi escolhida como alvo do estudo, pois é um momento em que o brincar se mostra muito importante para as crianças, e segundo Vygotosky, nessa fase que a brincadeira toma grande espaço na vida da criança, sendo essa uma atividade que pode impulsioná-la para outro nível de desenvolvimento.

Quadro do cronograma

      Atividades

    Outubro

    Novembro

    Dezembro

1.      Entregar justificativa e problemática

             x

 

 

2. Levantamento bibliográfico e acompanhamento dos orientadores

           x

              x

 

 

 

3. Entrega do objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, referencial teórico e bibliografia

 

             x

 

4. Entrega impressa para os orientadores do pré-projeto completo

 

             x

             x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com