TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar na Educação Infantil

Por:   •  22/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.998 Palavras (16 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

Laudianne Priscila França de Castro1 Lucidalva Francisca dos Santos² Ioná Claudino Ferreira³

Jacilene Pereira da Silva4 Orientadora: Denise Luiza da Silva5

RESUMO

O brincar faz parte do contexto social das crianças, pois é brincando que as crianças penetram no mundo e desenvolvem os aspectos físicos psíquico e social, brincar é um direito das crianças, e por isso as escolas de ensino infantil devem desenvolver atividades bem planejadas a fim de aproveitar a ludicidade em prol de melhores desempenhos na aprendizagem. Propõe-se neste texto, como objetivo geral investigar a presença do brincar no contexto da educação infantil, com proposito de verificar a mediação que os professores, dão na organização dos materiais faz toda diferença no ato de educar. O estudo desenvolveu uma pesquisa qualitativa com direcionamento de alguns autores entre eles estão VYGOTSKY (1984) Flores, (2011) RCNEI (1984). E também uma pesquisa de campo com professores da educação infantil, os dados serão trabalhados estatisticamente e os dados serão apresentados analisados nas discussões neste estudo.

PALAVRA-CHAVE: Brincar. Aprendizagem. Professor. Ludicidade

ABSTRACT

Playing is part of the social context of children, as it is playing that children penetrate the world and develop the physical, psychic and social aspects, playing is a children's right, and for this reason, kindergarten schools must develop well-planned activities in order to take advantage of playfulness in favor of better learning performance. It is proposed in this text, as a general objective, to investigate the presence of playing in the context of early childhood education, with the purpose of verifying the mediation

[pic 2]

1 Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú- laudiane.4@hotmail.com 2 Graduanda em pedagogia na Universidade Estatual Vale do Acaraú- lucidalvafranciscadossantos@gmail.com

3 Graduanda em pedagogia na Universidade Estatual Vale do Acaraú- Ionacferreira@gmail.com 4 Graduanda em pedagogia na Universidade Estatual Vale do Acaraú- Jacilenepereira5862@gmail.com

5 Graduada em Pedagogia, Especialista em Administração e Planejamento Educacional e mestre em psicanálise aplicada em Educação e saúde.

that teachers give in the organization of materials makes all the difference in the act of educating. The study developed a qualitative research with direction of some authors among them are VYGOTSKY (1984) Flores, (2011) RCNEI (1984). And also a field research with early childhood education teachers, the data will be worked statistically and the data will be presented and analyzed in the discussions in this study.

KEYWORDS: To play. Learning. Teacher. Playfulness.

  1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos últimos anos a educação infantil tomou novos rumos. A ideia de que o espaço dedicado aos primeiros anos de educação formal seja um espaço lúdico propicio para novas descobertas se fortaleceu. Portanto nos dias atuais é importante ter um olhar mais cuidadoso para atingir uma formação mais ampla e adequado as exigências do mundo. Foi nessa perspectiva que surgiu a temática desse artigo: O brincar na Educação Infantil, no processo da aprendizagem.

Compreende-se que o brincar tem um papel de fundamental importância na educação infantil, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras nas crianças. O ato de brincar é uma forma de comunicação, por meio dele a criança desenvolve integramente, tanto no aspecto físico, social, cultural afetivo, emocional e cognitivo. Assim, a criança desenvolve capacidades importantes como: atenção, memorização, imitação e a imaginação.

Na observância e na prática de sala de aula percebeu-se que algumas crianças apresentavam algumas dificuldades de aprendizagem, interação, socialização, partilha de objetos, oralidade e psicomotricidade. Surge a problematização: como a brincadeira pode ajudar a desenvolver o processo de aprendizagem? Através desta indagação surgiram os seguintes objetivos como geral analisar se as brincadeiras utilizadas na educação infantil concorrem para o melhor nível de desempenho dos alunos. Especificamente compreender como as brincadeiras contribui no desenvolvimento na educação infantil; identificar quais brincadeiras são utilizadas como ferramenta de aprendizagem, verificar a prática educativa dos professores diante da ludicidade.

Por fim esse, estudo desenvolveu uma pesquisa bibliográfica com alguns autores para buscar resposta sobre a temática em questão e também utilizou uma entrevista

com professores através de um questionário, no período de março a junho de (2021), os resultados obtidos serão apresentados e analisados neste estudo.

  1. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O brincar auxilia no desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Por essa razão é importante que pais e educadores saibam que a ludicidade deve ser vivenciada na infância, e que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa.

Segundo propõe-se neste texto, discutir a presença do brincar no contexto da educação infantil, primeira fase do ensino fundamental. O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responsa às exigências e inclinações dela mesma. (VYGOTSKY, 1999:12)

A Educação Infantil é um período fundamental para a criança no que se refere ao seu desenvolvimento e aprendizagem e, por essa razão, é fundamental sensibilizar o professor da importância da ludicidade na prática pedagógica a fim de que a criança possa desenvolver-se em sua plenitude (SANTOS; CRUZ, 2002).

Este capítulo procura dissertar sobre a importância do brincar na Educação Infantil. Para tanto, faz um resgate histórico do tema a partir do século XIV até os dias atuais. A prática pedagógica da Educação Infantil é inserida no tema, com o pensamento de estudiosos sobre o brincar e o brinquedo no atual contexto infantil, em especial para a criança de 5 a 10 anos de idade, bem como as possibilidades de aprendizagem por meio do brincar. Revelam-se, também, as dificuldades que existem nas escolas de Educação Infantil com relação ao brincar, como falta de material, estrutura física e professor capacitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com